Em fevereiro, antes da declaração da pandemídia, perdão, pandemia do comunavírus, digo, coronavírus, a Hyundai apresentou a terceira geração do seu hatch compacto na Europa: o i20, um primo rico do brasileiro HB20, que no ano passado chegou à segunda edição.
Além de maior que o nosso (4,04m contra 3,94m de comprimento, 1,75m contra 1,72m de largura e 2,58m contra 2,53m de distância entre-eixos), o i20 também tem desenho mais harmônico e ainda ficou muito mais agradável esteticamente que a anterior geração do próprio compacto europeu.
Hyundai i20 2015 |
Hyundai i20 de primeira geração |
Hyundai HB20 brasileiro |
Os cantos da grade são alinhados aos faróis, ao contrário do HB20, cuja entrada de ar fica abaixo do conjunto ótico. Na lateral, as janelas terminam numa moldura triangular cromada, posicionada acima da lataria, que termina no meio da coluna, dispensando aquele aplique preto, presente na geração anterior e agora no HB20 brasileiro. Na verdade, o tal aplique preto está integrado à tampa do porta-malas, na altura do vidro, com três relevos horizontais. Na traseira, o prolongamento das lanternas (em forma de bumerangue nas laterais) é triangular e o par é ligado por um filete iluminado, como no novo Elantra. Acima, há uma pintura preta logo abaixo do vidro. O vinco e o baixo relevo inferior, próximo ao para-choque, não são tão intensos quanto no sedã médio.
Hyundai i20 2015 |
Hyundai i20 de primeira geração |
Hyundai HB20 brasileiro |
O interior segue o conceito de painel horizontal com tela multimídia destacada, já vista no HB20 brasileiro e no Elantra. O quadro de instrumentos, que tem a opção de ser virtual, como no sedã médio, fica dentro do tradicional quadro. Já a tela multimídia de 10,25 polegadas, também opcional, tem uma moldura trapezoidal, seguindo novamente o exemplo do Elantra. Os novos i20 básicos terão display monocromático de quase 4 polegadas no centro do painel. As versões intermediárias terão tela colorida de 8 polegadas. O acabamento será revestido com material macio, diferente do nosso HB20, de plásticos duros. O volante terá o estilo de quatro braços que parecem dois, como no novo sedã médio.
Entre os equipamentos se destacam o espelhamento com Android Auto e Apple Car Play, comando de voz com fala natural, carregador sem fio de smartphones, porta USB para o banco traseiro, sistema de som Bose com oito alto-falantes e o sistema Bluelink Connected Car Services, que integra algumas funções do carro como travamento das portas, mandar uma direção para o navegador e obter informações sobre o estado mecânico do veículo. É preciso lembrar que o Bluelink é gratuito nos primeiros cinco anos.
Hyundai i20 2015 |
Hyundai i20 de primeira geração |
Hyundai HB20 brasileiro |
O novo i20 também terá a opção de faróis em LED, com função que muda automaticamente de luzes baixas para altas, frenagem automática de emergência, que agora reconhece pedestres e ciclistas, alerta de mudança involuntária de faixa, com manutenção automática na mesma (os dois últimos, presentes no HB20 brasileiro, que não tem o corretor de faixa, só o alerta), programador de velocidade ativo vinculado ao sistema de navegação, limitador de velocidade, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de veículos em ângulo morto.
Na motorização, o i20 terá quatro opções: a básica com motor 1.2 de 84 cavalos e as três restantes baseadas no tricilíndrico turbinado 1.0 T-GDi: uma puramente com este motor rendendo 100 cv, outra acompanhada de um motor elétrico de 48v e a quarta também levemente híbrida, mas com potência de 120 cavalos, igual a do nosso HB20.
O i20 1.2 terá câmbio manual de cinco marchas, o i20 T-GDi usa um manual de seis ou um automatizado de sete velocidades e dupla embreagem e as híbridas usam um manual inteligente (iMT - Intelligent Manual Transmission), de seis velocidades, que tem a embreagem controlada eletronicamente.
O novo i20 será fabricado na Turquia, na cidade de Izmit. Já nós, brasileiros, estamos "bem" servidos com o HB20, né, Hyundai?
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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