Na última semana, a Peugeot apresentou no Brasil o SUV 5008, montado sobre a plataforma modular EMP2. Na Europa, o novo produto da marca do leão, lançado no último Salão de Genebra, é o também reestilizado sedã 508, que usa exatamente a mesma base. 

Se o 5008 deixou de ser um monovolume (a primeira geração nunca chegou aqui) para se transformar num utilitário, o 508 também mudou de perfil. 

Embora ainda mantenha os três volumes,  ele está mais próximo de um fastback, pois seu teto ficou mais baixo (altura caiu de 1,43m para 1,40m), com caída suave em direção a traseira curta, e a tampa do porta-malas (que passou de 473 para 487 litros) passa a abrir junto com o vidro. As janelas, sem moldura nos vidros, ficaram menores e mais arqueadas, com um detalhe preto no final. Curiosamente, seu comprimento encolheu de 4,83 para 4,75m. Até a distância entre-eixos foi reduzida de 2,81 para 2,79m. 


508 2015

Tão atraente quanto a nova lateral é a dianteira com grade levemente avançada em relação aos faróis retangulares de LED, as luzes diurnas verticais (lembrando os novos modelos europeus da Renault) que se estendem até o para-choque e a assinatura 508 na ponta do capô, dando um toque retrô ao novo modelo, visto que o antigo Peugeot 404 também usava esta forma de identificação. As versões comuns têm os filetes da grade horizontais em preto brilhante e perfurados, com o símbolo da Peugeot emoldurado, ao centro, até poluindo um pouco o visual.  Já nas versões GT e GT Line, a grade é mais saltada, côncava e com moldura e pontilhados cromados, lembrando seus primos utilitários. A traseira  tem lanternas horizontais, que terminam de forma trapezoidal na lateral, com luzes tridimensionais simulando os arranhões do leão. Entre elas um friso preto brilhante, com o animal no centro. A parte superior da tampa do porta-lamas é saliente, sugerindo um aerofólio. 




508 2015

O conceito i-Cockpit - lançado no compacto 208, estendido ao utilitário 2008, minimizado no hatch médio 308 e evoluído nos crossovers 3008 e 5008 - chega a um sedã em versão luxo, com acabamento imitando madeira no lado do carona, onde o nível inferior do painel é mais próximo do passageiro. Desta vez, as saídas de ar estão alinhadas ao quadro de instrumentos virtual, que permanece sobre o volante, e a tela multimídia está recuada no centro, atrás de teclas que operam as funções de rádio, climatização, navegador, configurações do veículo, telefone, aplicativos e o i-Cockpit Amplify, que seleciona entre os modos Boost e Relax, variando os ajustes de luz ambiente, som e massagens dos assentos dianteiros, além de selecionar os quatro modos de condução: Eco, Sport, Comfort e Normal. Abaixo da tela multimídia se destaca o elevado console em dois níveis, lembrando o Honda HR-V. 


508 2015


Passado o impacto visual do novo estilo, é hora de falar que o 508 também evoluiu em tecnologia. Entre os novos recursos estão sistema de visão noturna (com até 250 metros de alcance), câmera 360º, assistente de estacionamento semi-automático, programador ativo de velocidade, sistema de centralização e manutenção em faixa, frenagem de emergência com detector de pedestres, aviso de veículos em ângulo morto nos retrovisores, leitura de sinais de trânsito e mudança automática dos faróis de LED baixos e altos. Os bancos dianteiros com massageadores, o teto panorâmico, carregador magnético de smartphones e som premium da marca Focal são opcionais. 



O Peugeot 508 terá na Europa versões com motores a gasolina e diesel. Com o combustível que podemos abastecer aqui haverá apenas o 1.6 Puretech, com turbo e injeção direta, uma evolução do THP usado em todos os modelos da marca e também da Citroën no Brasil. Só que serão duas opções de potência: 181 e 224 cavalos. Uma boa sugestão para equipar alguns dos nossos modelos. Com o proibido diesel (para nós), serão oferecidos o 1.5 BlueHDI de 131 cavalos e o 2.0 BlueHDI com 163 e 177 cavalos. Todos os motores terão o câmbio automático de oito marchas, mas no 1.5 BlueHD será opcional, sendo o modelo básico oferecido com um manual de seis velocidades. A suspensão traseira é independente e as versões a gasolina têm amortecedor eletrônico de série, opcionais nas diesel. 

Embora fosse muito elegante, a anterior geração do Peugeot 508 não deu certo no Brasil. Com o mercado priorizando os utilitários esportivos, dificilmente veremos o novo 508 em nossas ruas. A não ser que haja uma surpresa. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO