Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Atualizado em 15/06/2012 às 12h15

Uma das missões do recém-lançado Chevrolet Sonic, mostrado aqui no penúltimo post, é fazer os brasileiros esquecerem de vez o velho Astra. A geração seguinte do médio foi vendida no Brasil com o nome de Vectra e Vectra GT, entre 2005 e o ano passado.

Agora, a Opel lança, na Europa, a versão Sedan da geração atual, três anos depois do hatch. Se a nossa General Motors não tivesse optado pelo Cruze, esta nota se chamaria Em Breve no Brasil em de vez de Baba, Brasil!
Com apresentação ao público prevista para o Salão de Moscou, em agosto, o novo Astra Sedan será destinado a alguns mercados do velho continente, como Espanha, Portugal, Rússia e o restante do Leste Europeu, como a Polônia, que fabricará o carro. Alemães, ingleses e italianos já estão bem servidos com as versões hatch, cupê (GTC) e perua (Sport Tourer) e não são muito chegados a sedãs (fotos no final da matéria).


O resultado da inclusão do terceiro volume, no qual se destaca o porta-malas, de 460 litros, 90 a mais que a versão original, ficou bem harmonioso. Com os bancos rebatidos, a capacidade chega a 1.010 litros. Os vincos laterais continuam nos mesmos lugares, mas os traços das janelas foram suavizados. Ficou parecido com o modelo superior, o Insignia. Na verdade, as suas formas já tinham sido antecipadas no norte-americano Buick Verano, mas sua frente, agora revelada, antecipa o face-lift que toda a família Astra vai ganhar também.

Com 4,66m, o Astra Sedan cresceu 24 centímetros no comprimento em relação ao hatch, mas manteve a distância entre-eixos de 2,68m. 

A motorização, bem mais moderna que a nossa, também deve ser aproveitada do hatch. Serão quatro propulsores e gasolina e três a diesel. Destaques respectivos para um 1.6 SIDI Ecotec, com turbo e injeção direta, de 179 cavalos e um 1.7 CDTI de 130 cv, que, em conjunto com o sistema Start&Stop, promete um consumo de 27 km/l. O mais simples é movido a gasolina: o 1.3 de 95cv. 

O Astra Sedan será equipado com faróis adaptativos com iluminação diurna de LEDs e duplo xenônio, além de reconhecimento de sinal de trânsito, suspensão de dureza regulável e seis airbags. Que nós, brasileiros, vamos babar por ele, não resta dúvida. Só não se sabe se pelo estilo, pelo acabamento, motores ou equipamentos. O Astra realmente deixou saudades.



A linha completa do Astra na Europa. De cima pra baixo: hatch (em frente e verso), perua Sport Tourer (em frente e verso) e cupê GTC.


Buick Verano - O Astra Sedan vendido nos Estados Unidos e China