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Depois de sete anos, o Golf chega à sua oitava geração, mantendo a plataforma MQB e as formas laterais com a terceira coluna larga.


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As maiores novidades estéticas do Golf 8 estão no capô mais baixo, na grade mais fina, assim como os faróis que a cercam, que também ficaram mais recortados, principalmente pelas luzes de LED, com tecnologia Matrix opcional, e se estendem até a lateral, que ficou com vinco mais saliente. Na traseira, lanternas horizontais com formato de bumerangue mais acentuado. A assinatura do modelo está no centro, com novo grafismo, abaixo do emblema VW, que também foi renovado.




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O Golf está dois centímetros mais comprido, passando de 4,26 para 4,28m. Mas a largura (1,80 para 1,79m) e a altura (1,47 para 1,46m) foram reduzidos. A distância entre-eixos de 2,64m foi praticamente mantida. Pela primeira vez na história, só terá carroceria de quatro portas.



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Por dentro, aquele painel que lembrava o Santana dos anos 90 ficou no passado. Agora, o conjunto está mais horizontal e destacado pelo quadro de instrumentos Virtual Cockpit (de 10.25 polegadas) e a tela multimídia (8,25 ou 10 polegadas opcional), esta dentro de uma moldura trapezoidal, que dá uma personalidade ao modelo, cercado de tantos concorrentes com tela flutuante. As saídas de ar finas e horizontais estão posicionadas mais abaixo. O modelo agora tem mais comandos touch, como os para iluminação no lado esquerdo do painel e os da climatização no teto, onde também é acionado o teto solar. 


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No console chama atenção a minúscula alavanca do câmbio DSG (de dupla embreagem). Pela primeira vez, o Golf passa a ter head up display no para-brisa. O sistema multimídia de 10 polegadas pode ter comando de voz, como o MBUX da Mercedes e, obviamente, tem compatibilidade com Android e Apple.



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O novo Golf tem um cartão virtual SIM, que permite conexão permanente com a internet, desde que contratando um pacote de dados (inicialmente grátis por tempo limitado). A conexão com a internet também serve para o proprietário atualizar alguns sistemas do veículo, como o programador de velocidade ativo, algumas funções dos faróis Matrix LED e os mapas do navegador.


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O porta-malas do novo Golf subiu para 380 litros, mas o espaço interno foi reduzido, na contramão da evolução do carro.


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Faróis de LED, manutenção do veículo em faixa (Lane Assist), alerta de saída involuntária de faixa, frenagem automática de emergência são de série no novo Golf. O piloto automático adaptativo, o sistema de estacionamento automático (Park Assist) e o Travel Assist, que permite uma condução assistida até uma velocidade de 210 km/h, são opcionais.

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O Car2X é um sistema que torna o Golf o primeiro Volkswagen da Europa a trocar informações relevantes para o tráfego com outros veículos e infra-estruturas de tráfego em um ambiente local de até 800 metros. Essa troca de informações ocorre em milissegundos.

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O oitavo Golf terá cinco versões híbridas: três com motor elétrico leve e regenerativo de 48V (uma com motor tricilíndrico 1.0 eTSI, com 110 cavalos de potência e duas com motor 1.5 quatro cilindros eTSI, com 131 cv e 150 cv), chamadas Mild Hybrid, e duas com motor elétrico plug-in de 352V (uma e-Hybrid, com motor 1.4 TSI, de 204 cv e a GTE, com 1.4 TSI de 254 cv). Somente com gasolina haverá os motores 1.0 e 1.5 TSI, com as mesmas potências das híbridas comuns. Com diesel, serão duas: ambas 2.0 TDI de 116 e 150 cv, com injeção dupla. E com gás natural terá o 1.5 TGI de 131 cavalos. 



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O motor TSI 1.0 e o TSI 1.5 de 131 cv, com e sem propulsão elétrica, são novos e têm ciclo Miller (com compressor que amplia a relação de compressão) de funcionamento, também presente no motor 1.5 a gás (TGI). O 1.5 TSI ainda tem desativação automática de parte dos cilindros. Um retrocesso, porém, é a colocação da simples haste de metal no lugar do amortecedor na tampa do capô, para economizar nos custos de produção. 

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O câmbio manual de seis velocidades e o automatizado (DSG) de sete são inteiramente novos. O novo Golf terá também uma caixa automática de seis marchas. 

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O Golf 8 terá três tipos de suspensão: standard, esportiva (mais firme e rebaixada 10 mm em relação ao solo) e de dureza variável (DCC - Dynamic Chassis Control - que, como grande novidade, permite maior possibilidade de ajuste: Comfort, Eco, Sport e Individual).



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Não haverá mais uma versão inteiramente elétrica do Golf (e-Golf) porque este papel será do novo médio Volkswagen ID.3.

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As versões são inicialmente chamadas de básica (Golf), Life, Style e R-Line. O novo Golf chegará ao mercado europeu em dezembro. 

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Nos meses seguintes, serão lançadas as versões GTI, GTI TCR, GTD e R, todas com motor TSI 2.0 (no caso da GTD, com o TDI). Haverá versões com tração integral. 

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Ao contrário da geração anterior, quando chegou exatamente um ano depois, o novo Golf não tem previsão de fabricação no Brasil (que não teve as gerações cinco e seis). Para os próximos meses, é esperada para cá a importação do GTE (híbrido) da geração sete, agora antiga. É muito desaforo. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 
Publicado em 30/10/2019 (sem atualização)