DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO
Conforme prometido no último comparativo dos hatches compactos 1.0, agora é a vez do novo Ford Ka 1.5 desafiar os seus concorrentes com motores de maior cilindrada. O vencedor do comparativo anterior, o Volkswagen Up!, que só tem motor de um litro, não pôde participar e deu lugar ao Fiat Uno 1.4. Chevrolet Onix e Nissan March continuam no confronto, mas nas versões de topo LTZ 1.4 e SL 1.6 16v, respectivamente.
O Ka 1.5, totalmente reestilizado, também participa na versão mais completa, chamada SEL. Já o Fiat Uno, que ganhou um discreto facelift (a mudança do painel interno foi mais profunda), aposta na versão Evolution, intermediária (a top é a Sporting) e pioneira na produção nacional do sistema Start-Stop, responsável por desligar o motor nas paradas no sinal de trânsito. É o único dos quatro com este recurso, que não ajudou muito na classificação do Uno e só melhorou bem o consumo na cidade.
Além do aumento da cilindrada dos motores e da troca do Up! pelo Uno, este novo comparativo tem uma nova apresentação e os números de teste fornecidos pela revista Carro, com álcool no tanque dos carros, enquanto o dos 1.0 era da Quatro Rodas, com gasolina.
Estilo
Apesar de ser um dos mais antigos ao lado do Uno, a carroceria do March é a mais simpática e atraente. Sempre chama atenção e desperta alegria, mesmo com a pesada frente que o face-lift lhe deu.
Mais recentes, Ka e Onix ficaram em segundo pela falta de originalidade. Ambos usam a lateral e a traseira padrões do segmento (o Gol também segue a mesma filosofia) e a identidade de sua respectiva marca. O Chevrolet com a barra central na cor do carro e o emblema dourado. E o Ford com a ampla grade hexagonal à moda Aston Martin.
Em último aparece o Uno, não por ser o mais antigo (de 2010), mas pela estranheza, feiúra e falta de charme.
Acabamento
Ainda não é o ideal, mas essas novas saídas centrais de ar retangulares, a tela multimídia e o controle do ar condicionado digital passam a impressão de que o March pertence a um segmento superior. Por isso apresenta o melhor acabamento.
Depois vem o Uno, que ganhou um novo painel, com novas saídas centrais de ar e faixa em tom diferente. Não é um primor de acabamento e tem muitos plásticos duros. Mas lhe deu um aspecto mais sofisticado e moderno, principalmente na textura cheia de palavrinhas Uno.
O interior do Ka, com aplique prateado no centro do painel, também tem aparência requintada, lembrando o Fiesta, mas, além do plástico duro, as quinas e a montagem sugerem simplicidade. O porta-objetos na lateral do painel parece mais um improviso de falha do que pensado para acomodar mais um objeto.
E o interior do Onix, com o plástico rude, o painel digital de moto e o tecido frágil dos bancos dispensa comentários.
Espaço interno
Na falta de uma medição interna confiável, voltei a considerar a superficial distância entre-eixos. Assim, a maior é do Onix, com 2,53m. Depois vem os 2,49m do Ka, os 2,45m do March e, por último, os 2,37m que ficaria nesta posição mesmo se o Up! estivesse presente.
Porta-malas
Uno e Onix não têm o porta-malas ideal (na faixa dos 300 litros), mas a capacidade de 280 litros deles é a maior. E quem achava que os 265 litros do March são pouco, mas condizentes com o seu menor comprimento (3,83m), vai se surpreender ao saber que o Ka, quatro centímetros maior, tem apenas 257 litros.
Motor
O 1.6 16v Flex de origem Renault do March fez jus à cilindrada mais alta e tem a maior potência dos quatro. São 111 cavalos, independente do combustível utilizado. Mas foi por pouco, viu? Com 110 cv com álcool vem o Sigma 1.5 16v Flex do Ka, que rende 105 cv com gasolina. Atrás deles vêm os dois 1.4 de oito válvulas. Primeiro o SPE (ex-Econo.Flex) do Onix, com 98 e 106 cv. E o título de motor mais fraco vai para os 85/88 cv do Evo do Uno, que poderia ter recebido, ao menos, mais oito válvulas neste face-lift, né?
Desempenho
A maior capacidade cúbica do motor do March também se refletiu nas provas de desempenho realizadas pela revista Carro. Mas foi graças à retomada de 80 a 120 km/h em 11 segundos. Porque na aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos ele ficou dois décimos atrás do Ka. Porém, o Ford ficou em segundo porque a retomada foi cumprida em 13,7 s. Pior até que os 11,9 segundos do Onix, que ficou em terceiro no desempenho por causa da aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos. O Uno comeu poeira com os seus 13,2 e 17,5 segundos na aceleração e retomada. Aqui, o raquítico 1.4 EVO falou mais alto. Ou seria mais baixo?
Consumo
Se o desempenho não é bom, o Uno, pelo menos, pode dizer que tem um motor econômico. Percorre 9,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Mérito do inédito sistema StartStop num carro nacional? Só se foi na cidade. O Uno Sporting fez 7,7 km/l e 10,5 km/l na estrada. Mas a revista Carro o testou com o câmbio automatizado Dualogic (que agora não tem mais alavanca no console e não é oferecido nem como opcional no Evolution).
Pena que o Uno não é o único mais econômico. Teve que dividir os quatro pontos com o Onix, de mesma cilindrada. O Chevrolet fez 8,3 km/l na cidade e 12,4 km/ na estrada. Na soma ficou em 20,7 km/l, apenas um décimo a menos que o Fiat, mas declarei empate técnico.
Em terceiro ficou o Ka 1.5, com 7,8 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada (19,4 km/l no total). Já o mais beberrão é o March com 7,5 e 11 km/l (18,5 km/l).
Frenagem (Segurança)
O destaque para o frenagem a 80 km/h, segundo a Carro, vai para o Ka. Ele foi o único a parar em 24 metros, mais precisamente 24,2m. Seus três rivais ficaram na faixa dos 26, com o March cravando a marca, seguido pelo Onix, com 26,4m e o Uno em 26,8m.
Nível de ruído (Conforto)
Nova vitória do Ford, com 61,4 decibéis, também a 80 km/h. Marca muito boa para um veículo compacto. Um decibel a mais ficaram empatados o Uno e o Onix, com 62,4. Já o March ficou com elevados 66,8 decibéis.
Assistência
Como não consegui o custo confiável de peças e revisões de todos os quatro carros, volto a considerar o número de concessionárias para avaliar a assistência. Na ausência da Volkswagen, a maior rede é a da Chevrolet, com 600 pontos. A Fiat vem logo atrás com 580 e depois a Ford com 400. Mesmo com mais de vinte anos de atuação no Brasil e doze fabricando aqui, a Nissan só conseguiu reunir 166 revendedoras.
Preço
O preço dos quatro modelos aqui comparados são das versões completas por causa de alguns itens de conforto, conveniência e segurança. Ka e March dispensam opcionais nas versões de topo. O Onix é o único das versões analisadas com opção de câmbio automático de seis marchas. O pacote também inclui controle de velocidade (piloto automático) e o volante com comandos deste sistema, do rádio e do telefone. No Uno, o câmbio Dualogic só é oferecido nas versões Way 1.4 e Sporting.
O March SL custa R$ 43.990 e é o mais barato. Já o Uno Evolution precisa de seis pacotes para ficar quase completo, ao preço de R$ 43.357. Mas se você preferir a faixa branca no painel e os três anéis na grade precisa pagar R$ 44.270. Básico, ele custa R$ 35.510.
O Ka SEL sai por R$ 44.990. E o Onix LTZ tem absurdos R$ 49.940. E ainda pula para R$ 53.490 com câmbio automático.
A nota negativa vai para a inflação que está atingindo o setor automotivo. Mesmo com promessas de prorrogação do IPI e a nacionalização de modelos importados os preços não param de subir. Uno e March foram reajustados enquanto eu escrevia este comparativo. O Onix aumenta todo mês.
Equipamentos
Ar condicionado, direção hidráulica ou elétrica, vidros e travas elétricos, rádio, Bluetooth, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de liga-leve são itens presentes nestes quatro modelos. Freios ABS e airbags frontais são obrigatórios.
O Ka, entretanto, vence por causa dos recursos de segurança, itens que o brasileiro deveria priorizar. Na versão SEL traz controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e acionamento automático do SAMU quando o airbag é disparado e o combustível é cortado. Este último recurso já está presente na versão intermediária SE Plus.
Se eu dependesse dos itens de conforto e conveniência, o March teria a melhor lista, pois a top SL, exclusiva do motor 1.6, tem ar condicionado digital, CD Player, navegador por GPS e câmera de ré de diferenciais. O Ford não tem retrovisores elétricos e a tela do seu sistema SYNC parece ter sido projetada para o início dos anos 90. Na verdade, é apenas a sincronização do som e do viva-voz com o seu celular.
Em terceiro ficou o Onix LTZ que tem o básico citado no primeiro parágrafo deste tópico. Seu diferencial é o sistema multimídia MyLink que não tem GPS e nem câmera de ré. Funciona da mesma forma que o SYNC do Ka. Só tem tela colorida maior e dá para ver fotos.
O Uno Evolution, além do sistema StartStop, exclusivo desta versão intermediária, só tem de série direção hidráulica, rádio com MP3, vidros e travas elétricos. Ar condicionado manual, CD Player com tela grande, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, volante com comandos de rádio e telefone, chave canivete com alarme e controle remoto e sensor de estacionamento são opcionais. Por isso, o Uno ficou em último em equipamentos.
Conclusão
Na base do 8 ou 80, com mais últimos lugares (comparado aos rivais - seis) do que vitórias (apenas duas) e sem resultados medianos (terceiros lugares), o Uno acabou ficando em último lugar e mostra que já pede uma nova geração.
3º Chevrolet Onix LTZ 1.4
No comparativo dos 1.0, o Onix só tinha vencido em espaço interno. Agora, ele não só continua sendo o mais espaçoso, como também passou a dividir o maior porta-malas e a melhor média de consumo com o Uno, além de ter o maior número de concessionárias na ausência do Volkswagen Up!. No outro comparativo, no entanto, o pós-venda foi avaliado pelo custo de manutenção (peças + revisões) divulgado pela Quatro Rodas.
Estilo
Apesar de ser um dos mais antigos ao lado do Uno, a carroceria do March é a mais simpática e atraente. Sempre chama atenção e desperta alegria, mesmo com a pesada frente que o face-lift lhe deu.
Mais recentes, Ka e Onix ficaram em segundo pela falta de originalidade. Ambos usam a lateral e a traseira padrões do segmento (o Gol também segue a mesma filosofia) e a identidade de sua respectiva marca. O Chevrolet com a barra central na cor do carro e o emblema dourado. E o Ford com a ampla grade hexagonal à moda Aston Martin.
Em último aparece o Uno, não por ser o mais antigo (de 2010), mas pela estranheza, feiúra e falta de charme.
Acabamento
Ainda não é o ideal, mas essas novas saídas centrais de ar retangulares, a tela multimídia e o controle do ar condicionado digital passam a impressão de que o March pertence a um segmento superior. Por isso apresenta o melhor acabamento.
Depois vem o Uno, que ganhou um novo painel, com novas saídas centrais de ar e faixa em tom diferente. Não é um primor de acabamento e tem muitos plásticos duros. Mas lhe deu um aspecto mais sofisticado e moderno, principalmente na textura cheia de palavrinhas Uno.
O interior do Ka, com aplique prateado no centro do painel, também tem aparência requintada, lembrando o Fiesta, mas, além do plástico duro, as quinas e a montagem sugerem simplicidade. O porta-objetos na lateral do painel parece mais um improviso de falha do que pensado para acomodar mais um objeto.
E o interior do Onix, com o plástico rude, o painel digital de moto e o tecido frágil dos bancos dispensa comentários.
Na falta de uma medição interna confiável, voltei a considerar a superficial distância entre-eixos. Assim, a maior é do Onix, com 2,53m. Depois vem os 2,49m do Ka, os 2,45m do March e, por último, os 2,37m que ficaria nesta posição mesmo se o Up! estivesse presente.
Porta-malas
Uno e Onix não têm o porta-malas ideal (na faixa dos 300 litros), mas a capacidade de 280 litros deles é a maior. E quem achava que os 265 litros do March são pouco, mas condizentes com o seu menor comprimento (3,83m), vai se surpreender ao saber que o Ka, quatro centímetros maior, tem apenas 257 litros.
O 1.6 16v Flex de origem Renault do March fez jus à cilindrada mais alta e tem a maior potência dos quatro. São 111 cavalos, independente do combustível utilizado. Mas foi por pouco, viu? Com 110 cv com álcool vem o Sigma 1.5 16v Flex do Ka, que rende 105 cv com gasolina. Atrás deles vêm os dois 1.4 de oito válvulas. Primeiro o SPE (ex-Econo.Flex) do Onix, com 98 e 106 cv. E o título de motor mais fraco vai para os 85/88 cv do Evo do Uno, que poderia ter recebido, ao menos, mais oito válvulas neste face-lift, né?
Desempenho
A maior capacidade cúbica do motor do March também se refletiu nas provas de desempenho realizadas pela revista Carro. Mas foi graças à retomada de 80 a 120 km/h em 11 segundos. Porque na aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos ele ficou dois décimos atrás do Ka. Porém, o Ford ficou em segundo porque a retomada foi cumprida em 13,7 s. Pior até que os 11,9 segundos do Onix, que ficou em terceiro no desempenho por causa da aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos. O Uno comeu poeira com os seus 13,2 e 17,5 segundos na aceleração e retomada. Aqui, o raquítico 1.4 EVO falou mais alto. Ou seria mais baixo?
Consumo
Se o desempenho não é bom, o Uno, pelo menos, pode dizer que tem um motor econômico. Percorre 9,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Mérito do inédito sistema StartStop num carro nacional? Só se foi na cidade. O Uno Sporting fez 7,7 km/l e 10,5 km/l na estrada. Mas a revista Carro o testou com o câmbio automatizado Dualogic (que agora não tem mais alavanca no console e não é oferecido nem como opcional no Evolution).
Pena que o Uno não é o único mais econômico. Teve que dividir os quatro pontos com o Onix, de mesma cilindrada. O Chevrolet fez 8,3 km/l na cidade e 12,4 km/ na estrada. Na soma ficou em 20,7 km/l, apenas um décimo a menos que o Fiat, mas declarei empate técnico.
Em terceiro ficou o Ka 1.5, com 7,8 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada (19,4 km/l no total). Já o mais beberrão é o March com 7,5 e 11 km/l (18,5 km/l).
Frenagem (Segurança)
O destaque para o frenagem a 80 km/h, segundo a Carro, vai para o Ka. Ele foi o único a parar em 24 metros, mais precisamente 24,2m. Seus três rivais ficaram na faixa dos 26, com o March cravando a marca, seguido pelo Onix, com 26,4m e o Uno em 26,8m.
Nível de ruído (Conforto)
Nova vitória do Ford, com 61,4 decibéis, também a 80 km/h. Marca muito boa para um veículo compacto. Um decibel a mais ficaram empatados o Uno e o Onix, com 62,4. Já o March ficou com elevados 66,8 decibéis.
Assistência
Como não consegui o custo confiável de peças e revisões de todos os quatro carros, volto a considerar o número de concessionárias para avaliar a assistência. Na ausência da Volkswagen, a maior rede é a da Chevrolet, com 600 pontos. A Fiat vem logo atrás com 580 e depois a Ford com 400. Mesmo com mais de vinte anos de atuação no Brasil e doze fabricando aqui, a Nissan só conseguiu reunir 166 revendedoras.
Preço
O preço dos quatro modelos aqui comparados são das versões completas por causa de alguns itens de conforto, conveniência e segurança. Ka e March dispensam opcionais nas versões de topo. O Onix é o único das versões analisadas com opção de câmbio automático de seis marchas. O pacote também inclui controle de velocidade (piloto automático) e o volante com comandos deste sistema, do rádio e do telefone. No Uno, o câmbio Dualogic só é oferecido nas versões Way 1.4 e Sporting.
O March SL custa R$ 43.990 e é o mais barato. Já o Uno Evolution precisa de seis pacotes para ficar quase completo, ao preço de R$ 43.357. Mas se você preferir a faixa branca no painel e os três anéis na grade precisa pagar R$ 44.270. Básico, ele custa R$ 35.510.
O Ka SEL sai por R$ 44.990. E o Onix LTZ tem absurdos R$ 49.940. E ainda pula para R$ 53.490 com câmbio automático.
A nota negativa vai para a inflação que está atingindo o setor automotivo. Mesmo com promessas de prorrogação do IPI e a nacionalização de modelos importados os preços não param de subir. Uno e March foram reajustados enquanto eu escrevia este comparativo. O Onix aumenta todo mês.
Equipamentos
Ar condicionado, direção hidráulica ou elétrica, vidros e travas elétricos, rádio, Bluetooth, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de liga-leve são itens presentes nestes quatro modelos. Freios ABS e airbags frontais são obrigatórios.
O Ka, entretanto, vence por causa dos recursos de segurança, itens que o brasileiro deveria priorizar. Na versão SEL traz controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e acionamento automático do SAMU quando o airbag é disparado e o combustível é cortado. Este último recurso já está presente na versão intermediária SE Plus.
Se eu dependesse dos itens de conforto e conveniência, o March teria a melhor lista, pois a top SL, exclusiva do motor 1.6, tem ar condicionado digital, CD Player, navegador por GPS e câmera de ré de diferenciais. O Ford não tem retrovisores elétricos e a tela do seu sistema SYNC parece ter sido projetada para o início dos anos 90. Na verdade, é apenas a sincronização do som e do viva-voz com o seu celular.
O Uno Evolution, além do sistema StartStop, exclusivo desta versão intermediária, só tem de série direção hidráulica, rádio com MP3, vidros e travas elétricos. Ar condicionado manual, CD Player com tela grande, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, volante com comandos de rádio e telefone, chave canivete com alarme e controle remoto e sensor de estacionamento são opcionais. Por isso, o Uno ficou em último em equipamentos.
Conclusão
4º Fiat Uno Evolution 1.4
O sistema Start-Stop foi a maior novidade mecânica neste primeiro face-lift que o Uno sofreu em seus quatro anos com a nova carroceria quadrada redonda. Ajudou apenas o Fiat ser o mais econômico. O Uno também se destacou no porta-malas e só. O novo painel ajudou a melhorar o acabamento e até o nível de ruído, mas não o suficiente para torná-lo o melhor. Já o preço completo o deixou atrás do March.
O sistema Start-Stop foi a maior novidade mecânica neste primeiro face-lift que o Uno sofreu em seus quatro anos com a nova carroceria quadrada redonda. Ajudou apenas o Fiat ser o mais econômico. O Uno também se destacou no porta-malas e só. O novo painel ajudou a melhorar o acabamento e até o nível de ruído, mas não o suficiente para torná-lo o melhor. Já o preço completo o deixou atrás do March.
Porém, a estrutura continua a mesma, assim como o motor. E a Fiat ainda não foi capaz de melhorar a lista de equipamentos. Colocou muitos opcionais e sequer disponibilizou um moderno sistema multimídia (é acessório).
Equipamentos de série - Direção hidráulica, rádio com entrada USB e MP3, vidros e travas elétricos, computador de bordo, sinalização de frenagem de emergência, acionamento automático da seta nas trocas de faixa (lane assist), volante com regulagem de altura e follow me home.
Opcionais - Ar condicionado, chave canivete com telecomando das portas, retrovisores elétricos com rebatimento do espelho no engate da marcha ré, tocador de CD, Bluetooth, viva-voz, alarme, volante com comandos do rádio, faróis de neblina, para-brisas degradé, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro e rodas de liga-leve de 14 polegadas e detalhes de acabamento no painel e na grade.
Cores - As pinturas sólidas são a Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine. As metálicas Azul Netuno, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari e Preto Vesúvio custam R$ 1.245.
Outras versões - A frente original do Uno foi mantida na versão Vivace 1.0, que custa R$ 26.760 com duas portas (aliás, o único nesta configuração) e R$ 28.930 com quatro. Ele ganhou também a versão Itália, por R$ 34.430, só com quatro portas.
O novo visual só a partir da versão Attractive 1.0 por R$ 31.450, apenas com quatro portas. A Way, de aparência aventureira, custa R$ 31.960 o 1.0 e R$ 35.510 o 1.4 manual. Com o câmbio Dualogic sai por R$ 38.535. A Sporting, só com motor 1.4, é vendida por R$ 37.190 (manual) e R$ 40.215 (Dualogic). Todos esses preços sem opcionais e já com aumento.
O novo visual só a partir da versão Attractive 1.0 por R$ 31.450, apenas com quatro portas. A Way, de aparência aventureira, custa R$ 31.960 o 1.0 e R$ 35.510 o 1.4 manual. Com o câmbio Dualogic sai por R$ 38.535. A Sporting, só com motor 1.4, é vendida por R$ 37.190 (manual) e R$ 40.215 (Dualogic). Todos esses preços sem opcionais e já com aumento.
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.368 cm³, 8 válvulas
Potência: 85 cv (gasolina) e 88 cv (álcool)
Torque: 12,4 kgfm (G) e 12,5 kgfm (A) a 3.500 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,2 segundos (Revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 172 km/h (fabricante)
Consumo: 9,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,81/1,64/1,48/2,38 m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 48 litros
Preço: R$ 35.510 (Evolution básico) / R$ 44.270 (Evolution completo)
3º Chevrolet Onix LTZ 1.4
No comparativo dos 1.0, o Onix só tinha vencido em espaço interno. Agora, ele não só continua sendo o mais espaçoso, como também passou a dividir o maior porta-malas e a melhor média de consumo com o Uno, além de ter o maior número de concessionárias na ausência do Volkswagen Up!. No outro comparativo, no entanto, o pós-venda foi avaliado pelo custo de manutenção (peças + revisões) divulgado pela Quatro Rodas.
Por outro lado, o Onix, com a saída do Up!, passou a ser o mais caro. Já o acabamento continua o mais pobre.
Somadas as vitórias, as derrotas, os bons resultados em nível de ruído e estilo e as classificações medianas, o Onix ficou um ponto atrás do Ka e do March. Ficou em terceiro e deixou a lanterna para o Uno.
Equipamentos de série - Airbags frontais, freios ABS, ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, sistema multimídia MyLink com rádio, Bluetooth, entradas USB e aplicativos para smartphone, computador de bordo, chave canivete (dobrável) com abertura do porta-malas por controle remoto, alarme, banco do motorista e volante com regulagem de altura, cintos de segurança com aviso sonoro, sistema siga-me dos faróis, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros.
Opcionais - Câmbio automático de seis marchas, piloto automático e volante com comandos deste sistema, do rádio e do telefone.
Cores - Como se já não bastasse a inflação, a Chevrolet ainda tem a cara de pau de cobrar 350 reais por duas pinturas sólidas (Vermelho Pepper e Branco Summit), A única sem custo é a Preto Global. As metálicas, por 1.100 reais são a Prata Switchblade, Azul Sky e Cinza Mond.
Outras versões - Por causa da inflação, os preços do Onix e da pintura sólida citados no comparativo dos 1.0 já mudaram. O LS 1.0 agora custa a partir R$ 37.290. O LT 1.0 sai por R$ 40.690, sem opcionais. O LT 1.4 pula para R$ 44.640 manual e R$ 49.490 o automático.
Outras versões
Equipamentos de série - Airbags frontais, freios ABS, ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, sistema multimídia MyLink com rádio, Bluetooth, entradas USB e aplicativos para smartphone, computador de bordo, chave canivete (dobrável) com abertura do porta-malas por controle remoto, alarme, banco do motorista e volante com regulagem de altura, cintos de segurança com aviso sonoro, sistema siga-me dos faróis, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros.
Opcionais - Câmbio automático de seis marchas, piloto automático e volante com comandos deste sistema, do rádio e do telefone.
Cores - Como se já não bastasse a inflação, a Chevrolet ainda tem a cara de pau de cobrar 350 reais por duas pinturas sólidas (Vermelho Pepper e Branco Summit), A única sem custo é a Preto Global. As metálicas, por 1.100 reais são a Prata Switchblade, Azul Sky e Cinza Mond.
Outras versões - Por causa da inflação, os preços do Onix e da pintura sólida citados no comparativo dos 1.0 já mudaram. O LS 1.0 agora custa a partir R$ 37.290. O LT 1.0 sai por R$ 40.690, sem opcionais. O LT 1.4 pula para R$ 44.640 manual e R$ 49.490 o automático.
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.389 cm³, 8 válvulas
Potência: 98 cv (gasolina) e 106 cv (álcool)
Torque: 13,0 kgfm (gas) e 13,9 kgfm (álc) a 4.800 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,4 segundos (Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 180 km/h (fabricante)
Consumo: 8,3 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,93/1,70/1,48/2,53 m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 54 litros
Preço: R$ 49.940 (LTZ básico) / R$ 53.490 (LTZ automático)
2º Ford Ka SEL 1.5 16v
Enquanto o Ka 1.0 usa uma versão pelada do motor Ecoboost europeu de três cilindros, o 1.5 tem o mesmo Sigma de quatro cilindros do Fiesta (precisa chamá-lo ainda de New, já que o Ka o substituiu?).
Enquanto o Ka 1.0 usa uma versão pelada do motor Ecoboost europeu de três cilindros, o 1.5 tem o mesmo Sigma de quatro cilindros do Fiesta (precisa chamá-lo ainda de New, já que o Ka o substituiu?).
Mesmo com vitórias na frenagem, no nível de ruído e na lista de equipamentos, combinado com o maior número de segundos lugares (motor, desempenho, estilo e espaço interno) e apenas um último lugar no porta-malas, o agora maduro Ford Ka... voltou a ficar em segundo lugar. Se o 1.0 perdeu para o Up!, agora o 1.5 foi ultrapassado pelo Nissan March, que venceu dois itens a mais (5 a 3), após o empate por pontos.
Equipamentos de série - Ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina, chave canivete, banco do motorista com regulagem de altura, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sistema SYNC e acionamento do SAMU em caso de acidente.
Cores - Branco Ártico e Vanilla, Vermelho Arpoador e Preto Ebony, sólidas. Prata Riviera e Dublin e Laranja Savana, metálicas por R$ 1.085.
- SE 1.0 - R$ 35.390
- SE Plus 1.0 - R$ 37.390
- SEL 1.0 - R$ 39.990
- SE 1.5 - R$ 40.390
- SE Plus 1.5 - R$ 42.390
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.499 cm³, 16 válvulas
Potência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (álcool)
Torque: 14,6 kgfm (gas.) e 14,9 kgfm (álc) a 4.250 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,2 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 181 km/h (fabricante)
Consumo: 7,8 km/l na cidade e 11.6 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,89/1,69/1,52/2,49m
Porta-malas: 257 litros
Tanque: 51,6 litros
Preço: R$ 44.990 (SEL 1.5)
Enquanto o Nissan March 1.0 ficou em terceiro no último comparativo, o SL 1.6 vence pela segunda vez. Em junho, ele já tinha derrotado, além do Onix LTZ 1.4, que voltou para o confronto, o Fiat Palio e o Volkswagen Gol Rallye, E de novo a decisão ficou no número de vitórias, após ter empatado em pontos com o Gol.
Agora, o desempate foi mais folgado em relação ao Ka. Ganhou no preço, motor, desempenho, estilo e acabamento. A vitória seria mais tranquila se ele não tivesse ficado em último no consumo, no nível de ruído e na rede de concessionárias. Com esse equilíbrio seu título pode até ser contestado pela Ford por eu ter considerado o preço do Uno completo.
Equipamentos de série - Ar condicionado digital, CD Player, navegador por GPS, câmera de ré, rodas de liga-leve diamantadas de 16 polegadas, alarme, Bluetooth, volante com comandos de áudio e telefone, faróis de neblina, trio elétrico e chave com controle remoto das portas e porta-malas.
Cores - As pinturas sólidas são a preta e a vermelha. As metálicas grafite, prata, branca e azul aumentam o preço em 990 reais.
Outras versões
O Nissan March já está sendo fabricado em Resende também com a frente antiga, que agora se chama Active 1.0 e está com preço promocional de R$ 29.990. O preço normal é mil reais mais caro. O March com a dianteira atualizada é chamado de New March e seus preços começam em R$ 32.990 na versão Conforto 1.0, seguindo por R$ 34.990 na S 1.0 e R$ 37.990 na S 1.6. A SV é a mais completa com o motor 1.0 e custa R$ 37.990 e intermediária com o 1.6, por R$ 40.990. Preços já com aumento.
O Nissan March já está sendo fabricado em Resende também com a frente antiga, que agora se chama Active 1.0 e está com preço promocional de R$ 29.990. O preço normal é mil reais mais caro. O March com a dianteira atualizada é chamado de New March e seus preços começam em R$ 32.990 na versão Conforto 1.0, seguindo por R$ 34.990 na S 1.0 e R$ 37.990 na S 1.6. A SV é a mais completa com o motor 1.0 e custa R$ 37.990 e intermediária com o 1.6, por R$ 40.990. Preços já com aumento.
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³,16 válvulas
Potência: 111 cv
Torque: 15,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,4 segundos (Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 191 km/h (fabricante)
Consumo: 7.5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,83/1,68/1,53/2,45 m
Porta-malas: 265 litros
Tanque: 41 litros
Preço: R$ 43.990 (SL 1.6 16v)
6 Comentários
O March já li que é muito barulhento, em isolação acústica nenhuma.
Estou em dúvida entre o Ka e o HB20, que não entendi porque não entrou no comparativo.