TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO



Renault de novo na seção Em Breve no Brasil? Mais um tabu quebrado pela marca francesa aqui no blog. Só que, desta vez, a picape média Alaskan, sem previsão de vir para cá, não é um Renault autêntico. 

O inédito veículo da Renault nada mais é que a nova geração da Nissan Frontier (também aguardada por aqui), apenas com a grade de abertura em U no para-choque e filetes dentados e cromados, estilo padrão dos mais recentes modelos da marca. 


Nissan Frontier
A Alaskan começará sendo fabricada no México, mas começará sendo vendida na Colômbia (situação semelhante ao do SUV compacto Kicks, lançado no Brasil, mas também feito em terras mexicanas inicialmente). Talvez seja produzida na Argentina. Na Europa, será montada na Espanha, junto com a Navara ou NP300 (como a Frontier é chamada por lá). O interior bem acabado e confortável entrega a origem nipônica da picape francesa: o estilo do painel é típico da Nissan.




Maquiagem à parte, a Alaskan tem 1,1 tonelada de capacidade de carga, podendo ainda rebocar até 3,5 toneladas. Terá versões de cabines simples, dupla e chassi. A suspensão traseira será multilink, para manter o conforto com a capacidade de carga. 



O motor ainda não foi confirmado, mas poderá ser um turbodiesel 2.3 com 160 ou 188 cavalos (dependendo da potência escolhida pela Renault) e um a gasolina 2.5 a gasolina de 160 cv. As opções de câmbio deverão ficar entre um manual de seis marchas e um automático de sete. Já a tração 4x4 será selecionável, devendo ter opções integral, reduzida e traseira. 


Na lista de equipamentos fazem parte bancos dianteiros aquecidos com ajustes elétricos nas versões topo, ar-condicionado com duas zonas de climatização, display TFT de cinco polegadas, sistema de áudio compatível com smartphone, conectividade Bluetooth, sistema de navegação por satélite com tela de 7 polegadas em algumas versões e câmera de visão 360º. Entre os itens de segurança, controles de tração e estabilidade, controle de descida, assistente de partida em rampa, diferencial traseiro com deslizamento limitado e sensores de estacionamento.



A Alaskan pode não ser uma autêntica francesa, mas a Renault, finalmente, poderá ter uma picape média para chamar de sua e enfrentar a própria Nissan Frontier, além de Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e a Amarok, da Volkswagen, que ensaiou a entrada no segmento na Europa com a Taro, um clone da Hilux, nos anos 80. Na América do Sul, a Alaskan pode ser um grande teste para a Renault.