TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Quem tem boa memória vai lembrar que o Peugeot 408 atualmente vendido no país foi lançado primeiro na China em 2010. Ele seguiu o exemplo da sua marca-irmã Citroën, que também apresentou no país comunista asiático o C4 Pallas (lá chamado de C-Triomphe) e o seu sucessor C4 Lounge (C4L).

E mais uma vez do oriente vem a segunda geração do 408, agora com a plataforma modular EMP2 do hatch 308 - eleito em março o Carro do Ano na Europa - e do novo Citroën C4 Picasso (que chega ao Brasil no fim do ano).


O estilo dá continuidade ao conceito da marca, embora a frente não seja exatamente idêntica ao do 308 (compare aqui). A grade do sedã é um pouco maior, o leão da Peugeot está até dentro dela, dando um aspecto de improviso, e os faróis recortados com luzes diurnas de LED são mais pontudos. 

As lanternas traseiras com prolongamento na tampa do porta-malas também são recortadas na lateral como garra de leão, a exemplo do compacto 208, assim como os vincos no seu perfil. A coluna final das janelas remete ao 508, que inaugurou todo esse atual conceito estético frontal da marca. Mas em alguns ângulos, o novo 408 ficou muito parecido com o Nissan Sentra.


O interior ainda não foi divulgado. Porém, cumpro o doloroso dever de informar que o painel não será como aquele gabinete central limpo e com quadro de instrumentos elevado do 308. Pelas fotos de flagra que eu vi terá um desenho bem conservador.

O novo 408 cresceu em relação ao anterior, passando de 4,69m de comprimento para 4,75m. A distância entre-eixos aumentou pouco, apenas dois centímetros, indo a 2,73m. A largura de 1,82m foi mantida, mas a altura baixou de 1,52m para 1,48m. 

O nosso conhecido motor 1.6 THP de 167 cavalos vai continuar, assim como o câmbio automático de seis marchas. Na China, onde começa a ser fabricado em parceria com a Dongfeng, ele também terá motores 1.2 THP de 130 cavalos e um 1.8 16v de 143 cv fornecido pela indiana Ashok Leyland. 

Devido às baixas vendas do 408 por aqui, em contraponto ao sucesso do 308 e do Citroën C4 Lounge, já tem gente especulando que o grupo PSA vai fazer um rodízio entre os médios de suas duas marcas, deixando o hatch para a Peugeot e o sedã para a Citroën. Por outro lado, há quem diga que a marca do leão já confirmou a produção na Argentina e exportação para o Brasil do 408 nas duas versões. É esperar pra ver quem tem razão.