Dá para contar nos dedos, e em uma só mão, as novidades do Nissan Versa. A primeira é que o sedã japonês agora é fabricado em Resende, aqui no estado do Rio de Janeiro. Isso foi um grande avanço, pois livra o modelo da sufocante cota de importação para veículos mexicanos, aumentando o volume de vendas e a possibilidade da vinda de novos modelos. A empresa espera aumentar as vendas do Versa em 25%.
A segunda está em parte do estilo. A frente ganhou faróis mais recortados, entre o formato triangular e o de bumerangue. E a grade está maior e com o V mais acentuado, ficando mais próximo de seus irmãos maiores, como o Sentra e o Altima. A traseira só ganhou um discretíssimo redesenho nas lanternas e alguns vincos na tampa do porta-malas (que continua com 460 litros). E ambos os para-choques também mudaram.
A terceira é o novo painel de instrumentos, igual ao do March, que combina melhor com o Versa. As saídas de ar com cara de "Baby Sauro" deram lugar a difusores retangulares, com uma aparência mais refinada. Entretanto, o revestimento das portas é o mesmo e o plástico (duro) reina no interior do carro. Pelo menos o espaço interno continua excelente.
A quarta é o motor. Não o 1.6 16v Flex de 111 cavalos, independente do combustível, que continua nas três versões mais caras. Mas o inédito 1.0 12v Flex de três cilindros e 77 cavalos que também está sendo usado no hatch March. A Nissan quis dar um perfil mais popular ao Versa e deixá-lo mais próximo a concorrentes como Ford Ka+, Hyundai HB20S, Renault Logan e Chevrolet Prisma. Estes dois últimos ainda com motores de quatro cilindros. O Fiat Grand Siena não tem motor 1.0, exclusivo do Siena velho. Para este foi lançada a quinta novidade do Versa: a versão top Unique, com motor 1.6.
Antes vou fazer algumas considerações sobre o desempenho do novo motor 1.0. Com aceleração de 0 a 100 km/h de 15,5 segundos, retomada de 16,2 segundos entre 80 e 120 km/h e velocidade máxima de 162 km/h, o Versa mostrou que é muito pesado para pouca cilindrada. Contra os concorrentes Ka+ e HB20S ficou em último em aceleração, mas só ganhou do Ford nesta passagem da retomada feita pela revista Carro. Porque nas demais (40-100 km/h e 60-120 km/h) também ficou para trás. A relação peso/potência (1.059 kg/77 cv) do Nissan é de 13,75 kg/cv. Maior que a dos dois rivais citados, embora a diferença para o Hyundai seja pequena, se a potência for a gasolina.
O consumo ficou na média. Principalmente na cidade, percurso no qual a Carro obteve 8,6 km/l. Na estrada o Versa percorre 12,3 km/l na estrada, sendo mais econômico que o Ka. Só que gasta mais álcool que o HB20S. O nível de ruído de 64,8 decibéis a 80 km/h, também medido pela publicação da editora Motorpress, é outro ponto negativo da versão 1.0. E pra piorar: a Nissan resiste a oferecer um câmbio automático, tanto para o Versa, quanto para o March.
Voltando ao lançamento da versão Unique 1.6, por R$ 54.990 ela toma o posto de top do SL ao trazer ar condicionado digital, revestimento em couro dos bancos, portas, volante e alavanca do câmbio, acabamento em preto brilhante no painel central, rebatimento elétrico dos retrovisores, rodas de liga-leve diamantadas de 15 polegadas, encaixes Isofix para cadeirinhas infantis e sistema multimídia com GPS, câmera de ré, além de som com rádio, CD Player, MP3, entradas USB e auxiliares.
Abaixo desta versão está a ex-top SL 1.6, que tem vidros traseiros elétricos, rodas de liga-leve de 15 polegadas, acabamento dos bancos em camurça e cinto de segurança traseiro central de três pontos. Custa R$ 49.940.
A mais barata com motor 1.6 passa a ser a SV, por R$ 46.490, com quadro de instrumentos diferenciado (Fine Vision, compare nas fotos dos dois painéis), CD Player com MP3, Bluetooth, entradas USB e auxiliares, comando do som e telefone no volante e maçanetas internas cromadas.
O Versa 1.0 mais equipado é o S, que custa R$ 44.990 e tem os mesmos itens do SV 1.6, com exceção do quadro de instrumentos Fine Vision e as maçanetas cromadas.
A versão básica do Versa parte de R$ 41.990 e já traz ar condicionado manual, direção elétrica, trio elétrico (vidros elétricos só na frente), computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de 15 polegadas com calotas e os obrigatórios airbags frontais e freios ABS com EBD e assistência de frenagem. Itens presentes nas outras versões superiores, com as devidas melhoras.
Além das cinco novidades, o agora nacional Nissan Versa 2016 manteve o seu estilo dinâmico na lateral e o amplo espaço interno. Mas a falta de agilidade, justamente do novo motor 1.0, de um câmbio automático e de equipamentos de segurança como apoio de cabeça para o banco traseiro, airbags laterais e controles de tração e estabilidade podem continuar o deixando como coadjuvante num disputado segmento de sedãs compactos, mesmo sendo maior (comprimento de 4,49m e entre-eixos de 2,60m).
FICHA TÉCNICA
Motores: Três cilindros, transversal, flex, 997 cm³, 12 válvulas (1.0)
Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³,16 válvulas (1.6)
Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³,16 válvulas (1.6)
Potência: 77 cv (1.0) e 111 cv (1.6)
Torque: 10(1.0) e 15,1 kgfm (1.6) a 4.000 rpm
Torque: 10(1.0) e 15,1 kgfm (1.6) a 4.000 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,5 (1.0) e 10,9 segundos (1.6) - Revista Carro, com álcool
Velocidade máxima: 162 (1.0) e 187 km/h (1.6) - fabricante
Consumo: 8,6 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada (1.0)
7,3 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (1.6) - Carro, com álcool
7,3 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (1.6) - Carro, com álcool
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,49/1,70/1,52/2,60 m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 41 litros
Preços: R$ 41.990 (1.0) / R$ 44.990 (1.0 S) / R$ 46.490 (1.6 SV) / R$ 49.490 (1.6 SL) / R$ 54.990 (Unique 1.6)
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