TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Em 2013 (contando como 2014), o motor da Volkswagen EA211 1.0 flex de três cilindros, mas desprovido de turbo e injeção direta de combustível, foi o Motor do Ano até 2.0. Na época, ele equipava apenas o Fox Bluemotion. Desde o ano passado passou a ser usado também no Up!, aliás, modelo para o qual foi desenvolvido, pois o compacto não pode receber um bloco maior, de quatro cilindros.

Este ano o mesmo motor 1.0 ganhou a injeção direta, o turbo e ainda manteve a tecnologia flex. Assumiu o nome TSI e foi adotado no mesmo Up!. Curiosamente, o carrinho ainda não tem este propulsor na Europa, mas o médio Golf tem. E só o nosso é bicombustível. O TSI 1.0 Flex é o Motor do Ano 2016 da Autoesporte. 



Entregando entre 101 e 105 cavalos de potência, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, de acordo com a revista Autoesporte, organizadora do concurso, e fazendo média de 16,7 km/litro na cidade e 21,7 km/l na estrada, segundo o INMETRO, o Up! TSI conquistou os jurados pelo desempenho de 1.6 e o consumo de 1.0 mesmo.

Ao mesmo tempo que a Volkswagen o colocou em praticamente em todas as versões (com exceção da básica Take e de série nas White/Red/Black) para passar uma imagem de econômico, lançou a série especial de aparência apimentada Speed Up! para satisfazer aqueles que acham que turbo é sinônimo de esportividade. O motor campeão somou 118 pontos. 


Em segundo lugar, com 89 pontos, ficou o TSI 1.4 Flex, do recém-nacionalizado Audi A3 Sedan, um dos cinco finalistas do Carro do Ano. Uma versão mais antiga e com gasolina do mesmo bloco foi o Motor do Ano de 2013. Na época equipava apenas o compacto A1.

A terceira colocação, com 65 pontos, foi para o Multijet 2.0 turbodiesel do Jeep Renegade, o Carro do Ano. Empatado com ele na mesma pontuação ficou o Drive-E 2.0 do Volvo XC90, por sua vez, o Carro Premium do Ano. O 1.0 de três cilindros do Nissan March e do Versa fecha a lista dos finalistas, com distantes 38 pontos. 

O segundo motor de três cilindros 1.0 entre os finalistas ficou em quinto lugar, mas o título do TSI da Volkswagen é o terceiro consecutivo da categoria. No ano passado ganhou o do Ka e do Ka+ e em 2013, como já disse, este mesmo 1.0 da Volkswagen aspirado. Os tricilíndricos vieram para ficar no mercado brasileiro.  



Galeria


2011 - Ford Sigma 1.6 16v Flex (New Fiesta e Focus)
2010 - Fiat T-Jet 1.4 (Punto e Linea)


FICHA TÉCNICA

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas, turbo e injeção direta
Potência:  101 cv (gasolina) e 105 cv (álcool)
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,5 segundos (revista Autoesporte)
Consumo: 16,7 km/l na cidade e 21,7 km/l na estrada (INMETRO, com gasolina)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,64/1,65/1,50/2,42m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Preços básicos: R$ 44.790 (Move Up!) / R$ 48.490 (Cross Up!) / R$ 49.490 (High Up!) / R$ 49.890 (Red/Black/White) / R$ 49.990 (Speed Up!)