TEXTO: GUSTAVO DO CARMO
FOTOS: GUSTAVO DO CARMO E DIVULGAÇÃO 


A Suiça tem a fama de ser um país neutro, mas a cada ano do seu Salão de Genebra a maior atração é uma marca local: a Rinspeed, que na verdade é uma preparadora de veículos tunados. São raros os modelos próprios. A sua especialidade é chamar atenção com conceitos baseados em diversos fabricantes estrangeiros, com estudos visando o futuro da indústria automobilística.

Porsche, Lotus, Smart e Mercedes já serviram de cobaias para experiências de carros extensíveis, praianos, aquáticos, rebocadores, carregadores elétricos, aerodinâmicos, camaleões, transparentes, etc. Para 2014 o tema foi a autonomia veicular.



Baseado no Tesla Model S, o X-ChangE simplesmente dispensa o motorista, indo de encontro aos testes para os futuros carros autônomos. O carro pode andar sozinho enquanto os ocupantes - incluindo o motorista - podem reclinar o banco, relaxar, virar de costas para o painel e assistir a um vídeo na TV de 32 polegadas, operar por gestos o sistema multimídia ou ver o céu estrelado através do teto solar, que assume várias cores na face externa (tem 358 leds). A iluminação interna também é configurável. São 98 leds no painel. O conceito é uma verdadeira sala de estar. Quem gosta de dirigir pode assumir o volante fixado na coluna de direção deslizante. Se estiver com sono, basta empurrá-lo para o centro do painel e deitar. 

Foto: Divulgação

A estrutura é a mesma do luxuoso sedã criado no Vale do Silício norte-americano pelo fundador do PayPal e mostrado aqui no Guscar no ano passado. Inclusive com a motorização totalmente elétrica. Só que pintado de verde metálico, com frisos amarelos marca-texto na altura da grade dianteira, moldura das janelas e entre as lanternas traseiras, o Tesla S ficou um pouco irreconhecível. 


A Rinspeed deseja com o X-ChangE que os ocupantes "gastem o tempo de um modo mais significativo em vez de apenas olhar para a estrada”, segundo palavras do fundador da empresa, Frank Rinderknecht.