quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

HISTÓRIA EM FOTOS - SEAT LEON


O SEAT Leon apresentado no início deste ano e mostrado aqui no Guscar é a quarta geração de um hatch médio surgido pela primeira vez em 1999 e nunca vendido oficialmente no Brasil. 




Primeira geração (1999-2005) 

Com teto de caída arredondada, traseira alta robusta e frente com grade tripartida (com o S de SEAT no centro), a primeira geração, desenhada por Giorgetto Giugiaro, era claramente a versão hatch do Toledo, segunda geração do sedã da marca espanhola. Ambos usavam a plataforma PQ34 do Volkswagen Golf IV e dos primeiros Audi A3,  o cupê TT e o sedã tcheco Skoda Octavia. 


As versões mais comuns usavam motores 1.4, 1.6 e 1.8 (este de cinco cilindros e vinte válvulas), só para citar os movidos a gasolina. Mas o Leon teve variações esportivas como as Sport e FR, Cupra R e Cupra 4. As primeiras tinham motor 1.8 turbo de 180 cavalos, a Cupra R (Cup Racing Rallye), o mesmo motor com 210 cv e depois de 225 cv. Já o Cupra 4 era equipado com um VR6, de seis cilindros 2.8, de 204 cv e tração integral. 



A carroceria tinha 4,18 metros de comprimento, 1,74m de largura, 1,44m de altura e 2,51m de distância entre-eixos. 


Entre os equipamentos, as novidades da época eram os airbags laterais, navegador GPS integrado ao painel, sensor de chuva e bancos com regulagem elétrica. Foram vendidas 534.979 unidades. 

Foi vendido também no México. Chegou a ser exposto no Salão do Automóvel de São Paulo em 2002, nas versões Sport 1.8T e Cupra R, mas a SEAT acabou saindo do mercado brasileiro naquele ano. 



Segunda geração (2005-2012)

Numa época em que a SEAT transformou o sedã Toledo num estranho monovolume com um curtíssimo prolongamento na traseira e vidro traseiro envolvente, além de ter lançado o monovolume compacto Altea, o Leon ainda ficou com aparência de hatch arredondado, de linha de cintura alta e maçanetas da porta traseira embutidas na coluna, para dar uma aparência de cupê de três portas. 


O segundo Leon foi desenhado pelo italiano Walter De Silva, baseado no conceito Salsa. Embora a traseira fosse alta, o capô tinha caída contínua, com uma única grade ovalada, bem estreita, no centro e faróis elípticos de máscara escura (já presente na primeira geração) com três refletores internos. A traseira tinha lanternas horizontais e também ovaladas. O comprimento subiu para 4,32m, a largura para 1,77m, a altura para 1,46m e a distância entre-eixos para 2,58m. A plataforma era a PQ35, do quinto Golf  e do segundo A3, entre outros. 



As versões CUPRA continuaram na segunda geração. O motor 1.8 turbo de 225 cavalos foi mantido no início, mas posteriormente ele ganhou um 2.0 TSI (então chamado de TFSI), de 265 cv. Os motores turbo com injeção direta foram as grandes novidades do segundo Leon e também estavam disponíveis nas cilindradas 1.2, 1.4 e 1.8. Havia também um 2.0 somente com injeção direta. Novas também eram as transmissões automatizadas DSG, de dupla embreagem, de seis ou sete marchas. Estreavam também o ar condicionado digital de duas zonas (já eram comuns em modelos mais luxuosos, claro), os faróis bixenônio e os sensores de estacionamento. A segunda geração do Leon vendeu 675.915 unidades. 




Terceira geração (2012-2019)

O terceiro SEAT Leon ficou com linhas mais retas, a linha de cintura baixou um pouco e as janelas ficaram mais pontiagudas no alto. A dianteira ficou mais convencional, com grade trapezoidal, alinhada aos faróis mais angulosos, ambos mais horizontais. As linhas, muito parecidas com as do hatch compacto Ibiza da época (lançado em 2008), passaram a ser assinadas pelo espanhol Alejandro Mesonero-Romanos.




Agora usando a plataforma modular MQB da sétima geração do Golf, o hatch médio espanhol ficou menor no comprimento (4,26m) e na altura (1,45m), mas cresceu na largura (1,81m) e distância entre-eixos (2,64m). 

Os motores continuaram basicamente os mesmos: os TSI 1.2, 1.4 (substituída pelo 1.5 em 2018), 1.8 e 2.0 (de 190 cv) para as versões mais simples e os 2.0 TSI para as versões Cupra, que começou com 265 cv e 280 cv entre 2014 e 2015, mas a potência foi subindo gradualmente para 290 (a partir de 2015) e 310 cavalos (a partir de 2017). Entre os motores turbodiesel, havia o 1.6 e o 2.0, ambos TDI. A novidade na motorização foi o gás natural. 



Também inédita nesta geração foram as versões perua - chamada de SportsTourer ou ST, que é mais longa (4,55m), com janelas mais retas e também teve versão off-road batizada de X-Perience - e de duas portas, conhecida como SC, de SportsCoupé. 



Entre as novidades tecnológicas se destacam os faróis inteiramente de LED, o sistema multimídia por toque na tela, airbags de cortina e de joelhos, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de manutenção em faixa e detector de fadiga. 

Face-lift 2017


Quarta geração (2020)

A nova geração, a quarta, recém-apresentada em 2020, manteve a silhueta mais reta, de janelas pontiagudas e altas no hatch e contínuas na perua SportsTourer, mas agora com vincos mais intensos, cantos arredondados e grade baixa e hexagonal, além de lanternas traseiras interligadas por um friso iluminado.



Ela traz os mesmos recursos de tecnologia, inclusive semi-autônoma, e motorização do oitavo Golf, com direito a versões híbridas por regeneração (1.0 tricilíndrico e 1.5, ambas TSI, com motor elétrico de 48v) e recarregáveis (1.4 TSI com propulsor elétrico, bateria e potência combinada de 204 cv), sem falar da movida a gás natural (1.5 TGI). A Cupra será lançada em breve. 


Entre os equipamentos estão quadro de instrumentos eletrônico, sistema multimídia operado por conversa, ar condicionado de três zonas, abertura e partida sem chave, tomadas USB na frente e atrás, carregador wireless, seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport), suspensão de dureza regulável (DCC - Dynamic Chassis Control), assistentes de estacionamento, controle de velocidade ativo até 210 km/h e reconhecimento de sinais de trânsito. 


Após encolher da segunda para a terceira geração, o novo Leon voltou a crescer no comprimento (4.37m) e na altura (1,46m), mantendo a ampliação da distância entre-eixos (2,69m). Só a largura caiu para 1,80m. A perua cresceu de 4,55 para 4,64m de comprimento. 

Com a iminente extinção de hatches médios em favor dos utilitários esportivos, o Brasil deve continuar ausente da história do SEAT Leon por mais uma geração, tendo apenas aquela discreta aparição no Salão do Automóvel de São Paulo em 2002 como um verbete de única linha. . 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (213) História (140) Volkswagen (135) Chevrolet (131) Ford (113) Lançamento Internacional (92) Carro do Ano (91) Comparativos (88) Fiat (87) Retrospectiva (81) Em Breve no Brasil (69) Honda (60) Toyota (54) Renault (51) Hyundai (49) Peugeot (48) Sonhos de Consumo (47) Citroën (46) Nissan (45) Baba Brasil (39) Mercedes (39) Especial (38) Audi (37) Kia (32) BMW (30) História em Fotos (30) Lembra de mim? (24) História em Miniatura (23) No Mercado (22) Corolla (21) Cruze (21) Motor do Ano (21) Analisando (20) Opel (19) Gol (18) Golf (18) Volvo (18) Editorial (17) Focus (17) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Civic (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Fiesta (15) Jeep (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Corvette (12) Fit (12) Fox (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) City (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Onix (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) Uno (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Jaguar (10) Mustang (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro Premium (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) March (9) Prêmios Suplementares (9) Retrospectiva 2017 (9) Retrospectiva 2019 (9) Seat (9) i30 (9) 500 (8) C3 (8) CR-V (8) Carro do Ano 2016 (8) Carro do Ano 2020 (8) Cerato (8) Dodge (8) Duster (8) Jetta (8) McLaren (8) Porsche (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) Versa (8) 208 (7) Accord (7) Alfa Romeo (7) Classe A (7) Corsa (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Voyage (7) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Campeões de Audiência (6) Carro do Ano 2017 (6) Equinox (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) RAV4 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Série 3 (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A3 (5) A5 (5) Camaro (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HB20S (5) HR-V (5) Hilux (5) Kadett (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 911 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Classe C (4) Compass (4) DS4 (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLA (4) GLE (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Tiguan (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camry (3) Carro Verde do Ano (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Continental GT (3) Creta (3) Cronos (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Leaf (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) Virtus (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Superpremium do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Corcel (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leon (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Motor do Ano 2020 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Premium 2020 (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2020 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)