Por isso, reuni neste comparativo quatro dos hatches médios de desenho mais moderno do mercado: os argentinos Citroën C4 cinco portas e Ford Focus Ghia, o recém-lançado Hyundai i30, único fabricado fora do Mercosul, e o Chevrolet Vectra GT, único nacional, representado pela sua versão esportiva GT-X, que de invocada só tem a aparência.
ESTILO, ACABAMENTO, ESPAÇO INTERNO E PORTA-MALAS
O coreano ganhou por pouco pelo desenho mais ousado, com lanternas pontiagudas invadindo a coluna traseira, janelas laterais também pontudas na traseira, linha de cintura alta, faróis amendoados e grade pequena. O segundo desenho mais moderno é o do C4, que é totalmente distinto na traseira dos irmãos: o coupé VTR e o sedã Pallas. O Vectra GT-X seria o mais bonito se não estivesse para ser substituído na Europa por uma nova geração do Astra no final do ano (só aqui na América do Sul que ele virou Vectra GT). O Focus também é charmoso, mas seu estilo é de 2004, mesma época do Citroën, e até o ano que vem deve ser reestilizado no Velho Continente, tendendo a ficar muito desatualizado.
O melhor acabamento, também numa vitória apertada, é o do C4. Não pelo painel digital no centro, mas pelos materiais do seu revestimento. Logo atrás, empatados, vêm o Focus - com a montagem 'tridimensional' do console - e o i30, que surpreende pela qualidade de sua forração. Por último vem o modesto Vectra GT-X, apesar da renovação do painel das portas.
MOTOR, DESEMPENHO E CONSUMO
Todos os hatches médios que participam deste comparativo são equipados com motor 2.0 de capacidade cúbica. Mas o Vectra é o único que tem apenas oito válvulas, contra as dezesseis (quatro por cilindro) dos concorrentes. Em compensação, ele é bicombustível, junto com o Citroën. O Hyundai e o Focus (por enquanto) são movidos apenas a gasolina.
A disputa pela potência cria um paradoxo. Com álcool, que só o C4 e o Vectra podem ser abastecidos, o Citroën é o mais potente, com 151 cavalos. Mas, para equilibrar a comparação, com petróleo (143cv) ele fica atrás do Focus e do i30, empatados com 145 cv. A mudança do motor da época do Monza, que ampliou a potência do Vectra para 140 cv com álcool, não foi suficiente para tirar o modelo da GM da última posição, pois com gasolina, ele ainda tem 133 cv. Menos mal, porque antes ele rendia no máximo 128 cavalos.
Na pista, já que a revista Quatro Rodas, fonte do teste deste comparativo, abasteceu os modelos flex com álcool, prevaleceram os 151 cv campeões do C4. Ele foi o melhor na retomada e na velocidade máxima. Na aceleração de 0-100 km/h também, mas foi apenas dois décimos mais rápido do que o surpreendente Vectra, segundo colocado em desempenho, com a segunda maior velocidade, mas o menos ágil por ser o único dos quatro com câmbio manual. O i30 foi o terceiro mais rápido, com a segunda melhor retomada, mas ficou sem velocidade por falta de divulgação. O Focus foi o mais lento acelerando. Na retomada e velocidade ficou em terceiro lugar.
Já no consumo os favorecidos foram os modelos com gasolina: Hyundai em primeiro com média de 9,6 km/litro na cidade e 12,8 km/l na estrada. Atrás o Focus com respectivos 9 e 12,5 km/l. O flex melhor colocado foi o Vectra com 6,8 e 9,9 km/l. O potente Citroën C4 ficou na lanterna com apenas 6 e 9 km/litro.
CONFORTO E SEGURANÇA
O acabamento praticamente influiu no ruído interno, critério para analisar o conforto. Só que o C4, vencedor do primeiro quesito, empatou com o Focus e o i30 na faixa dos 58 decibéis andando a 80 km/h. Como na análise do capricho do painel e revestimentos, o Vectra mais uma vez ficou na lanterna, com um barulho na faixa de 60 dB(A).
Eu sei que os equipamentos de segurança são muito importantes. Freios ABS com distribuição eletrônica e airbags frontais todos têm. Assistência de frenagem e airbags laterais só o C4 e o i30 possuem. O Hyundai é ainda o único que vem com controle de estabilidade de série e airbags de cabeça opcional. No C4 o primeiro é opcional e o segundo nem vem. Nos demais é inexistente. O controle de tração é exclusivo do Citroën, mas só como opcional. Se os carros vêm recheados de recursos tecnológicos, nos itens mais simples, o mais completo é o Focus, que traz encosto de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para o passageiro traseiro do meio, alarme e imobilizador. Tudo de série. Mas os outros três concorrentes cometem algumas falhas. A Citroën cobra a mais pelo alarme, que é de série nos demais. C4 e i30 não oferecem cinto de segurança de três pontos para o quinto passageiro, que tem no Vectra, que por sua vez não tem o encosto de cabeça para o mesmo ocupante. Pelo menos, todos oferecem o imobilizador.
Mas o que decide o quesito da segurança é a frenagem. E nela o vencedor é o C4, que freia vindo a 80 km/h num espaço de pouco mais de 25 metros. Em segundo vem o Vectra com 26 metros cravados. O Focus ficou em terceiro com 26,6m. Apesar de recheado de equipamentos, o i30 ficou em último na frenagem com 27,2m.
PREÇO, EQUIPAMENTOS E ASSISTÊNCIA
Embora os potenciais compradores desses carros tenham recursos suficientes para não se preocuparem com um diferença de preço de 200 reais, não vamos incentivar o desperdício de dinheiro. Portanto, o mais barato é o Citroën C4 Exclusive que custa R$ 67.700, mas traz mais itens de série do que o Vectra GT-X que tem exatamente esta diferença: R$ 67.910, com câmbio automático (apesar de eu ter considerado o teste do modelo manual). O terceiro colocado é o Hyundai i30 completo (R$ 69.900). O mais caro é o Ford Focus Ghia, que sai por R$ 70.425.
Todos os quatro hatches do comparativo são muitíssimo bem equipados, por isso o preço acima de 60 mil reais. Básicos, custam cerca de dez mil a menos. Além dos itens de segurança citados lá em cima, todos vêm de série, em suas versões mais caras, com ar condicionado eletrônico, CD Player com MP3, comandos do som ou piloto automático no volante, computador de bordo e vidros, travas e retrovisores elétricos. C4 e Focus têm algumas bossas como perfumador de ambiente e volante com miolo fixo no Citroën e botão de partida e comando do som e ar condicionado por voz no Focus. O Vectra vinha com a sua bossa: o navegador GPS, que passou a ser opcional como os bancos elétricos e faróis de xenônio direcionais do C4. As bossas do i30 ficaram nos itens de segurança já analisados como o airbag de cabeça opcional e o controle de estabilidade. O coreano é o único que não tem som com bluetooth e o seu ar condicionado é apenas de uma zona igual ao do Chevrolet. Em relação aos sensores, o Citroën tem todos os principais de série como o de faróis, chuvas e estacionamento traseiro. Só ele tem o dianteiro como opcional. O Vectra tem de chuva. O Focus e o i30 de estacionamento. Para quem quiser mais sol ou vento no interior do carro, o Focus é o único que vem de série com teto solar. No i30 e n0 C4 é opcional e o Vectra não tem. Considerando todos os equipamentos de série, tanto de conforto quanto de segurança, o vencedor foi o C4, seguido empatado pelo i30 e o Focus. O Vectra ficou em último.
Como prêmio de consolação o comprador do Chevrolet terá a maior rede de concessionárias (559) para fazer revisões e eventuais consertos. Depois, vem a Ford com 491 estabelecimentos. Ainda são duas tradicionais montadoras. Do lado das emergentes, a Hyundai já superou a Citroën por cinco pontos (123 a 118).Conclusão
Recém refrescado, o Vectra GT-X precisa evoluir para alcançar resultados melhores. Como a GM vendeu a Opel, o parentesco com os modelos alemães deve ficar mais distante e a tendência é que dê lugar ao futuro Cruze hatch. Mas fique tranquilo que ele ainda tem mais uns dois anos de vida. O projeto atual só tem o melhor porta-malas e, mesmo assim, por apenas cinco litros. Foi bem no espaço interno, no preço, no desempenho, na segurança e seu desenho ainda agrada apesar de já ter cinco anos (na Europa). Seu fabricante também possui a maior rede de concessionárias. No entanto, as falhas no acabamento, o motor velho e barulhento, além dos concorrentes mais equipados, empurraram o único nacional do comparativo para o último lugar com 24 pontos.
Um ponto acima o argentino Focus ficou com o terceiro lugar. Se destacou no motor e no conforto. É bem equipado, tem bom acabamento e foi bem no consumo. Mas anda pouco, tem desenho muito conservador e é o mais caro de todos.
O Citroën C4 marcou 33 pontos. O franco-argentino venceu no acabamento, desempenho, frenagem, conforto e custo-benefício (preço e equipamentos). Só que pecou no consumo, porta-malas e espaço interno.
Por um ponto, o grande campeão é o Hyundai i30, o que não é nenhuma surpresa, pois ele é muito elogiado na Europa. O sul-coreano tem o desenho mais moderno, o motor mais potente com gasolina junto com o Focus, é mais espaçoso e gasta menos gasolina. O i30 só fracassou na frenagem. O carro que chegou para tentar consolidar a marca Hyundai no Brasil não vai ter muitas dificuldades para repetir aqui o sucesso no Velho Continente se depender do seu resultado no comparativo. As quatro grandes montadoras e importadoras do mercado brasileiro que se cuidem.
22 Comentários
O focus externamente é o mais belo do teste seguido pelo Hyundai, internamente o I30 mata os concorrentes salvo o C4 pelo acabamento geral, mas aquele painel no meio do carro.... ainda vomito para aquilo! O ideal seria o Focus custar um pouco menos, mais caro que C4 e I30 não dá para engolir por mais belo que me pareça.
A troféu para o i30 foi justo, belo por fora, lindo por dentro e preço razoável.
Desculpe mas o custo de propriedade deveria constar os preços de revisão com o tempo integral de garantia.
Na media são 3 anos, assim temos o cusmo mais proximo do real, dai o Focus se torna barato....
Outro item de fora o valor do seguro que pesa bastante na propriedade deste mesmo.
E só um detalhe interesante o Focus G3 foi lançado ano passado!!! não será remodelado tão cedo
Tambem tem outro dado interesante que falta, o desempenho mesmo é o de aceleração de 0-100km???
Bem um bom trabalho caso voce trabalhe para a Hyundai...
Mascara bem os numeros ahh eu tenho um Citroen VTR e é bem melhor que o i30...
Primeiro, o estilo dos carros, como pode colocar 1 para o Focus ? e dar 4 para o i30 ?
Francamente tenho outra opnião, e o i30 estaria em ultimo neste quesito e C4 e Fucus daria como empate.
O fucus e c4 tem estilo próprio e bem arminico, o Vectra é também bonito mas ficou desado na Europa e o i30 pra mum é uma mistura de gêneros sem harmonia, outro ponto tanto c4 e focus, vão mudar sim e possivelmente vai ser em 2012, já que o focus continua vendendo bem por la.
Espaço interno 1 pro c4 ???? o i30 que eu andei deve ser outro pq novamente andar no focus e no c4 no banco da frente e atrás e mais confortável e aconchegante.
Motor 2 pro c4 e um coviniente empate pro focus ??? porá o motor do c4 e um pouco gastador mas é um dos melhores do segmento, no mínimo era pra ele ficar próximo do focus e c4 em ultimo, pois se der pane naquela josa do i30 onde tu acha .
Desempenho 1 pro focus e 4 pro Vectra, devo ter andado num Vectra diferente pois nunca vi uma banheira pior pra andar
Se colocar um focus e um Vectra e mandar ver>>> tu vai ver um Vectra comendo poera na arranca e na final pro fucus..... e neste quesito acho que so o c4 tem o mesmo calibre do focus.
Sem contar que um comparativo deve por escencia ter os mesmos opcionas e não um carro sem cambio AT.
No preço considero que fica irrelevante pois se tu completar os opcionais dos carros vão ficar tudo na mesma faixa, fora que o teto do fucus agrega muito valor !!! como dar um ponto neste quesito !!
Me desculpe mas o mínimo é então se o quesito e ordem de números que não tenha nenhum empate onde for mais conveniente pra um ou pra outro !!!
Quero perguntar outra coisa quantos dias demora pra vir uma peça do i30 da coréia !! 3 messes como o diferencia da minha spotage ???
Ou quanto custa um seguro ????
Enfim , este comparativo está extremamente superficial e muito direcionado a enfatizar os pontos fortes de um concorrente, deixando o coitado do Vectra que tem muitos méritos em extrema desvantagem, so que o mundo real é diferente !!
Aqui de 3 anos quem compra um i30 usado ??? ninguemmmmmm ai teu carro de 70 conto pasa a valer 20 conto !! heheheh
stilo <>1<>3<>2<>4
acabamento <>1<>4<>3<>2
espaço interno <>3<>1<>2<>4
mala <>4<>1<>2<>3
motor <>1<>2<>4<>3
desempenho <>2<>4<>3<>1
consumo <>2<>1<>3<>4
frenagem <>3<>4<>2<>1
conforto <>1<>4<>3<>2
assistencia <>4<>1<>3<>2
preço <>3<>4<>1<>2
equipamentos <>1<>4<>3<>2
Preço de revenda<>4<>1<>3<>2
Garantia <>1<>2<>3<>4
Custo Peças\mec <>4<>1<>3<>2
Seguro <>3<>2<>4<>1
Total <>38<>39<>44<>39
talvez a modelagem dos pontos tenham irratado alguns proprietários de ford focus, c4, Gt... a verdade é que o I30 é a sensação do momento e está ganhando o mercado, com certeza essa desvalorização absurda citado anteriormente pelo amigo seje um descontrole emocional dele. Pela primeira vez tive a chance de comprar meu priemiro carro 0km, andei e comparei da minha forma todos esses carros, somando ainda o stilo, e o 307. No final fiquei entre o 307 e o i30? adivinhem com quem fiquei??
Abraço a todos
1- acho também que colocar 1 para o Focus em estilo está fora de questão.
2- vc não considerou análises importantes como 0/100Km, dirigibilidade e o que acho de extrema importância hoje e recentemente vimos como é, o motor flex, quer queira quer não também faz parte do quesito economia.
O Vectra para mim nada mais é que uma vergonha, um tratamento desrespeitoso ao consumidor brasileiro mas infelizmente existem cabeças que o compram. Deveriam ir em um ferro velho e comprar um monza.
Os 5 anos de garantia do Hyundai é outro diferencial importante somente temos que ver o comportamento das concessionárias pois esse tipo de extensão, ao final só cobre motor e cambio pois o resto sempre é considerado peça de desgaste e mesmo assim corre-se o risco de considerarem mau uso e não cobrirem nem isso.
Por isso sou um pouco discrente qto a prazos tão longos de garantia.
Comprei recentemente um C4 e o carro até o momento está surpreendente e olha que sai de um New Civic.
A avaliação dele está boa mas as dos outros é que não.
como ele em todos os comparativos acaba sempre pegando o segundo lugar e o primeiro muda conforme a fonte avaliadora, chego a conclusão que ele sim é a melhor compra.
Assim o fiz
Obs: a roda do i30 dá de 1bilhão a 0 em todas as outras. Sensor crepuscular e sensor de chuva são itens de série neste tigre asiático.
Sem contar a performance em curvas, o I30 e muito bom sim, porém, o Focus e melhor, no esempenho os dois são parecidissimos o I30 me parece ter mais torque, o Focus mais final. Ah! O seguro do Focus é a metade do preço.
Sobre o estilo do I30 acho meio imitação da BMW.
os outros carros não posso comparar pois infelismente não tenho e não conheço ninguém que tenha, só acho o estilo do C4 estranho, não gosto.
Os 140 cavalos do motor reformado do antigo monza são tão mansos que parecem pôneis... Como viajo muito e gosto de andar, fiz contato com a TurboAnhanguera-SP (R$1550 um kit Turbo com uma turbina .42). Assim que quitar o carro vou trocá-lo por um mais ágil. Ótimo carro, mas GT quer dizer GranTurismo e ele deveria vir com ST SmallTurismo...