TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Recriar um ícone do passado, mantendo seus traços característicos, é fácil. Difícil é reestilizar a nova versão sem perder os traços característicos. Foi o que aconteceu com o Mini Cooper. Com medo de estragar o que tinha feito tão bem em 2000, a BMW, atual dona do clássico modelo inglês, fez a terceira geração da releitura do carrinho criado em 1959 por Alex Issigonis parecer um mero face-lift. 



A modificação não é leve porque o Mini ficou mais comprido (de 3,70m para 3,82m), largo (de 1,68 para 1,72m), alto (1,41m para 1,42m) e com maior distância entre-eixos (2,47m para 2,49m). A plataforma é inteiramente nova. 

Mini Cooper 2014
Mini Cooper 2011
Foi preciso ver, ao mesmo tempo, as fotos do novo modelo e do que vai ser substituído para notar as diferenças, já que o novo Mini Cooper não adotou os faróis "hexagonais" e envolventes dos seus derivados Countryman e Paceman. Continuam ovais. 

2014

2011

 Deu para perceber que agora o conjunto ótico é circundado por filetes em LED. A grade cromada agora envolve o centro do para-choque, lembrando um pouco o modelo 2001. Na lateral, a porta ganhou um vinco em sua base. Na traseira, as colunas ficaram divididas e as lanternas maiores e menos trapezoidais. Elas agora são interrompidas por um vinco na extremidade da traseira, que atravessa ao para-choque e vai até a outra extremidade. 

2014

2011

O interior também mudou, inclusive o painel, apesar de manter o estilo circular do console e dos instrumentos. A mudança é notada pela nova junção acolchoada em formato de dois bumerangues (era reto até então) e as saídas de ar centrais menores e arqueadas (antes circulares). Com o aumento da tecnologia, o velocímetro - que nas versões mais básicas ficava no centro do painel - passou definitivamente para atrás do volante, junto com o conta-giros. No lugar do velocímetro, a tela multimídia passa a ser permanente e com 8,8 polegadas. 


2014

2011

Com o aumento da distância entre-eixos o espaço aumentou, mas o banco de trás continua recebendo apenas dois passageiros. O porta-malas ganhou 50 litros e passou a 210 litros, ganhando, também, fundo falso. 



As maiores novidades do Mini 2014 ficam por conta dos equipamentos e da motorização. Dependendo da versão (Cooper ou Cooper S), ele virá equipado com o Head-Up Display (inédito no Mini mas já conhecido dos Peugeot), que projeta informações do veículo, como velocidade, trajeto do GPS entre outros, em uma tela retrátil próxima ao para-brisa do carro. Além dele há também GPS, ar-condicionado de duas zonas, suspensão adaptativa, park assist, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas e pedestres, controles eletrônicos de estabilidade e tração e bloqueio eletrônico de diferencial. 

Mini Cooper S

O motor 1.6, que um dia foi fabricado em nosso país para exportação, ficou no passado. Agora, todos os três propulsores passam a contar com o sistema TwinPower Turbo, da BMW. O Cooper será equipado com o 1.5 turbo de três cilindros e 136 cavalos de potência. Já o Cooper S terá um 2.0 turbo com quatro cilindros e 192 cv. É o mesmo que equipa o BMW Série 3 e que recebeu flex, recentemente, o que pode indicar que o Mini também tenha (neste e também no 1.5). 

O câmbio destes dois será o automático de seis marchas. Eles serão os primeiros a chegar ao Brasil, por volta de julho. Somente no ano que vem virá o básico Mini One, com motor de três cilindros 1.2 turbo de 102 cavalos (que também poderá ser flex) e câmbio manual também de seis velocidades. O Cabrio (conversível), o Cupê e as superesportivas John Cooper Works também virão futuramente. Aguardem. 

Mini Cooper S