COMPARATIVO - CHEVROLET OMEGA vs. HONDA ACCORD EX V6 vs. HYUNDAI AZERA

Luxo acessível
Por Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Referências: Fabricante e revistas Autoesporte, Quatro Rodas e Carro.

Dois destes três sedãs de grande porte são importados da Ásia enquanto o outro vem da Austrália. Em comum eles têm motor V6, a pretensão de oferecer luxo e requinte a executivos e custam menos de 150 mil reais. Estou falando dos asiáticos Hyundai Azera e Honda Accord e do australiano Chevrolet Omega, destaques deste comparativo.

O sul-coreano Azera chegou ao país no início do ano. Se eu falei em pretensão no primeiro parágrafo, no caso da Hyundai ela foi exagerada ao compará-lo em espaço interno com o BMW Série 7 e em desempenho com o Mercedes Classe C. Os dois itens usados no marketing são bons, mas somente entre os seus verdadeiros concorrentes. Além destes do comparativo, há também o Chrysler 300C V6 e o Ford Fusion, que tem motor menor.

Lançado em abril, o Accord EX é o mais "novo" dos três. Mas, considerando a história da linha, tem a mesma idade do Omega. Começou a ser importado em 1992 quando o Chevrolet começava a ser fabricado no país. Mundialmente ele está na oitava geração, mas para os brasileiros, ele está na quinta. A carroceria anterior vinha do México sem pagar imposto de importação, mas devido a maior procura no segmento de utilitários, ele trocou de origem com o CR-V e passou a vir diretamente do Japão, pagando mais caro. É o único dos três que também oferece um motor de quatro cilindros e 2.0 na versão LX. Já em termos de experiência, que é diferente da idade, podemos dizer que a do Omega é maior, pois ele é o que mais conhece o nosso chão. Já foi nacional e, desde que sucedeu o Opala há dezesseis anos, é o carro oficial dos ministros de Estado e do presidente da República, mesmo importado da Austrália há dez anos. O modelo desenvolvido pela Holden, subsidiária da General Motors no país dos cangurus, chegou há exatamente um ano e é a primeira reestilização inteiramente nova desde 1998.

Os três sedãs possuem um desenho sóbrio, apropriado para o segmento. Omega e Accord são os mais modernos e de aspecto levemente esportivo. O primeiro chama atenção pelas máscaras negras nos faróis e as saídas de ar nas laterais da frente e o segundo pelas lentes claras das lanternas. O Azera é antiquado demais. Faróis, grade, perfil e lanternas parecem ser dos anos 90. Entretanto, é o único que tem interior na cor clara e detalhes de madeira de verdade no painel. O Chevrolet e o Honda têm painel, revestimento e bancos pretos e chamam atenção pelos detalhes prateados, mais discretos no Accord. A qualidade de acabamento dos três é boa, mas deveria ser melhor para um carro desse porte. Principalmente o Omega, que não tem revestimento interno do porta-malas. Falando nele, a capacidade do trio não chega a 500 litros. O maior é o do Omega, de 496. O Azera tem 469 e o Accord (que aprendeu com o irmão Civic no quesito bagageiro pequeno) recebe apenas 453 litros. Tamanho eles têm, pois estão na faixa dos 4,90m de comprimento. O motivo pode ser a prioridade ao espaço interno. E é isto o que mais agrada neles. Afinal, a maioria dos seus proprietários anda no banco de trás com motorista. Graças a boa largura, o Omega é o mais confortável neste sentido. O Azera é realmente espaçoso para as pernas como o Série 7, mas por ser estreito e baixo, fica atrás do Accord, que se destaca na altura.


Por baixo do motor V6 24 válvulas dos três modelos há muitas diferenças. A começar pela cilindrada. A maior é a 3.6 do Alloytec do Omega. Depois vem o 3.5 do Accord, que tem gerenciamento variável de cilindros (VCM2), que permite que o motor funcione com até metade deles. O 3.3 do Azera tem 245 cavalos, mas seu comando de válvulas é variável. Os motores Honda e Chevrolet dividem a liderança entre potência e torque. O Accord é mais potente por 278 a 254 cv. O Omega é mais forte por 35,7 a 34 kgfm. E os dois experientes modelos também são os mais ágeis. O japonês acelera mais rápido enquanto o australiano é o mais veloz. O desempenho do coreano não é ruim porque chega aos 100 km/h em menos de nove segundos e alcança os 225 km/h, mas ficou um pouco atrás da concorrência. Todos têm câmbio automático de cinco marchas, mas só o Accord não tem controle seqüencial. Os motores flex ainda não são realidade nos seis cilindros vendidos no país. A única saída é abastecer com gasolina somente. E a economia de combustível não é a preocupação dos seus compradores. De qualquer forma, o Accord se mostrou o mais econômico.



Os três sedãs de luxo são equipados com alguns itens obrigatórios pelo preço que custam e para o público ao qual se destinam. Principalmente na segurança: freios ABS com EBD e controle de estabilidade, airbags duplos, laterais e de cortina, piloto automático, disqueteira mp3 com controle no volante, ar condicionado digital com controle independente para motorista e passageiro (duas zonas) com saída para a traseira e banco do motorista elétrico. Mas há pecados e requintes bem-vindos. O maior deles é o do Accord que cobra R$ 144.500 e, mesmo sendo o mais caro, não tem controle de tração, computador de bordo e nem sensor de estacionamento, presentes nos concorrentes e, no caso dos dois últimos, até em carros populares. Mas não compensa com nenhuma bossa exclusiva. Pelas características técnicas é rápido e econômico. O Azera tem ar condicionado com filtro anti-pólen e controle de qualidade do ar. O Omega tem DVD na frente e no teto, para os passageiros de trás. Por isso tem a lista de equipamentos mais completa e sai por R$ 139.990. Vence o comparativo pelo melhor equilíbrio técnico, mas na simples relação preço/equipamentos o melhor é o Azera, que completo (faróis de xenônio, teto solar, painel de iluminação eletrônica e cortina do vidro vigia são opcionais) é vendido por R$ 105.700, só que na mecânica fica atrás dos concorrentes.

O comparativo mostrou que esses "acessíveis" sedãs do oriente são realmente luxuosos, mas o Omega merece mais cuidado no acabamento, o Accord mais equipamentos e o Azera um estilo ousado e inovador.

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14 Comentários

luiz guilherme disse…
na época que eu estava a escolher meu carro, esse comparativo me ajudou muito, nao me arrependo, apartir de agora só omega...
meus amigos pegaram o azera e viraram amigo do mecanico
Anônimo disse…
O ômega não tem câmbio automático sequencial?
gustavocarmo disse…
Tem razão, carlover. O Omega já tinha naquela época. Corrigi o texto. Me desculpa pelo erro. Hoje, no entanto, o câmbio já tem seis marchas com seleção ativa.
Higor disse…
Azera **2011** acaba com a vida do accord e do omega juntos azera eh o melhor....
Anônimo disse…
Azera é lixo comparado com os outros 2. Aposto que tem 1 né companheiro!
gustavocarmo disse…
Anônimo, não tenho um Azera não. Tenho um Cadillac. Em miniatura, escala 1:18. Sou pobre.
Anônimo disse…
Bom, eu tenho um Omega Fittipaldi 3.6, 2011, 292 cvs comprado zero e um Accord 2007 v6, 240 cvs comprado usado com 40 mil km. Comparando os dois, o Accord é melhor em tudo. E este Accord é ainda melhor que o 3.5 que vai de 2008 em diante. Quanto ao Hyundai, me desculpem mas não comparo lixo com carros.
Anônimo disse…
Tenho um omega 2009, acho que na mecanica perde pro accord, mas é superior anos luzes em equipamentos.
Unknown disse…
Quero adquirir um usado desse qual e a média de consumo de petróleo deles e custo benefício com gasto mecânico.falo do ômega.accord.Azera.
gustavocarmo disse…
Ladir, anota aí o consumo:

Accord - 9,5 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada
Azera - 7,1 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada

O do Omega eu vou ficar devendo, por ora, porque ainda estou pesquisando, pois sou um hiperativo, com várias janelas abertas ao mesmo tempo no computador e acabei me demorando e está tarde.rsrs Mas amanhã continuo a pesquisar e te respondo.

Já sobre os custos de manutenção eu, infelizmente, não tenho como pesquisar. Sugiro que você faça a cotação na concessionária da sua região.

Abraço e obrigado pelo comentário.
Boa noite a todos. Tinha um azera 2011. Vendividamento com 53 mil km. Carro muito bom mas sempre tive omega e torcia pescoço qusando via um. Comprei um 2011 com 42 mil km. Sem comentários. ... omega é omega. Em comparação ao bom azera o omega é Absoluto em tudo.
Unknown disse…
O Azera tem Motor menos potente com menos Cilindrada, comprei o Azera porque Omega não tem peças, não tem peças porque ninguém tem Omega do novo, podem querer meter o pau, mais Honda e Hyundai e qualquer japonês são carros menos problemáticos que os Chevrolet da vida, a mais o Omega 3.6 anda mais beleza, mais toma do Audi A4 3.0 FSi,Toma do Passat CC, carros mais caros, e assim vai, se comprar um carro de 300.000 vai andar mais que o de 200.000 na mesma categoria. O Omega é bom, é só procurar por peças no Mercado Livre, se encontrar nova é bom, senão ta no roça, vai ter que pagar uma pra concessionária. O único Omega que tem aqui na Cidade acho que é 2001 gosta de passear de guincho, também o cara querer andar com um desses usadão, e acho que se foi quebrou alguma coisa cara que fica mais caro que comprar outro carro.
Anônimo disse…
Pode comprar o acord sem dúvidas! O carro não quebra!
Anônimo disse…
Omega = amigão de mecanico fundo de quintal. Nem a GM consegue peças para essa barca furada.... Accord ótimo carro, mas azera domina. Não dá oficina e anda igual os outros dois, inclusive anda mais que o accord.