O Ford Focus foi lançado no Salão de Paris de 1998 para suceder o Escort, que tinha trinta anos de estrada em quatro gerações. A primeira geração do Focus inaugurou o conceito New Edge e era bem ousada, com faróis arredondados, cortados abruptamente, ampla área envidraçada e lanternas verticais na coluna traseira, alinhadas com o vidro. O interior tinha um painel bem arrojado. Tinha versões hatchback de duas e quatro portas, sedã e perua. Posteriormente foram lançadas as superesportivas ST e RS. Nos Estados Unidos ainda teve a SVT.
Chegou ao Brasil no ano 2000, importado da Argentina, somente nas carrocerias hatch e sedã, sempre com quatro portas. Em 2004 conheceu a segunda geração, com contornos menos arredondados. A perua passou a ser chamada de SportsWagon. Foram adicionadas à linha as carrocerias conversível (Coupé-Cabriolet, com teto rígido retrátil eletricamente) e monovolume, chamada de C-Max. Nós, brasileiros, só conhecemos a segunda geração em 2008, já com um face-lift frontal adotado em 2007, sob o novo conceito Kinect, mais uma vez somente nas versões hatch de quatro portas e sedã.
Se o primeiro Focus inspirou o compacto Fiesta, a terceira foi exatamente o contrário. E em 2010 foi lançada para os europeus, nas carrocerias hatchback (agora somente com quatro portas, inclusive nos esportivos ST e RS), sedã e perua. O conversível foi abandonado. Já o C-Max ficou mais independente e ganhou uma versão mais longa chamada Grand C-Max. Mais uma vez, o terceiro Focus demorou para chegar ao nosso país. Levou três anos. Logo no ano seguinte, ganhou um face-lift na Europa que deu a padronizada grade "Aston Martin", última aparência do Focus antes de conhecer a quarta geração, apresentada agora em 2018. A nova frente levou dois anos para chegar ao nosso país, que é sério candidato a não ter o novo estilo.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO
FOTOS: DIVULGAÇÃO (FACE-LIFT 2014 DO HATCH: GUSTAVO DO CARMO)
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO
FOTOS: DIVULGAÇÃO (FACE-LIFT 2014 DO HATCH: GUSTAVO DO CARMO)
1a Geração (1998-2004)
Versões do Focus vendidas nos Estados Unidos, com as luzes de direção dentro da grade
Focus ST 170, com motor 2.0 16v de 170 cv
Focus RS, lançado em 2002, tinha motor 2.0 16v de 200 cv, depois 215 cv.
2a Geração (2004-2010)
Focus ST 2006 - Motor Volvo 2.5 de 225 cavalos
Focus Coupé-Cabriolet
C-Max |
Face-lift (2007-2009)
Focus RS - motor Volvo 2.5 de 300 cavalos
Focus Sportbreak X-Road
Focus ST - Com a venda da Volvo para a chinesa Geely, o motor 2.5 deu lugar ao Ecoboost 2.0 de 250 cavalos
Focus Eletric - Versão com motor elétrico voltada para o mercado norte-americano
Ford C-Max
Fotos do face-lift (exceto painel): Gustavo do Carmo
Além do Ecoboost 2.0 a gasolina, de 250 cv, passou a ser oferecido com motor turbodiesel de 185 cv
C-Max
Grand C-Max
Focus Vignale
Focus Active
Focus ST
Focus SportsWagon Titanium
0 Comentários