Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação





Atualizado em 30/06/2012 às 02:32


Conforto, tecnologia e tradição. São os três maiores destaques da sexta geração do BMW Série 3, que já está nas concessionárias brasileiras desde o início do mês e somente agora é lançado oficialmente no país. O modelo foi criado em 1975 e reestilizado em 1982, 1990, 1998 e 2004. Nestes 37 anos vendeu 12 milhões de unidades.


Visto de lado, parece que o Série 3 não mudou nada. Mas basta ver o conjunto ótico (com novo recorte e uma ponta retangular próxima à característica grade bipartida), as lanternas traseiras com prolongamento na tampa do porta-malas e um relevo acima da placa (lembrando o rival Audi A4) para identificar que houve alteração, sim.



A reestilização completa é comprovada pelo aumento de nove centímetros do comprimento e 5cm da distância entre-eixos, agora de 4,62m e 2,81m, respectivamente. A largura de 1,81m e a altura de 1,42m, no entanto, foram mantidas. Nem parece que o Série 3 é o menor sedã da BMW. Mas deve perder o posto quando surgir o três volumes do Série 1.




O aumento da distância entre-eixos ajudou a melhorar o espaço interno, principalmente no banco traseiro, onde o passageiro pode acomodar melhor as pernas. Porém, manteve o túnel da transmissão elevado, limitando o conforto de um quinto ocupante. O porta-malas comporta 480 litros, 20 a mais que o antecessor.


O interior tem linhas sóbrias, mas ao mesmo tempo modernas. O toque esportivo está no filete vermelho em toda a extensão do tablier e nos detalhes em aço escovado ou madeira, mais visíveis, no painel e no console. Os instrumentos mantêm o conservador formato circular, o que facilita bastante a leitura. 




Os motores também são novos. O 2.0 TwinPower Turbo tem injeção direta de gasolina, dois turbocompressores, tecnologia de baixas emissões e consumo EfficientDynamics com a função EcoPro, semelhante ao Econ da Honda. A potência é de 245 cavalos, com torque de 35,6 kgfm a 1.250 rotações por minuto. Com ele, o Série 3 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e a velocidade foi limitada eletronicamente a 250 km/h. Outro motor é o seis cilindros 3.0, com os mesmos recursos técnicos, que rende 306 cavalos. 



Apesar de ter 2.0 e 3.0 litros de capacidade cúbica, os primeiros modelos da série a chegar ao Brasil são chamados de 328i e 335i. Neste caso, a tradição de nomear o carro de acordo com a cilindrada foi mandada para longe. Somente o 320i respeitará a tradição e terá motor 2.0, mas com a potência reduzida a 184 cavalos. Este último chegará em agosto. Todos terão câmbio automático de oito marchas. 




A perua já foi apresentada no exterior, mas não tem previsão para chegar ao país. Até 2014 aparecerão o cupê, o conversível e o também tradicional M3. Se bobear, até um Grand Coupé de quatro portas. 



O novo Série 3 começa a sua carreira no Brasil nas versões 328i e 335i. A 328i é dividida nos níveis de equipamento básico (R$ 171.400), Sport (R$ 189.700) e Luxury (R$ 212.950) e Plus (R$ 229.950). Já o 335i vem no pacote único Sport, por R$ 294.950. 


O 328i básico traz de série seis airbags (frontais, laterais nos bancos dianteiros e de cortina na frente e atrás), controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis de xenônio, encostos de cabeça ativos nos bancos dianteiros, pneus que podem rodar vazios, rodas de 17 polegadas, revestimento interno em couro, ar condicionado automático de duas zonas, câmera traseira de manobras, bancos dianteiros com ajuste elétrico e duas memórias no do motorista, sensores de chuva e de faróis, computador de bordo, teto solar elétrico e sistema de áudio com toca-CDs, MP3, Bluetooth e tela de 6,5 polegadas. 


O Sport adiciona detalhes estéticos, como rodas de 18 polegadas, bancos dianteiros, painel e volante com costuras e filetes em vermelho e detalhes em alumínio. O Luxury, por sua vez, tem rodas de desenho tradicional com a mesma medida de apliques de madeira no interior. Os itens da versão Plus não foram divulgados. 





O 335i Sport é o que tem mais recursos tecnológicos, com sistema de áudio de grife (Harmon Kardon), navegador por GPS na tela de 8,8 polegadas, acesso à internet com serviços do Google, sensores de estacionamento na frente, assistente de farol alto, iluminação direcional em curvas, direção com relação variável, pás no volante para trocas manuais de marcha, câmeras externas para visão geral por cima do carro, projeção de informações em cores no para-brisa, mostradores de potência e torque em uso no momento, alerta para evasão da faixa de rolamento e bancos esportivos. As rodas são de 19 polegadas. 


Pelo preço da versão básica e pelos melhores equipamentos estarem na versão top, conclui-se que o novo Série 3 vendido no Brasil é muito caro, principalmente em relação aos seus concorrentes Audi A4 e Mercedes Classe C, que custam R$ 134.900. No entanto, estes dois têm versões mais simples. A versão 320i deve custar menos de R$ 130 mil e equilibrar a disputa. De qualquer forma, o 328i tem mais tecnologia, personalidade e tradição.