Mesmo mantendo a silhueta e os 4,41m de comprimento, o SUV derivado do hatch Classe A, o Mercedes GLA chega à sua segunda geração, mudando o estilo de hatchback parrudo para um utilitário esportivo comum. 


A mudança é reforçada pelo crescimento da altura de 1,49m para 1,61m. A largura também aumentou de 1,80 para 1,83m. A plataforma também é de segunda geração, a modular MFA2, usada nos novos Classe A, Classe B e GLB e tem 2,73m de distância entre-eixos (o antigo tinha 2,70m). 




As mudanças estéticas são bem visíveis. A grade está com inclinação invertida nas extremidades. O 35 AMG tem filetes verticais e o GLA200, uma barra cromada perfurada (o anterior tinha duas) no centro sobre fundo pontilhado. Os faróis estão mais horizontais. Os anteriores eram diagonais. A lateral está menos musculosa e as janelas ganharam um vidro além do quebra-vento (a mudança de perfil mais notável). As lanternas traseiras ficaram mais finas e a tampa do porta-malas ganhou um par de vincos no lugar do baixo relevo ao redor da placa. 



O interior segue o conceito dos dois tablets de 10,25 polegadas (7" ou combinação dos dois tamanhos nas versões mais simples) na horizontal (um para o quadro de instrumentos e outro para o sistema multimídia) e saídas de ar circulares lembrando turbina de avião. Só que a bancada onde estão montados tem um desenho mais elaborado, com formato curvado. 

O banco traseiro agora pode ser empurrado para frente ou para trás, assim como o encosto, aumentando o espaço para as pernas (que aumentou, junto com o espaço para os ombros) e o porta-malas, que vai até 435 litros (14 litros a mais). 




Além do sistema multimídia MBUX, operado por voz, o novo GLA traz novos recursos tecnológicos como frenagem automática, regulador de velocidade adaptável, manutenção do veículo na faixa ou mudança quando necessário, sistema que reproduz sinais de trânsito no painel, adaptação automática da velocidade ao limite do tráfego e monitoramento avançado do ponto cego nos espelhos, que emite um aviso sonoro quando as portas são abertas se um pedestre ou um ciclista que está entrando não for visto.

GLA 35 AMG

Inicialmente, o GLA 2021 terá dois motores a gasolina, quatro cilindros e turbinados: o 1.3 com 163 cavalos (eleito Motor do Ano abaixo de 2.0 pela Autoesporte) no GLA200 e o 2.0 de 310 cv do CLA 35 AMG. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas para o GLA200 e automático de oito velocidades para o 35 AMG, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e também tem tração integral, com modo de condução Off-Road. 

O novo Mercedes GLA chega ao Brasil no ano que vem. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
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