TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Com forte inspiração no passado, inclusive no nome, a Fiat volta a ter um roadster (conversível de dois lugares) em sua linha, dez anos depois de encerrar a produção do Barchetta. É o 124 Spider, sucesso dos anos 60 aos 80.
As linhas foram criadas pelo Centro de Estilo da Fiat em Turim, com traços modernizados do antigo 124, como a ampla grade hexagonal preta colmeiada, os faróis ovalados e moldados pelos filetes de LED de forma triangular, o para-brisa de moldura cromada e as lanternas retangulares inclinadas, com lentes em 3D. Só os santoantônios individuais não existiam no antigo roadster, que acabou ficando muito parecido com o BMW Z8.
Mazda MX5 |
Satisfeito de saber das linhas originais do novo 124 Spider? Mas vou estragar o prazer de vocês, puristas da Fiat: a plataforma é do quarto Mazda MX5 (cuja primeira geração também foi um ícone), assim como o painel horizontal de tela multimídia destacada, saídas de ar parte horizontais e parte redondas, uma delas coladas ao quadro de instrumentos individuais, com cobertura ondulada, e o volante de três braços com miolo redondo. Inclusive ele será fabricado em Hiroshima, no Japão, junto com o "irmão", para economizar custos.
Na lista de equipamentos, além do sistema multimídia com comandos de voz e navegador 3D, estão previstos o som Bose, bancos esportivos e enttrada e partida sem chave.
A alma italiana volta no motor 1.4 Turbo com injeção direta, o mesmo do 500 Abarth. A potência será de 160 cavalos nos Estados Unidos (o novo roadster será apresentado no Salão de Los Angeles), mas de apenas 140 cv na Europa. O câmbio poderá ser manual ou automático de seis marchas. Chegará ao mercado dessas regiões no segundo trimestre do ano que vem.
Mazda MX5 |
O 124 Spider original
O primeiro 124 Sport Spider foi lançado no Salão de Turim de 1966, com linhas criadas pela Pininfarina e plataforma do sedã 124 (reproduzido no Lada Laika, vendido no Brasil nos anos 1990). Tinha motor 1.4 como a sua releitura, mas aspirado e com apenas 90 cavalos, com câmbio manual de cinco marchas. Foi vendido até 1974 na Europa, mas continuou em produção na Itália até 1985, para atender ao mercado norte-americano.
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