TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Famoso por ser o carro do vampiro Edward no primeiro filme da trilogia Crepúsculo, o Volvo C30 foi substituído pelo V40, nome usado em 1995 na perua da primeira geração do sedã S40. Acontece que a nova geração do hatch "compacto" da marca sueca agora tem quatro portas e já está à venda no Brasil a partir de R$ 115.950. O C30, que já não é mais importado desde o início do ano, só tinha duas portas. 


Com 4,37m de comprimento, o V40, à primeira vista, parece uma pequena perua, mas está mais para um hatch esportivo, mesmo, como os concorrentes Audi A3, Mercedes Classe A e BMW Série 1. A irmã perua V60 tem 4,63m e 430 litros no porta-malas, que no V40 acomoda 335 litros.


O design padrão Volvo, com grade avançada em relação aos faróis amendoados, laterais salientes, linha de cintura alta e tampa do porta-malas com base preta, já não chama tanta atenção. O charme do novo V40 está no inovador airbag para o pedestre, que se infla próximo ao para-brisa, quando há uma colisão com um corpo entre 20 e 60 km/h.


Pena que este inédito recurso de segurança não está presente na versão Dynamic (todas se chamam assim) básica, a tal que custa R$ 115.950 e traz de série ar condicionado digital, direção elétrica com três modos de funcionamento, partida do motor sem chave, rádio com conectividade Bluetooth e iPod em tela de 7 polegadas, acabamento em couro, apoios de cabeça dos bancos dianteiros ativos, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, piloto automático simples, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), freios antitravamento (ABS) controles de estabilidade (avançado) / tração e o City Safety, que evita colisões com o carro da frente a até 35 km/h.

As bolsas externas só aparecem no pacote mais caro, chamado Safety, que custa R$ 15.000 e também traz detector de pedestre (freia o carro a até 35 km/h, quando o motorista não esboça reação, mas dispara o airbag externo só quando há choque), piloto automático adaptativo, sistemas de alerta de ponto cego, sonolência, tráfego lateral, mudança involuntária de faixa e leitura de placas de trânsito. Não é à toa que o V40 foi apontado pelo Euro NCAP como o carro mais seguro do mundo.


Outros pacotes são o High Tech - de 10 mil reais, que traz navegador, câmera traseira, DVD e assistente ativo de manobra (faz a baliza sozinho, como nos Volkswagen mais caros) - e o Sport, que sai por R$ 12 mil e tem teto panorâmico, faróis de xenônio adaptativo e rodas de 18 polegadas (as básicas são de 17"). Os três podem ser comprados separados. Completo o V40 chega a 152.950 reais.

O interior mescla a sobriedade das linhas tradicionais do painel, que ainda tem console vazado, com a modernidade do quadro de instrumentos digital configurável em três modos (Eco, Elegance e Performance) e da tela multimídia, além  do requinte do material emborrachado e bem montado dos revestimentos. O espaço interno atrás é bom para as pernas, mas baixo para a cabeça.


O motor ainda é o velho T4 2.0, de cinco cilindros, com turbo e vinte válvulas. De concepção antiga, do tempo em que a Volvo pertencia à Ford (hoje é da chinesa Geely), ainda não tem injeção direta e nem comando variável das válvulas. Mesmo assim, rende 180 cavalos. O problema é que o TFSI do Audi A3 já tem esta potência com 1.8 litro de capacidade cúbica e injeção direta. O câmbio é automático sequencial de seis marchas, mas sem controle no volante. Em compensação a manopla é transparente.


Por isso, o Volvo V40 apanhou do A3 Sport (7s4, 4s6 e 232 km/h) e do BMW 118i, que tem motor 1.6 de 170 cv (7s1, 5seg e 222 km/h). O sueco acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 5,9 segundos e alcança os 220 km/h. No consumo de 9,2 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, ficou atrás dos três concorrentes (inclusive o Mercedes A200 1.6), mesmo com o sistema que desliga o motor nas paradas de sinal e religa quando pisa o acelerador.


Apesar da referência em segurança passiva, nas frenagens a 80 e 120 km/h, o V40 teve resultados distintos, comparado ao trio de concorrentes. Na velocidade mais baixa, parou em 25,4 metros e só ficou atrás do BMW. Já a 120 km/h a imobilização se deu apenas em 60 metros, ficando na frente somente do Classe A. Será que é por isso que os famosos recursos de frenagem automática só funcionam a até 60 km/h?

O ruído interno de 57,4 decibéis a 80 km/h é excelente, mas fica atrás do BMW. Já a 120 km/h, de 64,5 dB, é igual aos dos concorrentes (exceto o Mercedes). Assim como no texto do Audi A3, todos esses números dinâmicos são da revista Quatro Rodas. 

O novo Volvo V40 é encantador no estilo e na segurança passiva (desde que se pague mais). Mas deve um motor e um câmbio mais modernos. A versão Cross deve pintar até o final do ano, mas antes o Dynamic tem que conquistar compradores pelo seu airbag de pedestre, porque só pelo preço vai ser difícil. 


Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento 
+ Airbag para pedestre
+ Conforto 
+ Espaço interno

Pontos Fracos 

- Preço
- Motor antigo
- Desempenho
- Consumo
- Equipamentos de segurança opcionais


FICHA TÉCNICA

Motor: Cinco cilindros, transversal, turbo, 1.984 cm³, 20 válvulas
Potência: 180 cv
Câmbio: Automático sequencial de seis marchas  
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,4 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 220 km/h (Volvo)
Consumo: 9.2 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,37/1,78/1,42/2,65 m
Porta-malas: 335 litros
Tanque: 62 litros
Preços: R$ 115.950 (básico) / R$ 152.950 (completo)