Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Desde o início da década passada, a Nissan vem amadurecendo no mercado brasileiro. Sem contar as picapes e utilitários esportivos, segmentos nos quais é especialista, a marca japonesa de propriedade da francesa Renault vem ganhando terreno entre os sedãs médios (Sentra e Tiida Sedan), hatches médios (Tiida) e monovolumes (Livina).

Com o March e o Sunny a Nissan pode consolidar a sua presença no país a partir de 2011. Ao contrário do que o nome em inglês sugere, o hatch compacto não chega em março. Somente no segundo semestre. Já o sedã deve ser lançado no final do ano ou no início de 2012.

O March é a quarta geração de um modelo lançado em 1984. Na Europa ele é chamado de Micra e, em sua segunda versão, foi eleito o Carro do Ano no velho continente em 1993. Aqui, ele deve se chamar March e será importado do México, da fábrica de Aguas Calientes, junto com o Sunny.

Suas linhas arredondadas ficaram mais simples que o modelo anterior, de 2002. Na cabeça dos executivos da Renault/Nissan, o mercado brasileiro e de outros países emergentes não aceita muita ousadia no estilo. No entanto, realmente, o March passado era feio. Os faróis ficaram redondos e a grade mais convencional no capô. Na traseira, lanternas verticais, que lembram aquela geração de 1993. O interior será simples e de acabamento plástico.

O March tem 3,78m de comprimento, 1,66m de largura e 1,53m de altura. É do porte de um Celta, mas deve concorrer com o Agile, o Sandero, o novo Palio e o Gol. O volume do porta-malas é muito baixa: apenas 226 litros, capacidade que deve ser compensada pelo bom espaço interno para os passageiros.

O compacto deve trazer equipamentos de série convencionais como ar condicionado, trio elétrico, computador de bordo, e airbags frontais. Diferenciais deverão ser a direção elétrica e a oferta de opcionais como freios ABS, airbags laterais e controle de estabilidade. Se a Nissan quiser inovar mesmo deve oferecer sistema de abertura e partida sem chave (inédito na categoria) e sensor de estacionamento com medidor de vagas, um sistema mais simples do que o Park Assist do Volkswagen Tiguan.



O March terá duas opções de cilindrada do motor, isso já é certo: o 1.0 16v Hi-Flex da Renault e um 1.6 16v, também bicombustível, só que, talvez, exclusivo da Nissan. De olho no sucesso dos câmbios automatizados, a marca japonesa pode oferecer um câmbio CVT como opcional.

Já o sedã Sunny, apesar de usar a mesma plataforma, é, ao mesmo tempo, mais sofisticado e conservador. Além do óbvio terceiro volume, há diferenças na dianteira e no interior. Os faróis são em formato de gota e a grade é ainda mais comum. Na traseira as lanternas lembram um bumerangue. O interior é mais caprichado e o formato do console é mais quadrado, inclusive os difusores de ar. O Sunny deverá ter apenas o motor 1.6 16v.

Ele foi apresentado no Salão de Guangzhou, na China, no final de dezembro, e é lá que ele começa a ser vendido primeiro. Aqui, provavelmente, substituirá o Tiida Sedan e concorrerá com o Ford New Fiesta, o Honda City e o futuro Volkswagen Polo renovado. Sua vinda ainda não está 100% confirmada. Apenas está nos planos da filial latino-americana.

Se a Nissan vai conseguir conquistar o mercado só o tempo dirá. O Sunny será mais uma opção para esquentar o mercado, mas com o lançamento do Micra, a esperança é que as tradicionais montadoras acordem e atualizem seus populares. E que a Nissan atualize o Micra com uma nova geração quando chegar a hora e não faça como a sua irmã Renault, que deixou o Clio velho e agonizante no mercado.