TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
A Datsun foi criada em 1931, como porta de entrada para quem pretendia comprar o seu primeiro automóvel no Japão. Mas foi nos Estados Unidos e com uma série de cupês esportivos terminados em Z que a marca ficou famosa nos anos 70, pois representava a Nissan no país norte-americano.
Trinta anos depois da sua extinção, a Datsun foi reativada pelo agora grupo Renault-Nissan. Recomeça novamente oferecendo carros mais baratos, mas o seu foco no século XXI será nos mercados emergentes, como Índia, Indonésia, África do Sul e Colômbia. O primeiro modelo foi apresentado na última semana: o Go. Semanas depois foi apresentado o monovolume Go+.
O Go é um hatch compacto construído sobre a plataforma do March, com quem divide algumas medidas, como o comprimento de 3,78m, a distância entre-eixos de 2,45m e a largura de 1,67m. O Go só é mais baixo: tem 1,48m de altura contra 1,53m do primo. Visualmente ele se identifica pela grade em formato de diamante e os faróis pentagonais. A lateral tem linhas retas, com uns quatro vincos, inclusive no recorte das janelas, sombreadas por um falso vidro vigia. A traseira é levemente inclinada e com lanternas retangulares nos cantos.
Já o Go+ é uma minivan com cinco lugares convencionais e dois bancos extras retráteis no porta-malas, mais adequados a crianças e adultos baixinhos. Tem 3,99m de comprimento, 1,63m de largura e a mesma altura e entre-eixos do hatch.
Já o Go+ é uma minivan com cinco lugares convencionais e dois bancos extras retráteis no porta-malas, mais adequados a crianças e adultos baixinhos. Tem 3,99m de comprimento, 1,63m de largura e a mesma altura e entre-eixos do hatch.
Por se tratar de um carro acessível, o interior é bem simples, apesar do painel moderno, com o suporte da alavanca de câmbio manual de cinco marchas integrado ao console central proporcionando um assoalho plano. O quadro de instrumentos só tem o velocímetro, um display e um marcador. O porta-luvas não tem tampa e nas portas não há nenhuma tira de tecido, mas um pequeno porta-garrafa. O tecido economizado foi parar entre os bancos dianteiros, criando uma falsa impressão de banco inteiriço e para três lugares. Não foram divulgadas fotos do banco traseiro, mas o que parece acomodar seis passageiros só deve comportar quatro. O motor será um 1.2. A potência ainda não foi divulgada.
Os equipamentos opcionais são comuns em qualquer carro como airbags frontais, freios ABS, ar condicionado, vidros e travas elétricos, rádio com interação com dispositivos móveis, entre outros.
Os equipamentos opcionais são comuns em qualquer carro como airbags frontais, freios ABS, ar condicionado, vidros e travas elétricos, rádio com interação com dispositivos móveis, entre outros.
Datsun Go+ |
Datsun Go+ |
O Datsun Go começa a ser vendido na Índia no início deste ano. Tem preço estimado em 400 mil rúpias ou aproximadamente US$ 6.700, pouco mais 15 mil reais. E o Go+ por R$ 20 mil. Por falar no Brasil, a Nissan já está estudando o lançamento do Go no Brasil, mesmo prestes a inaugurar a sua fábrica em Resende, aqui no estado do Rio de Janeiro, na mesma época em que estiver ganhando as ruas indianas. Deve ficar abaixo do March. Mas pode mudar o nome para não confundir com o velho líder de mercado Volkswagen Gol. Vai ter briga se vier.
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