TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Antes de começar a ser fabricado em Itatiaia, no ano que vem, o Land Rover Discovery Sport chega importado da Inglaterra (Halewood) para reconhecer o terreno. Tanto o do mercado quanto das nossas esburacadas ruas. Ele já está sendo vendido em três versões de acabamento (SE, HSE e HSE Luxury) e apenas com o motor 2.0 turbo a gasolina, de 240 cavalos.
Das versões e motorizações apresentadas aqui no Guscar em outubro do ano passado, o Discovery Sport vendido no Brasil não trouxe a versão S, o câmbio manual de seis marchas e não virá o motor turbodiesel 2.2 de 150 cavalos. O que chegará ao país no final de ano será o de 190 cv.

Equipamentos de tecnologia como projeção de informações no para-brisa, comutação automática entre fachos alto e baixo dos faróis, alertas para veículo em ponto cego e saída involuntária da faixa de rolamento, amortecedores com controle magneto-reológico e sistema de frenagem automática ao detectar risco de colisão também não vieram para cá.


Apesar do nome remeter ao ex-modelo médio lançado em 1989, o Discovery Sport é um projeto inteiramente novo e, mesmo com os seus 4,59m de comprimento, substituirá o Freelander, o menor Land Rover até o lançamento do Evoque, que pertence à linha Range Rover e, por isso, ocupa uma faixa de preço superior. Ele ainda emprestou parte de sua plataforma ao novo Discovery. Aliás, o luxuoso compacto se tornou a referência de estilo dentro da marca inglesa (hoje da propriedade da indiana Tata) desde que foi lançado em 2011. Todos os seus novos modelos têm cara de Evoque: frente com grade e faróis finos com refletores em LED circular.

O Discovery Sport é mais um deles. Se não é tão original na frente, a sua identidade está na lateral, com a coluna C inclinada "flutuante", quando na verdade apenas termina na moldura das janelas. Já a traseira arredondada volta a seguir o estilo do Evoque, com as suas lanternas retangulares. Destaque para os refletores em LED que também formam um círculo.


O interior, com opção de tonalidades escura ou clara, tem acabamento de primeira qualidade, tanto de materiais quanto de montagem, embora tenha alguns plásticos rígidos. O painel tem desenho reto, com o console central inclinado e flutuante. O Discovery Sport é bem espaçoso para cinco passageiros. A versão com dois lugares extras, mais apropriados para crianças, é um opcional que custa R$ 7 mil. A capacidade do porta-malas com apenas cinco lugares é de 689 litros.

A versão SE traz de série ar-condicionado de duas zonas, sete airbags (o Discovery Sport ganhou cinco estrelas no teste de colisão do EuroNCAP), entrada USB, iPod, AUX, Bluetooth, sistema multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas, retrovisores elétricos, sensor de chuva para acionamento dos limpadores, sensor de luminosidade para acendimento dos faróis, bancos em couro e tecido, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré e sistema de áudio com cinco alto falantes, partida do motor por botão e rodas de 18 polegadas. Custa R$ 183.100

A HSE, por R$ 206.100, acrescenta teto solar panorâmico, faróis com assinatura em LED, rodas de liga leve 19 polegadas, bancos dianteiros em couro com ajustes elétricos, sensor de estacionamento dianteiro, saída de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos e sistema de áudio com 11 alto falantes.

Por R$ 235.200, a HSE Luxury completa com retrovisores com memória, bancos dianteiros com climatização e memória, entrada USB na segunda fileira de bancos, iluminação interna configurável e sistema de áudio com 17 alto falantes.


Além dos sete lugares são opcionais o assistente de estacionamento, sistema de dupla visão na tela do painel (que impede que o motorista se distraia com um vídeo assistido pelo passageiro), navegador, duas telas de 8 polegadas para entretenimento dos passageiros com fones de ouvido sem fio e operação independente, tampa traseira com abertura e fechamento elétricos.

O motor 2.0 é o mesmo Ecoboost usado no Ford Fusion, com turbo, injeção direta e bloco de alumínio. Rende 240 cavalos e 34,7 kgfm. O câmbio automático de nove marchas tem seletor giratório que se encolhe com o carro desligado e borboletas no volante. A tração é integral, mas só aciona as rodas traseiras quando necessário.  

Na sua aptidão para o off-road, o Discovery Sport pode enfrentar áreas alagadas de até 60 cm. Para as aventuras mais leves, o motorista conta com o sistema de tração Terrain Response, com cinco modos de tração, aceleração e torque, além da função Eco, que diminui o consumo. Os tais modos de tração são Lama/Sulcos para piso irregular, Relva/Gravilha/Neve para solo escorregadio, Areia para pisos secos e o modo geral, para asfalto.


Segundo a revista Carro, o Discovery Sport acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 6,2 segundos. O consumo é de 8,2 km/litro na cidade e 11,8 km/l na estrada. A frenagem a 80 km/h é de 25,3 metros e o ruído a mesma velocidade é de 59,9 decibéis. 

Claramente voltado para um segmento luxuoso, apesar de ser nacionalizado no ano que vem, o Land Rover tem como concorrentes o Audi Q5 Attraction (motor 2.0 turbo 225 cv, que custa R$ 222 mil), o BMW X3 20i (turbo de 2,0 litros, 184 cv, R$ 206.950) e Volvo XC60 T6 Inscription (turbo de seis cilindros e 3,0 litros, 306 cv, R$ 226 mil). 

Outro concorrente que ainda vai chegar será o Mercedes GLC, que ficou mais elegante. Mas até lá, o Discovery Sport já será nacional e tem mais experiência e tradição em fora de estrada. Afinal, é um Land Rover.


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal, turbo, injeção direta de gasolina, 1.999 cm³, 16 válvulas
Potência: 240 cv
Câmbio: Automático de nove marchas, com borboletas no volante
Tração: integral
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 segundos (Revista Carro)
Velocidade máxima: 199 km/h
Consumo: 8,2 km/l na cidade e 11,8 km/l  na estrada (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,59/2,07/1,72/2,74m
Porta-malas: 689 litros (cinco lugares)
Tanque: 70 litros
Preços: R$ 183.100 (SE), R$ 206.100 (HSE) e R$ 235.200 (HSE Luxury)
Cores: Branco Fuji (sólida), Prata Indus, Cinza Corris e Scotia, Preto Santorini, Azul Loire, Verde Aintree, Kaikoura Stone (grafite), Vermelho Firenze, Branco Yulong (metálicas), Phoenix Orange e Cinza Waitomo (metálicas premium)