Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Lembrando os carros soviéticos da virada dos anos 1980 para 90, o Renault Logan parecia velho. Mas ele já estava velho mesmo. No Brasil, ele chegou em 2007. Na Romênia, onde nasceu, foi lançado em 2005. O hatch Sandero, que surgiu primeiro em nosso país, também já tem cinco anos. Era preciso renovar.

Ontem, a Dacia, marca romena que criou os dois compactos que a Renault adotou para o nosso mercado, apresentou a nova geração do Logan e do Sandero, que mantêm a mesma plataforma B0 e serão mostrados ao público europeu no Salão de Paris, daqui a duas semanas.


O estilo dos compactos foi unificado na frente e na traseira, mas o sedã mudou mais, ficando arredondado e musculoso. Ou melhor, menos retilíneo. Deixou de parecer os carros soviéticos do início dos anos 90 para lembrar o antigo Bora, do final da década. Já o Sandero manteve o mesmo recorte das janelas, mas ganhou novos vincos e ressaltos na caixa das rodas e na parte traseira da lateral, também presentes no Logan.



A frente de ambos agora tem faróis trapezoidais e grade retangular, ampla e escura, com dois frisos cromados ao redor do escudo da Dacia. Na Renault, ela deverá ser parecida com a do atual Logan brasileiro. Os dois também trocam as lanternas verticais por um par menor, retangular e estendido na lateral.


O interior, também compartilhado, ficou mais sofisticado com os novos revestimentos e o painel ganhou desenho mais moderno, sem deixar de lado a simplicidade dos plásticos e das saídas de ar circulares. As maiores novidades são o formato do console superior central - que parece flutuante e ganhou tela de LCD (o utilitário Duster vai ganhar um no final do ano) sensível ao toque - e os instrumentos destacados em túneis com molduras cromadas. A inspiração foi no monovolume Lodgy, que a Renault não deve mais trazer para o Brasil, e, para o console central, o novo Clio europeu, que também não virá. 


Ainda não foram divulgadas muitas informações técnicas, mas a dupla terá o novo motor 1.2 TCe de 115 cavalos. Outra novidade será o sistema StartStop, que desliga o motor nas paradas de trânsito, para economizar combustível. e, claro, só estará disponível no mercado europeu somente. 

A chegada dos novos Logan e Sandero ao nosso Brasil varonil, com a marca Renault, sequer foi anunciada. Mas gente bem informada garante que ele chega no final do ano que vem. A marca francesa deve ter pressa, pois o Sandero já terá a forte concorrência dos novos Hyundai HB20 e do Toyota Etios. Já para o Logan será uma ótima oportunidade de se diferenciar do clone que ele acaba de ganhar: a versão sedã do modelo japonês.