Na eleição do Motor do Ano até 2.000 cm³ de cilindrada, blocos 1.5 (Ford New Fiesta, em quarto com 46 pontos), 1.8 (Audi A3, vice-campeão com 84) e 2.0 (Ford Focus, terceiro com 53, e Mercedes E250, este com turbo e ficando em quinto com 38) conseguiram a proeza de serem superados por um 1.0 de três cilindros com doze válvulas.
Este motor é da Volkswagen e estava reservado para o novo compacto Up!, que será lançado em fevereiro. Mas a montadora alemã decidiu antecipar o lançamento na versão (dita) ecológica Bluemotion do velho compacto alto Fox (que tinha o tradicional motor 1.6) para testar o seu mercado. Parece que deu certo.
A inovação de ser o primeiro de uma nova geração de motores de três cilindros inteiramente fabricado no Brasil deve ter motivado os jurados a distribuirem mais pontos (foram 104 no total) para ele. O Kia Picanto e o Hyundai HB20 também têm um 1.0 tricilíndrico, que, aliás, é o mesmo para as duas marcas sul-coreanas, irmãs. Só que o motor é importado junto com o Picanto e equipa o Hyundai fabricado em Piracicaba. O Fox Bluemotion foi comparado a esses dois modelos em agosto pelo Guscar e venceu.
Agora ele também vence a categoria de motor até 2.0 e ainda o carro verde do ano, que você lerá mais acima. Outro argumento forte para o seu título é a menor emissão de poluentes proporcionada pela economia de combustível e o maior desempenho graças ao cilindro a menos que abriu mais espaço para os pistões se movimentarem. Bicombustível, sem tanquinho de partida a frio e com comando variável das válvulas de admissão, o motor EA-211 1.0 12v do Fox Bluemotion rende 75 cavalos com gasolina e 80 cv com álcool.
É a terceira vez que a Volks tem o melhor motor até 2.0 litros. Nas duas primeiras ela dividiu com a Audi a honraria do 2.0 TSI, em 2008 e 2009 e que ainda equipa o Passat, o Jetta, o Fusca e o Golf GTI. Mas é a primeira que ela ganha sozinha.
Vencedores:
Este motor é da Volkswagen e estava reservado para o novo compacto Up!, que será lançado em fevereiro. Mas a montadora alemã decidiu antecipar o lançamento na versão (dita) ecológica Bluemotion do velho compacto alto Fox (que tinha o tradicional motor 1.6) para testar o seu mercado. Parece que deu certo.
A inovação de ser o primeiro de uma nova geração de motores de três cilindros inteiramente fabricado no Brasil deve ter motivado os jurados a distribuirem mais pontos (foram 104 no total) para ele. O Kia Picanto e o Hyundai HB20 também têm um 1.0 tricilíndrico, que, aliás, é o mesmo para as duas marcas sul-coreanas, irmãs. Só que o motor é importado junto com o Picanto e equipa o Hyundai fabricado em Piracicaba. O Fox Bluemotion foi comparado a esses dois modelos em agosto pelo Guscar e venceu.
Agora ele também vence a categoria de motor até 2.0 e ainda o carro verde do ano, que você lerá mais acima. Outro argumento forte para o seu título é a menor emissão de poluentes proporcionada pela economia de combustível e o maior desempenho graças ao cilindro a menos que abriu mais espaço para os pistões se movimentarem. Bicombustível, sem tanquinho de partida a frio e com comando variável das válvulas de admissão, o motor EA-211 1.0 12v do Fox Bluemotion rende 75 cavalos com gasolina e 80 cv com álcool.
É a terceira vez que a Volks tem o melhor motor até 2.0 litros. Nas duas primeiras ela dividiu com a Audi a honraria do 2.0 TSI, em 2008 e 2009 e que ainda equipa o Passat, o Jetta, o Fusca e o Golf GTI. Mas é a primeira que ela ganha sozinha.
Vencedores:
2014 - Volkswagen 1.0 12v (Fox Bluemotion)
2013 - Audi 1.4 TFSI (A1)
2013 - Audi 1.4 TFSI (A1)
2011 - Ford Sigma 1.6 16v Flex (New Fiesta e Focus)
2010 - Fiat T-Jet 1.4 (Punto e Linea)
2007 - Chevrolet 1.4 Econo.Flex (Celta e Prisma)
Próximo Post: Picape do Ano - Fiat Strada Cabine Dupla
Próximo Post: Picape do Ano - Fiat Strada Cabine Dupla
0 Comentários