TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Em 2011, a Ferrari FF, de quatro lugares, chocou os puristas da marca italiana com o seu estilo "shooting brake" (meio cupê, meio perua) e a tração 4x4, usados pela primeira vez na história da lendária marca italiana. Cinco anos depois, o modelo, já compreendido pelos fãs, ganhou a sua modificação mais profunda, que será apresentada no Salão de Genebra.



Ferrari FF 2011


A silhueta da sucessora da FF permaneceu a mesma, mas a grade no para-choque aumentou, o formato bumerangue dos faróis ficou mais acentuado, foram adicionados novos vincos no capô e nas laterais, nova entrada de ar nesta, a coluna C ficou menor e a traseira ficou com vidro maior, com spoiler mais afiado e ganhou mais um par de lanternas, que continuam circulares.


Ferrari FF 2011



FF 2011
 O interior foi modernizado, com o acabamento ainda mais refinado e uma tela multimídia de 10,2 polegadas no centro, que aparenta ser flutuante, mas a sua moldura de alumínio está bem presa. Acima do porta-luvas há um outro display, opcional, para o carona saber a que velocidade, marcha e giro o "piloto" está voando. As saídas de ar continuam com o estilo turbina e destacadas, mas agora estão mais espaçadas no painel. O console tem barras vazadas. O volante, que ganhou um airbag mais compacto, ficou menor. Os bancos também estão com um novo formato. O esportivo continua com a disposição 2+2, ou seja, dois lugares na frente e dois atrás, mais apropriado para duas crianças. 


FF 2011

FF 2011

A mecânica também tem novidades. O motor V12 6.3 foi mantido, mas sua potência, que era de 660 cavalos, passou para 689 cv. O torque é de 71 kgfm, 80% deles disponíveis já a partir dos 1.750 rpm. O esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcança 335 km/h. A tração integral foi aprimorada e agora as rodas traseiras passam a ser direcionais, com bloqueio eletrônico do diferencial (E-Diff). O traseiro tem o controle Slip Side, que oferece maior controle do veículo. A suspensão ganhou amortecedores com dureza variável (SCM-E).


Apesar de manter o estilo, a FF não resistiu às suas modificações e mudou de nome. Ela passa a se chamar GTC4Lusso. Como de costume, é a Ferrari homenageando os seus modelos do passado, no caso o 330 GTC e o 250 GTO Lusso, ambos dos anos 1960, mas o nome também significa 4 lugares e luxo em italiano. Nada mais apropriado do que retomar um nome tradicional num modelo familiar e de uso social que rompeu tradições.