quarta-feira, 27 de maio de 2020

COMPARATIVO - HONDA CIVIC EXL 2.0 x TOYOTA COROLLA XEi 2.0


Em novembro, postei um comparativo entre sedãs médios, no qual os eternos rivais Honda Civic e Toyota Corolla ficaram em posições extremas, com o Honda vencendo e o Toyota ficando em quarto e último, atrás de Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta. Na ocasião, três modelos, incluindo o Civic, usavam motor turbo, enquanto o Corolla era híbrido (um fraco motor 1.8 de ciclo Atkinson combinando com um elétrico).

Desta vez, a intenção foi comparar o Civic contra o Corolla com motor 2.0, mecânica indisponível para Cruze e Jetta. Juro que eu queria colocar o Kia Cerato na briga, pois ele também tem a mesma cilindrada (sua única opção), mas, por falta de dados de nível de ruído da revista Quatro Rodas (que não tem divulgado com frequência, enquanto a Carro impressa acabou), infelizmente, tive que deixá-lo de fora. Assim, repito o duelo do mês passado entre Honda e Toyota, na ocasião com os maiores Accord e Camry. 

A versão considerada do Civic foi a EXL, pois a top Touring só está disponível com o motor turbo. Já a versão mais cara do Corolla, a Altis Premium oferece o 2.0, mas considerei a intermediária XEi, para dar um equilíbrio no preço. Quem será que vence agora?



Estilo e Acabamento





O Corolla ficou mais arrojado na frente, mas continua com perfil e traseira sóbrios. Já o Civic é mais atraente pelo seu estilo fastback, que ainda está mais moderno que o rival, passados cinco anos do seu lançamento mundial e já pedindo uma nova geração. No ano passado, ganhou apenas um face-lift nos para-choques. (Civic 1x0)

O Toyota evoluiu mais no interior, onde abandonou o painel de linhas retas e o reloginho digital anos 80, além de ter colocado a tela multimídia destacada (mas peca por ter um suporte atrás, lembrando uma TV de tubo - veja a foto mais embaixo, no tópico Preço, Equipamentos e Asssitência). Os revestimentos têm mais material macio que o Honda, mas o quadro de instrumentos é inteiramente físico, ao contrário do rival. Velocímetro eletrônico com gráficos digitais só na versão híbrida. Mesmo assim, o Corolla tem o melhor acabamento porque o Honda apesar, de ter superfícies macias, tem muitos plásticos duros. (Corolla 1x1)

1x1 


Espaço interno e Porta-malas




O Corolla também domina o espaço para as pernas dos passageiro de trás, mesmo sendo 1 cm mais curto em comprimento que o Civic. No comparativo anterior, eu usei as medições da revista Carro (de 31 cm de espaço para os joelhos contra 28 cm do Civic). Mas pela Quatro Rodas, que também inclui a medida do assento, o Toyota ainda é superior: 105,2 contra 95 cm. Na altura para a cabeça, o Civic é 2 mm mais alto (94,2 contra 94 cm). De acordo com a Carro o Toyota volta a vencer (91 contra 90 cm). Corolla 2x1.

Já o maior volume do porta-malas (519 litros) é do Civic, que sofria com o tamanho na geração anterior. A manutenção dos 470 litros de capacidade foi uma desvantagem para o Corolla. (Civic 2x2)

2x2 


Motor e Câmbio




Se o motor a combustão 1.8 Flex de ciclo Atkinson foi fraco para combinar com o elétrico na versão Hybrid, o 2.0 Dynamic Force mostrou-se ideal para substituir o antigo 2.0 do Corolla. Tem injeção mista (direta e indireta), também é de ciclo Atkinson e rende 177 cavalos com álcool (169 cv com gasolina). O 2.0 do Civic, herdado da geração anterior, rende entre 150 e 155 cavalos. (Corolla 3x2)

O câmbio do Toyota também é mais moderno. CVT (transmissão continuamente variável) como o do rival, simula 10 marchas, contra apenas sete do rival. (Corolla 4x2)

Corolla 4x2


Desempenho e Consumo





O motor 2.0 Dynamic Force Dual-VVTi comprovou a superioridade técnica do Corolla na pista da revista Quatro Rodas, onde acelerou de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e retomou a velocidade entre 80 e 120 km/h em 6,4 segundos. O Civic fez as mesmas provas em 10,8 segundos e 7,2 segundos. (Corolla 5x2)

Mas no consumo a vitória foi do Civic, embora por pequena margem: também segundo a revista Quatro Rodas, fez 12,4 km/litro na cidade e 15,9 km/l na estrada, contra 11,9 km/l e 15,5 km/l do Corolla. (Civic 3x5)

Corolla 5x3 Civic


Frenagem e Nível de ruído

O Toyota Corolla volta a ser superior na frenagem, parando a 80 km/h em 23,7 metros, segundo a Quatro Rodas. O Civic leva 25,1 metros para chegar a imobilidade a mesma velocidade, na qual dá o troco com um nível de ruído de 62 decibéis, contra 63,6 dBA do Toyota.

Corolla 6x4 Civic



Preço, Equipamentos e Assistência





O motor 2.0 está disponível para todas as versões do Toyota Corolla. Eu costumo dar preferência a versões mais completas para avaliar o preço e os equipamentos. Mas a versão top do Corolla, a Altis Premium, custa R$ 134.990, uma diferença muito grande em relação ao Civic EXL, o mais caro com motor 2.0 (R$ 114.100), pois a Touring utiliza apenas o motor 1.5 Turbo. A versão do Corolla que mais se aproxima do Civic 2.0 EXL é a XEi, que sai por R$ 116.990 e, ainda assim, é um pouco mais cara. (Civic 5x6)

O nível de equipamentos é o mesmo: ambos são equipados com ar condicionado digital, seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, sistema multimídia com Android e Apple, bancos dianteiros em couro, com regulagem manual, entrada sem chave, partida por botão e acendimento automático dos faróis.




Mas o Civic leva vantagem por oferecer dual zone no ar condicionado (que só o Corolla Hybrid tem), internet sem fio, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e freio de mão elétrico. O Corolla, que ainda perdeu a função de TV do sistema multimídia, só tem a mais um airbag para o joelho. (Civic 6x6)

Com três concessionárias a mais (219 contra 216), a Honda ajuda o Civic a virar e fechar o comparativo a seu favor.  (Civic 7x6)


Conclusão

Do comparativo anterior, contando só o Honda e o Toyota, o placar ficou em 8 a 5 para o Civic Turbo. 

Agora, com superioridades no preço, equipamentos, estilo, porta-malas, consumo, nível de ruído e assistência, a vitória do Honda Civic 2.0 foi mais apertada: sete itens contra seis do Toyota Corolla, que foi o melhor no motor, câmbio, desempenho, frenagem, acabamento, espaço interno e ainda dá um banho nas vendas, o que não contou pontos para um empate. 

Placar final: Honda Civic EXL 2.0 7x6 Toyota Corolla XEi 2.0


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS E CARRO (MEDIDAS DE ESPAÇO INTERNO)






Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (214) História (146) Volkswagen (136) Chevrolet (131) Ford (114) Lançamento Internacional (95) Carro do Ano (92) Comparativos (91) Fiat (91) Retrospectiva (81) Em Breve no Brasil (72) Honda (62) Toyota (59) Hyundai (53) Renault (51) Peugeot (50) Sonhos de Consumo (48) Citroën (46) Nissan (45) Audi (41) Baba Brasil (41) Mercedes (39) Especial (38) História em Fotos (35) Kia (34) BMW (30) Lembra de mim? (26) História em Miniatura (23) Corolla (22) No Mercado (22) Analisando (21) Cruze (21) Motor do Ano (21) Gol (19) Opel (19) Golf (18) Volvo (18) Civic (17) Editorial (17) Focus (17) JAC (17) Ka (17) Mário Coutinho Leão (17) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Fiesta (15) Jeep (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Corvette (12) Fit (12) Fox (12) HB20 (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) City (11) Guscar em Genebra (11) Onix (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) Uno (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Jaguar (10) Mustang (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 500 (9) Avaliação (9) Carro Premium (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Carro do Ano 2020 (9) March (9) Prêmios Suplementares (9) Retrospectiva 2017 (9) Retrospectiva 2019 (9) Seat (9) i30 (9) 208 (8) A3 (8) Accord (8) Alfa Romeo (8) C3 (8) CR-V (8) Carro do Ano 2016 (8) Cerato (8) Dodge (8) Duster (8) Jetta (8) McLaren (8) Porsche (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) Strada (8) Versa (8) Classe A (7) Corsa (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Voyage (7) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Campeões de Audiência (6) Carro do Ano 2017 (6) Equinox (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) RAV4 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Série 3 (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A5 (5) Camaro (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HB20S (5) HR-V (5) Hilux (5) Kadett (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Sorento (5) Teste de pista (5) 911 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Camry (4) Captiva (4) Classe C (4) Compass (4) DS4 (4) Elantra (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLA (4) GLE (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Tiguan (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) Yaris (4) A1 (3) AMG GT (3) Argo (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Carro Verde do Ano (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Continental GT (3) Creta (3) Cronos (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Leaf (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) Virtus (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Superpremium do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Corcel (2) Corona (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leon (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Motor do Ano 2020 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 145 (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Avensis (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carina (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Premium 2020 (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2020 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Landtrek (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris Cross (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) e-Tron (1) i20 (1) ix35 (1) recall (1)