Após o hiato de uma geração, o Volkswagen Polo voltou a ser fabricado no Brasil. De 2002 a 2014 foi produzido no Paraná na quarta geração. Agora retornou na sexta, fabricada em São Bernardo do Campo, com plataforma modular MQB, que permite a adoção de equipamentos mais modernos de segurança como bloqueio eletrônico do diferencial, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem de emergência e discos de freio autolimpantes. Outra grande atração do modelo que conquistou os 28 jornalistas especializados que votaram foi o quadro de instrumentos eletrônico (opcional).
O Polo chegou ao país em novembro, praticamente em simultâneo com o europeu, mas com detalhes mais simplificados nos faróis - claramente inspirados no médio Golf - e para-choque dianteiro mais aerodinâmico. Está sendo oferecido com três tipos de motor: 1.0 aspirado, 1.6 e 1.0 turbo com injeção direta, que foi comercialmente batizado de 200 TSI em alusão ao torque em Newton-Metro (Nm). As versões são a básica 1.0 e 1.6, Comfortline e Highline, ambas com o motor MSI. Em janeiro começa a ser vendido a sua versão sedã, o Virtus, mais elegante que o hatch.
O sedã Volkswagen Virtus |
Apesar do acabamento simples e do estilo não muito original, o Polo venceu o último comparativo do ano do Guscar. E agora é, também merecidamente, coroado com o inédito título de Carro do Ano 2018, o mais tradicional da Autoesporte, criado em 1966 pela extinta revista Mecânica Popular, assumido em 1968 pela então publicação da editora carioca FC (Fernando Chinaglia) e atualmente integrante da Editora Globo desde 1998.
E o Polo sobrou na premiação. Somou 1.670 pontos dos jurados, mais de 200 a mais que o utilitário Hyundai Creta, o segundo colocado, que totalizou 1.417 pontos. O principal concorrente do Polo, o Fiat Argo ficou em terceiro, com 1.396 pontos. Em quarto ficou o subcompacto Renault Kwid, com 1.344 pontos e quinto o utilitário chinês JAC T40, com 1.092 pontos. Estes dois últimos, de duas marcas que nunca venceram a premiação. A Hyundai já venceu com o HB20 em 2013 e a Fiat é a segunda maior vencedora, com 12 títulos e um jejum desde 2012, com o Palio.
Vice-campeão: Hyundai Creta - 1.417 pontos |
Terceiro colocado: Fiat Argo - 1.396 pontos |
O Polo anterior fabricado no Brasil não chegou a ser o Carro do Ano. Perdeu para o Fiat Stilo em 2003. Daí o título inédito do novo modelo. Já para a Volkswagen, que não vencia desde 2014, com o Golf, o inspirador do Polo, foi o nono título, se descolando mais uma vez da Ford, com oito, para ficar com o terceiro lugar. A maior vencedora é a Chevrolet com 14 títulos, mas o último já data de 2010, com o extinto Agile, primeiro importado e argentino a ser eleito o Carro do Ano tradicional.
Se a vitória do Audi A5 Sportback pareceu suspeita, o Volkswagen Polo foi indiscutivelmente o melhor Carro do Ano no Brasil em 2017.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
MONTAGEM COM O LOGO AUTOESPORTE: GUSTAVO DO CARMO
Galeria
1966 - Picape Willys / 1967 - Ford Galaxie / 1968 - Não houve / 1969 - Ford Corcel / 1970 - Dodge Dart / 1971 - VW TL / 1972 - Chevrolet Opala / 1973 - Ford Corcel / 1974 - Chevrolet Chevette / 1975 - VW Passat / 1976 - Chevrolet Caravan / 1977 - Dodge Polara / 1978 - Fiat 147 / 1979 - Ford Corcel / 1980 - VW Passat / 1981 - Chevrolet Chevette / 1982 - VW Voyage / 1983 - Chevrolet Monza / 1984 - Ford Escort / 1985 - Fiat Uno / 1986 - Fiat Prêmio / 1987 e 1988 - Chevrolet Monza / 1989 - VW Santana / 1990 - VW Gol / 1991 - Chevrolet Kadett / 1992 - Fiat Uno / 1993 - Chevrolet Omega / 1994 - Chevrolet Vectra / 1995 - Chevrolet Corsa / 1996 - Chevrolet Corsa Sedan / 1997 - Chevrolet Vectra / 1998 - Ford Ka / 1999 - Fiat Marea / 2000 - Audi A3 / 2001 - Fiat Palio / 2002 - Não houve / 2003 - Fiat Stilo / 2004 - Fiat Palio / 2005 - Ford Fiesta Sedan / 2006 - Fiat Idea / 2007 - Honda Civic / 2008 - Fiat Punto / 2009 - VW Gol / 2010 - Chevrolet Agile / 2011 - Fiat Uno / 2012 - Fiat Palio / 2013 - Hyundai HB20 / 2014 - Volkswagen Golf / 2015 - Ford Ka / 2016 - Jeep Renegade / 2017 - Honda Civic / 2018 - Volkswagen Polo
0 Comentários