TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E UOL
DADOS DE TESTE: REVISTA AUTOESPORTE
DADOS DE RUÍDO: REVISTAS CARRO (VOLVO) E QUATRO RODAS (BMW)
RUÍDO DO JAGUAR É UMA MÉDIA DA CARRO E DA QUATRO RODAS


A sueca Volvo (agora controlada pela chinesa Geely) sempre foi uma alternativa ao luxo do trio alemão Audi, BMW e Mercedes. O S60 é o concorrente direto do A4, Série 3 e Classe C. Mas os alemães ganharam um novo opositor neste segmento médio premium no Brasil: é a inglesa (de propriedade indiana) Jaguar, com o seu novíssimo XE.

Mesmo com grande dificuldade para apurar a lista de equipamentos de série de modelos dessas marcas, decidi fazer um comparativo, baseado no que a revista Autoesporte publicou na sua última edição.

A Audi ainda aguarda a nova geração do A4 no Brasil e a Autoesporte não incluiu o Classe C. Sem ter como apurar os custos de manutenção do modelo da Mercedes, decidi reproduzir inteiramente o comparativo da publicação da Editora Globo, com os seus dados, mas, claro, com os meus critérios de pontuação que sempre faço aqui no Guscar. Ainda assim, os dados do ruído são das rivais Carro (Volvo S60) e Quatro Rodas (BMW). O da Jaguar, por sua vez, é a média destas duas revistas.

Assim, vão para a disputa o alemão fabricado em Santa Catarina BMW 320i Active Flex na versão Sport GP contra o inglês importado (mas com a expectativa de ser fabricado no estado do Rio) Jaguar XE Pure e o sueco S60 T5 Momentum. Todos com motor 2.0 turbo de injeção direta e câmbio automático de oito marchas.





Estilo

Apesar da falta de originalidade e de ser uma cópia do irmão maior XF, o XE tem o estilo mais moderno dos três no comparativo. E também o mais equilibrado. As linhas "acupezadas" do Volvo S60 ainda são atraentes, mas já datam de 2010. O modelo até ganhou um face-lift, que eliminou os faróis de neblina verticais junto à grade. Um ano mais novo, o BMW aparenta ser o mais antigo pelo seu teto alto. Ele também ganhou uma leve mudança nos faróis, mas ela só chega aqui no ano que vem.

Acabamento

Os três sedãs têm revestimentos macios no painel com partes em plástico duro. Mas o Jaguar tem revestimento em couro natural e é visivelmente melhor acabado. O BMW tem apenas uma pequena parte dura e o Volvo toda a parte inferior, aparentando ter a construção interna mais simples. Em compensação, só o sueco tem velocímetro digital, uma novidade da nova reestilização leve. 

Espaço interno

Pela distância entre-eixos, o Jaguar XE (2,83m) seria o mais espaçoso e o Volvo S60 (2,77m) o mais apertado. Mas pelas avaliações em vídeo de alguns canais percebi exatamente o contrário. O sueco dispõe de mais espaço para as pernas, seguido pelo BMW, que só peca por ter um túnel central alto, limitando quem vai no meio. O teto alto também colabora para acomodar melhor a cabeça. O Jaguar é apertado em todos os sentidos: pernas, terceiro passageiro e cabeça.

Porta-malas

No porta-malas não tem erro: o BMW tem 480 litros, seguido pelos 455 litros do Jaguar e apenas 380 litros no Volvo.




Motor e Câmbio

Os três sedãs utilizam motor de quatro cilindros 2.0, com turbo e injeção direta. O BMW é o único Flex com esta configuração e cilindrada vendido no mercado brasileiro. Mesmo com esse diferencial, o alemão tem a menor potência: apenas 184 cavalos. XE e S60 compartilham exatamente o mesmo bloco, herança de quando as suas marcas pertenciam à Ford. O Volvo, cujo nome T5 vem do antigo cinco cilindros já substituído pelo atual Drive-E, tem cinco cavalos a mais que o Jaguar: 245 contra 240 cv. O trio também é equipado com câmbio automático de oito marchas, mas só o XE não tem paddle shifts na versão básica. 

Desempenho

O desempenho medido pela Autoesporte reflete os números da potência. Além da melhor cavalaria, o S60 também é o mais rápido: 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Meio segundo depois chega o XE, em 7 segundos e com a mesma diferença aparece o 320i, com 7.5 segundos. Na retomada entre 80 e 120 km/h, Jaguar e Volvo empatam tecnicamente no desempenho, com o S60 sendo um décimo mais rápido (4,4 contra 4,5 segundo). O BMW levou 5 segundos.

Consumo

O Jaguar XE é o mais econômico, com médias de 9,6 km/litro na cidade e 15,2 km/l na estrada. Depois vem o Volvo S60, com 9,2 km/l e 14,1 km/l. Bem atrás vem o BMW 320i, único Flex, com 7 km/l e 12,1 km/l. Este foi testado pela Autoesporte com álcool no tanque.

Segurança (Frenagem)

Na frenagem a 80 km/h, a melhor marca é do Jaguar XE, com 24,6 metros. Em segundo fica o S60 com 25,8 metros e em terceiro o BMW 320i com 26,5 metros.

Conforto (Nível de ruído)

Como a Autoesporte não faz medições de nível de ruído, encontrei o dado do BMW na Quatro Rodas, o do Volvo na Carro e o do Jaguar nas duas revistas. Desta forma, fiz uma média aritmética dos dois resultados deste. A soma de 58,9 decibéis (Quatro Rodas) e 59,8 dB(A) (Carro), ambos a 80 km/h e a posterior divisão dois resultou em 59,3 dB, mais ruidoso que o 320i (58,7 dB) e do S60 (58,8 dB).




Assistência

Tenho o costume de classificar a assistência pelo número de concessionárias. Mas quando alguma publicação disponibiliza o custo de manutenção eu logo considero estes números. Assim, com um pacote de peças custando R$ 16.773, o Volvo S60 tem o menor custo. Em segundo vem o BMW 320i com R$ 20.944 e o Jaguar XE com R$ 25.314. Mesmo no Volvo, a manutenção desses modelos é bem cara.

Equipamentos de série e Preço

Os três sedãs aqui analisados são semelhantes nas qualidades e trazem ar condicionado digital, seis airbags, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, central multimídia com GPS, faróis de xenônio, encaixes ISOFIX e entrada sem chave e partida por botão. Mas também pecam por não oferecerem sensor de estacionamento dianteiro e câmera de ré, presentes até em modelos mais baratos.

O Volvo se destaca por trazer itens de segurança na versão T5 Momentum como o City Safety, que freia o carro quando detecta pedestres. Porém, sua chave precisa ser inserida no painel para ligar o carro. Esse deslize acaba determinando um empate com o 320i Sport GP, mesmo que o seu piloto automático só controle a velocidade para o carro que vai à frente. Além disso, só o alemão tem faróis bixenônio. No Jaguar XE Pure, boa parte dos itens e o teto solar (presentes no BMW e Volvo) são exclusivos da versão top R-Sport, a top com motor 2.0.

No preço, o S60 é o mais barato, custando R$ 149.950, seguido pelo 320i Sport GP, por R$ 153.990. Além de pouco equipado, o XE Pure é o mais caro: R$ 169.900.





Conclusão

Apenas uma vitória isolada no porta-malas, duas divididas (nível de ruído e equipamentos de série, ambas com o Volvo S60) e um empate triplo no câmbio automático de oito marchas. Estes resultados, aliados ao apelo de ser o único nacional e flex não impediram que o alemão BMW 320i Active Flex Sport GP ficasse em terceiro lugar. A idade já está pesando.

Ficar em segundo lugar foi um bom resultado para o britânico Jaguar XE, mesmo sendo um modelo novo. Aliás, o estilo foi um dos seus destaques. Ele também foi melhor no consumo, na frenagem e no acabamento, além de ter dividido o desempenho com o Volvo. Mas o nível de ruído alto, a oferta de equipamentos de série e os altos custos de compra e manutenção pesaram contra.

Pouco badalado, o sueco Volvo S60 ganhou sozinho quatro itens (preço, motor, manutenção e espaço interno), dividiu três (desempenho, ruído e equipamentos) e só ficou atrás no porta-malas e acabamento. No primeiro comparativo de sedãs médios premium do Guscar que a melhor opção no segmento não precisa vir da Alemanha.



1º Volvo S60 T5 Momentum

FICHA TÉCNICA 

Origem: Suécia
Motor: Quatro cilindros, transversal, 16 válvulas, turbo, injeção direta de gasolina, 1.969 cm³
Potência: 245 cavalos
Torque: 35,7 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático de oito marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,5 segundos (revista Autoesporte) 
Retomada de 80 a 120 km/h: 4,4 segundos (Autoesporte)
Velocidade máxima: 230 km/h (fabricante)
Consumo: 9,2 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada (Autoesporte)
Frenagem 80-0 km/h: 25,8 metros (Autoesporte)
Nível de ruído a 80 km/h: 58,8 decibéis (revista Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,63/1,86/1,48/2,77 m
Porta-malas: 380 litros
Tanque de combustível: 67,5 litros
Preço: R$ 147.950


2º Jaguar XE 2.0 Pure

FICHA TÉCNICA 

Origem: Reino Unido
Motor: Quatro cilindros, longitudinal, 16 válvulas, turbo, injeção direta de gasolina, 1.999 cm³
Potência: 240 cavalos
Torque: 34,6 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático de oito marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,0 segundos (revista Autoesporte) 
Retomada de 80 a 120 km/h: 4,5 segundos (Autoesporte)
Velocidade máxima: 250 km/h (fabricante)
Consumo: 9,6 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada (Autoesporte)
Frenagem 80-0 km/h: 24,6 metros (Autoesporte)
Nível de ruído a 80 km/h: 59,3 decibéis (média da Quatro Rodas e Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,67/1,85/1,41/2,83 m
Porta-malas: 455 litros
Tanque de combustível: 70 litros
Preço: R$ 169.900

3º BMW 320i Active Flex Sport GP

FICHA TÉCNICA 

Origem: Santa Catarina, Brasil
Motor: Quatro cilindros, longitudinal, 16 válvulas, turbo, injeção direta, flex, 1.997 cm³
Potência: 184 cavalos
Torque: 27,5 kgfm a 1.250 rpm
Câmbio: automático de oito marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,5 segundos (revista Autoesporte) 
Retomada de 80 a 120 km/h: 5,0 segundos (Autoesporte)
Velocidade máxima: 235 km/h (fabricante)
Consumo: 7,0 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada (Autoesporte)
Frenagem 80-0 km/h: 26,5 metros (Autoesporte)
Nível de ruído a 80 km/h: 58,7 decibéis (média da Quatro Rodas e Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,62/1,81/1,49/2,81 m
Porta-malas: 480 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Preço: R$ 153.950