TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A Citroën botou o pé na lama no Salão de Pequim e apresentou dois utilitários esportivos. Bem, botar o pé na lama foi exagero, já que o compacto C-XR e o luxuoso DS 6WR dificilmente vão se sujar fora do asfalto.
DS 6WR

Este último dá sequência a divisão de requinte da marca francesa, iniciada com o compacto esportivo DS3 e aumentada com o hatch médio DS4 e a perua-cupê estilosa DS5. A Citroën garante que o DS 6WR, versão definitiva do conceito DS Wild Rubis (apresentado no Salão de Xangai do ano passado), será exclusivo dos chineses, tal como o DS 5LS. Mas ela não ia deixar de oferecer um utilitário esportivo com a sua nova bandeira na Europa, né? A filial brasileira estaria interessada em importá-lo.


Apesar de lembrar um compacto Chevrolet Tracker no vidro traseiro falsamente envolvente, o DS 6WR (que ia se chamar DS X7) será um crossover médio, com 4,55m de comprimento e 2,73m de distância entre-eixos por 1,86m de largura e 1,61m de altura. Ele chama atenção pelo bagageiro no teto prateado se estender até terceira janela lateral. O mesmo acontece com a grade de moldura também cromada, mas de miolo em forma de colmeia, com rebarbas que invadem os faróis. No centro, em vez do double chevaux, aparece o emblema DS. E tem outro emblema DS na ponta do capô. As lanternas traseiras têm refletores com efeito 3D, a exemplo dos faróis. 


Ainda não foram divulgadas fotos do interior e outros detalhes do modelo que começa a ser vendido na China no fim do ano. Mas já se sabe que ele terá o novo sistema Grip Control, que otimiza a tração em condições mais difíceis. O motor será o conhecido THP 1.6, com 165 ou 200 cavalos.

C-XR


Menor (4,26m de comprimento e 2,65m de entre-eixos) e mais simples é o C-XR. O estilo, também menos chamativo que o primo Peugeot 2008, de quem usa a plataforma, lembra o irmão luxuoso pelo vidro traseiro que parece continuar na lateral, mas é apenas um aplique preto. A coluna da janela lateral traseira tem um detalhe cromado, mas ele acompanha apenas a moldura da área envidraçada e não do bagageiro, como no DS6. Embora tenham efeito 3D, faróis e lanternas são mais discretos. A grade é uniformizada com a linha comum da Citroën. O conjunto mecânico será o padrão do grupo PSA: motor THP turbo 1.6, sistema start-stop e câmbio automatizado de seis marchas. Os alvos, claro: Ford Ecosport, Chevrolet Tracker, Dacia Duster, Renault Captur e o próprio Peugeot 2008. Detalhe: ele ainda é um conceito.