Lá se vão treze anos que os carros da SEAT, marca espanhola de propriedade da Volkswagen, perderam a graça, ou melhor, a personalidade. Do lançamento do Altea, em 2004, para cá, só apresentou modelos exatamente iguais, diferenciado-se apenas pelo formato de carroceria (monovolume, hatch, sedã, perua e agora SUV) e tamanho.
Houve uma variação de estilo em 2012, quando surgiu a atual geração do médio Toledo, que voltou a ser um sedã depois de uma experiência mal sucedida como um feioso "monovolume e meio". Desde então, todos os SEAT passaram a ter absolutamente a mesma frente.
Até o compacto Ibiza (que foi vendido no Brasil nos anos 90 com estilo próprio) ganhou a frente de faróis e grades retangulares no face-lift da sua geração de 2008. Na época em que foi lançado, a imprensa dizia que ele anteciparia o estilo do nosso atual Gol. Não antecipou.
A história se repete agora na quinta geração do compacto lançado em 1984, ainda sob a gestão da Fiat. Provavelmente não terá nada a ver com o nosso Volkswagen, que será diretamente derivado do Polo, mas a expectativa é mais para ver como será, em termos de habitáculo e interior, a plataforma modular MQB, a mesma do Golf, usada pela primeira vez em um compacto, numa variação chamada A0.
O novo Ibiza tem cantos muito vivos e muitos vincos no capô e nas laterais, janelas laterais ascendentes na parte inferior, lanternas traseiras que parecem não invadir a tampa do porta-malas e a grade trapezoidal, característica desde 2012, mas agora com traços cromados espaçados. Só os faróis ficaram mais pontiagudos, lembrando os dos Audi, que faz parte do mesmo grupo. A versão esportiva Cupra R terá para-choques mais agressivos e rodas de 18 polegadas.
O novo Ibiza tem 4,06m de comprimento, 1,78m de largura, 1,44m de altura e, o mais importante, 2,56m de distância entre-eixos. O modelo anterior tinha 2,47m nesta última medida e 1,69m de largura. Comprimento e altura se mantiveram. O Gol mede 3,90m de comprimento e tem entre-eixos de 2,46m. Dono da plataforma MQB, na versão A1, o Golf tem entre-eixos de 2,63m.
A SEAT promete uma capacidade de 355 litros no porta-malas para o novo Ibiza. O anterior tinha 292, o Gol tem 280 e o Golf 313 litros.
O interior é o que mais se aproxima do nosso compacto: painel horizontal com saídas de ar finas na mesma disposição. O Ibiza tem uma faixa maior de cor diferenciada. O nosso Gol tem apenas um friso azul ou em alumínio.
O modelo espanhol terá itens de modelos superiores como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de congestionamento, sistema de frenagem de emergência, faróis de LED, modos de condução Normal e Sport e iluminação interna em branco ou vermelho, além de sistema de entrada e partida sem chave, câmera de ré e sistema multimídia com Android ou Apple.
A motorização e transmissão serão do grupo Volkswagen como os propulsores TSI 1.0 de 95 ou 115 cavalos e TDI, a diesel, 1.6, com potência variando entre 80, 95 e 115 cv. A transmisão será manual de cinco ou seis marchas, dependendo da versão, com a opção da automatizada DSG de sete velocidades. O novo Ibiza será apresentado no Salão de Genebra, agora em março, começará a ser vendido na Europa em junho e até o final do ano ganhará o novo motor TSI 1.5, com 150 cavalos. Vale lembrar que a indústria decidiu aumentar a cilindrada para baixar os níveis de poluentes.
A SEAT não deixou saudades no mercado brasileiro e o novo Ibiza deve ser mesmo um mero modelo para o nosso Volkswagen Gol. Ou não.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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