TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A carroceria de quatro portas do Mini Cooper é o símbolo do amadurecimento de um modelo que nasceu há mais de 55 anos como um compacto prático e barato para o inglês adquirir o seu primeiro carro e evoluiu em 2001, na forma de um veículo sofisticado e estiloso como uma roupa de grife (no caso a BMW). Para preservar a alma do velho Mini Morris, foi lançado apenas com duas portas.

Após tantas variações da releitura, entre os clássicos Cabriolet e Clubman e os inéditos Coupé, Countryman e Paceman, faltava uma versão de quatro portas do Mini Cooper moderno para se adaptar às atuais exigências de mercado. O Clubman e Countryman já tinham. Entretanto, na perua as portas laterais traseiras eram curtas e de abertura suicida e o último é considerado um crossover.

Assim, somente na terceira geração surgiu o Mini Cooper 4 portas, lançado no final do ano passado e que agora, apenas seis meses depois, está à venda no Brasil em três versões, com preços entre R$ 106 e 140 mil.


Com a ampla janela lateral dividida pela coluna da porta extra, o Mini Cooper ficou cerca de 16 cm maior em comprimento (de 3,82 para 3,98m) e, o mais importante, ganhou sete centímetros na distância entre-eixos, que passou de 2,49m para 2,56m, permitindo um aumento no espaço interno. Curiosamente, o Mini quatro portas agora é homologado para três passageiros atrás, mas a largura continua em 1,73m. E o passageiro do meio ainda vai sofrer com o túnel da transmissão e o porta-copos no meio das suas pernas. A cabeça, em compensação, ganhou uma folga com o aumento da altura de 1,41 para 1,43m. O porta-malas também cresceu de 211 para 278 litros, reforçando o novo perfil familiar do compacto chic inglês.


Aliás, familiar foi uma maneira de descrever a carroceria de quatro portas, pois ele continua esportivo com a sua sensação de pilotar um kart: baixo e grudado no asfalto. O estilo e o visual interno, como o centro do painel circular, assim como o acabamento de alto nível, com couro e alumínio, continuam iguais ao do Cooper de duas portas. 


O Mini Cooper básico custa exatamente R$ 105.950. Tem o motor de três cilindros 1.5 TwinTurbo com injeção direta, que rende 136 cavalos. O torque é de 22,4 kgfm a partir de 1.250 rpm. O câmbio é automático de seis marchas. O conjunto acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e alcança 207 km/h.

Entre os equipamentos principais estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e de tração, ar-condicionado digital de duas zonas, computador de bordo, sistema keyless e botão de partida, assistente de declive, suspensão adaptativa, três modos de direção (identificados pela iluminação do aro do painel central e selecionados na base da alavanca do câmbio), volante multifuncional. sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis, sensores de chuva e crepuscular, alarme, faróis de milha, lanternas traseiras de neblina e rodas de liga-leve de 16 polegadas.


O motor do Cooper S é de quatro cilindros TwinTurbo 2.0 de 192 cavalos, com o sistema Start/Stop, que desliga a ignição nas paradas no sinal de trânsito. O torque é de 28,5 kgfm na mesma rotação do 1.5. O câmbio é o mesmo automático de seis marchas, mas com função esportiva. O Cooper S acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e chega aos 230 km/h.

O Cooper S é dividido em dois níveis de equipamento. O Exclusive custa R$ 122.500 e adiciona ao básico sensor de estacionamento traseiro, divisor de torque, sistema multimídia com tela de LCD de 6,5 polegadas, Bluetooth e GPS, retrovisor interno eletrocrômico, farol de milha de leds, farol full led e rodas aro 17. Já a Top completa com assistente de farol alto, borboletas no volante para troca manual de marchas, controle de cruzeiro adaptativo, head-up display, central multimídia com tela de 8,8 polegadas e disco rígido de 20 GB, aviso de colisão frontal e teto solar panorâmico, Seu preço fecha em R$ 139.950.


No Brasil, o Mini Cooper vai disputar mercado com o Volkswagen Golf Highline completo e o GTI, o Audi A3, o Merce.des Classe A, o Volvo V40 e o Citroën DS4. Todos com quatro portas. Elas realmente faziam falta ao Mini.

FICHA TÉCNICA

Motor 1.5: Três cilindros em linha, transversal, turbo e injeção direta de gasolina, 1.499 cm³, 12 válvulas (Cooper)
Motor 2.0: Quatro cilindros em linha, transversal, turbo e injeção direta de gasolina, 1.995 cm³, 16 válvulas (Cooper S)
Potência: 136 (1.5) e 192 cv (2.0)
Torque 1.5: 22,5 kgfm (23,5 kgfm com booster) 
 Torque 2.0:  28,5 kgfm (30,6 kgfm com booster) de 1.250 rpm a 4.750 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,1 segundos (1.5) e 6,7 segundos (2.0) - fabricante
Velocidade máxima: 207 (1.5) e 230 (2.0) km/h - fabricante
Consumo: não informado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,98/1,73/1,43/2,56m
Porta-malas: 278 litros
Tanque: 44 litros
Preço: R$ 105.950 (Cooper) / R$ 122.500 (Cooper S Exclusive) / R$ 139.950 (Cooper S Top)