Este ano fiz um comparativo a mais em relação ao ano passado. Foram nove confrontos, três deles apenas duelos.
O vencedor de melhor aproveitamento foi o Ford Fiesta Sedan Titanium 1.6 16v, logo no primeiro comparativo do ano, com 84,6% dos pontos. Somou 33 pontos entre vitórias, segundos e um terceiro lugar de 39 pontos possíveis. Concorreram com ele o novo Honda City EXL 1.5 e o Hyundai HB20S 1.6, ainda com a frente antiga.
Porém, pela primeira vez, eu desconsidero o maior aproveitamento para apontar o Carro do Ano do Guscar. Fica estranho dar esse prêmio para um carro lançado em 2010, levemente alterado três anos depois. Por isso, o prêmio vai para o SUV compacto Honda HR-V, único modelo inteiramente novo lançado em 2015 a vencer um comparativo, publicado em junho.
O HR-V derrotou seis concorrentes. Quatro deles foram lançados em 2015: Jeep Renegade, Peugeot 2008, Suzuki S-Cross e JAC T6. Só o Ford Ecosport e o Chevrolet Tracker eram veteranos. O Honda venceu cinco dos treze itens analisados: câmbio (empatado com o S-Cross), desempenho, frenagem, estilo e acabamento. Seus piores resultados foram antepenúltimos lugares (quinto lugar) no motor, no nível de ruído e na lista de equipamentos. Carro do Ano da revista Autoesporte, o Renegade ficou na modesta sexta colocação, à frente apenas do chinês T6.
O Honda HR-V se junta ao Renault Fluence (2012), Volkswagen Golf (2013) e Citroën C4 Lounge (2014) como os melhores carros do ano do blog. Ainda não temos a tradição e a credibilidade da Autoesporte, mas um dia chegaremos lá.
Confira os outros comparativos do ano:
Melhor aproveitamento do ano
Ganhou cinco quesitos sozinho (motor, desempenho, estilo, assistência e equipamentos de série), dividiu dois com o Honda City (frenagem e acabamento), empatou em nível de ruído, ficou em segundo no preço, câmbio, consumo e porta-malas (quatro) e só ficou em terceiro e último no espaço interno. Em segundo lugar ficou o Honda City EXL e em terceiro, o Hyundai HB20S Premium 1.6.
No duelo contra o Fiat 500 Abarth, o francês "goleou" por 8 a 5. Câmbio, desempenho, consumo, frenagem, nível de ruído e porta-malas foram os itens em que ele venceu. O pequeno italiano só foi melhor no preço, motor, estilo, assistência e equipamentos de série.
O sedã do HB20 ficou em terceiro lugar com motor 1.6 no comparativo de fevereiro, mas venceu com motor 1.0, derrotando o Nissan Versa, que passava a ser fabricado no estado do Rio e estreava com a nova cilindrada baixa e face-lift frontal, e o Ford Ka+, o segundo colocado.
O Hyundai somou 29 pontos, apenas quatro a mais que o Ka. Eram 36 possíveis (doze itens com três pontos no máximo, cada um). Venceu sozinho quatro deles (consumo, nível de ruído, estilo, e acabamento), dividiu o desempenho com o Ka+ e a frenagem com o Versa, empatou na lista de equipamentos de série, ficou em segundo no motor, no porta-malas e na assistência) e vacilou no preço e no espaço interno.
Pediram-me para atualizar o comparativo do Nissan March, que em 2015 trocou o motor 1.0 de quatro cilindros pelo de três, e atualizei. Mas quem ganhou foi o Hyundai HB20, na série especial Spicy.
O sul-coreano fabricado em Piracicaba somou 37 dos 48 pontos possíveis. Superou, exatamente nesta ordem do segundo ao quarto lugar, o Volkswagen Up!, o Ford Ka e o próprio March. Foi o melhor no desempenho, porta-malas, estilo e acabamento. Empatou com todos os concorrentes na lista de equipamentos de série. Ficou em segundo no consumo e no nível de ruído, terceiro no preço, motor e assistência e só ficou em último na frenagem.
Invicta desde que estreou em comparativos do blog, o Fiat Grand Siena Essence venceu mais uma este ano. Agora em um duelo contra a nova versão completa do reestilizado e nacionalizado Nissan Versa 1.6: a Unique.
O Fiat derrotou o rival nipo-fluminense por 7x4, vencendo no preço, motor, desempenho, frenagem, nível de ruído, porta-malas e assistência. O Nissan foi melhor apenas no consumo, estilo, espaço interno e equipamentos de série. Ambos empataram no acabamento.
Com um novo motor, agora com turbo e injeção direta no seu 1.0 tricilíndrico, o Volkswagen Up! enfim enfrentou o seu concorrente mais próximo no último duelo do ano: o Fiat Uno, que ganhou face-lift em 2014.
O modelo da marca alemã humilhou o ítalo-mineiro. Ganhou por 9 a 2. Foi superior no motor, desempenho, consumo, frenagem, porta-malas, estilo, assistência, espaço interno e equipamentos de série. O Uno só o derrotou no preço e no nível de ruído. Os dois empataram no acabamento.
No comparativo com mais participantes já feito no blog, não havia nenhum modelo novo. Apenas os levemente reestilizados Ford Focus Fastback (ex-sedã), Renault Fluence, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta. Citroën C4 Lounge (Carro do Ano Guscar 2015), Nissan Sentra. Honda Civic e Toyota Corolla não mudaram em relação a 2014.
Ausente no comparativo do ano retrasado, o Renault Fluence voltou com uma nova frente e ganhou mais uma vez. Foi a sua terceira vitória. Em 2012, obteve o melhor aproveitamento e foi o Carro do Ano do Guscar. Desta vez, obteve apenas 69,2%. Somou 72 pontos em 104 possíveis (o vencedor de cada um dos 13 quesitos ganhava 8 pontos).
O Fluence 2.0 Privilége (também é vendido na versão Dynamique) foi o melhor na frenagem, no nível de ruído, no porta-malas. E ainda dividiu a pontuação máxima pelo câmbio CVT com o Nissan Sentra e o Toyota Corolla. Seu pior resultado foi no consumo.
Em segundo lugar ficou o C4 Lounge, seguido pelo Volkwagen Jetta, o Focus Fastback, Nissan Sentra, o Chevrolet Cruze, o Toyota Corolla e o Honda Civic, em último.
Novembro - Volvo S60 T5 Momentum (82%)
No primeiro comparativo entre sedãs médio-grandes premium feito pelo Guscar, os favoritos eram o Jaguar XE, lançado este ano, e o nacional BMW 320i Active Flex. Mas um sueco surpreendeu e, como um mineirinho, venceu o comparativo: o Volvo S60 T5 Momentum.
Quase todos os dados foram baseados na revista Autoesporte, mas o nível de ruído veio das revistas Carro, Quatro Rodas e de uma média dessas duas publicações.
O Volvo somou 32 pontos dos 39 máximos. Um aproveitamento de 82%. Foi o melhor absoluto no preço, motor, manutenção e espaço interno. No desempenho empatou com o Jaguar XE, o segundo colocado, enquanto que no nível de ruído e equipamentos de série dividiu a pontuação máxima com o BMW, o terceiro. No câmbio os três empataram.
Carro do Ano Guscar 2016 - Honda HR-V
Com linhas arredondadas, entre um cupê e um utilitário esportivo, o Honda HR-V é fabricado sobre a plataforma do monovolume Fit. A missão era concorrer com o Ford Ecosport. Chegou em março ao Brasil, praticamente junto com os rivais Jeep Renegade e Peugeot 2008. Seu motor é o 1.8 i-VTEC Flex, com 139 cavalos com álcool e 140 cv com gasolina em todas as versões: LX, EX e EXL.
Na LX o câmbio automático continuamente variável (CVT) é opcional. O básico tem um manual de seis marchas. As demais só com o CVT. Atualmente, está custando R$ 73.700 (LX manual), R$ 79.700 (LX CVT), R$ 84.700 (EX) e R$ 92.900 (EXL). Caro? Pois saiba que ele está com tanta fila de espera que nunca apareceu nos anúncios de concessionárias nos classificados dos jornais do país.
Outros vencedores:
2016 - Honda HR-V
2015 - Citroën C4 Lounge
2014 - Volkswagen Golf
2013 - Renault Fluence
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