Uma rivalidade de pouco mais de cinquenta anos na indústria automobilística norte-americana chegou ao Brasil somente no ano passado, com o início da importação oficial do esportivo Ford Mustang GT Premium. A General Motors respondeu no início de 2019 com o face-lift da atual geração do Chevrolet Camaro SS, nas versões cupê e conversível.

Mais do que o novo para-choque com a gravata Chevrolet vazada e com fundo preto na traseira, o Camaro ganhou um novo câmbio automático de dez marchas, simplesmente o mesmo do rival, pois as duas marcas desenvolveram juntas a caixa de transmissão, sendo que cada uma programou o funcionamento ao seu modo.


Estilo e Acabamento

O Camaro chegou ao Brasil em 2010. Ganhou nova geração em 2016 e agora em 2019 desembarcou com o face-lift. O Mustang já veio para o país com a mudança de meia vida. Seu estilo agrada mais, pois mistura linhas atuais com traços do passado. O Chevrolet tem design inteiramente retrô, que já cansou. No acabamento, o Mustang tem materiais de melhor qualidade, com mais superfícies macias, enquanto o Camaro apresenta algum desalinhamento e partes duras.

Mustang 2x0


Espaço interno e Porta-malas

Mustang e Camaro são esportivos mais apropriados para um casal passear na cidade. Mas ambos oferecem mais dois lugares traseiros e porta-malas para pequenas viagens. E o modelo da Ford leva vantagem nesses dois extras: oferece mais espaço para as pernas atrás e 382 litros para a bagagem contra 208 litros do Chevrolet.

Mustang 4x0




Motor e Câmbio

Como manda a tradição norte-americana, os dois esportivos são equipados com motor V8 (oito cilindros em V), sendo que Coyote do Mustang tem 5 litros contra 6.2 do LT1 do Camaro, que o manteve no face-lift. Mesmo com menor capacidade cúbica, o motor do Ford é mais potente que o do rival, mas a diferença é pouca: 466 a 461 cv. O Coyote tem duplo sistema de injeção: direta na câmara de combustão e indireta no coletor de admissão. O álcool presente na gasolina vendida no Brasil ainda rendeu mais seis cavalos.

Pela primeira vez na história, Camaro e Mustang dividem a mesma caixa de câmbio, no caso a nova automática de dez marchas, pois Ford e Chevrolet a desenvolveram juntas. Só que cada marca usou uma programação de funcionamento diferente. No Camaro rendeu mais desempenho e consumo, por isso a vitória.

Mustang 5x1 Camaro


Desempenho e Consumo

Falo isso porque os tempos de aceleração e retomada melhoraram com a nova transmissão de dez velocidades, em relação ao modelo pré-face-lift. A revista Carro já havia comparado o Mustang, mas contra o Camaro ainda com câmbio de oito marchas.

No duelo anterior, o Camaro tinha ficado quatro décimos atrás em aceleração de 0 a 100 km/h e retomada entre 80 e 120 km/h: 4,95 contra 4,91 segundos e 3,45 contra 3,41 segundos. Com o câmbio de dez marchas, os tempos do Chevrolet caíram para 4s82 e 2s62, o suficiente para ultrapassar o modelo da Ford, que mantém os mesmos tempos.

O consumo também foi beneficiado com o novo câmbio, principalmente na estrada, onde o Camaro ganhou pouco mais de um quilômetro com um litro de gasolina: subiu de 10,2 para 11,7 km/l. Na cidade, a economia foi de apenas 300 metros a mais: 5,4 para 5,7 km/l, mesma quilometragem do Mustang, que ficou com apenas 10,5 km/l na estrada.

Camaro 3x5 Mustang


Frenagem e Ruído

Mesmo piorando em algumas provas de frenagem e ruído da revista Carro, em relação ao modelo anterior, o Camaro conseguiu superar o Mustang. Na frenagem a 80 km/h, a distância aumentou de 21,59 para 22,38 metros e a 120 km/h, de 46,71 para 50,57 metros. No ruído, ele piorou a 80 km/h (61,8 para 63,5 decibéis), mas melhorou a 120 km/h (66,5 a 65,8 dBA). O Mustang parou um pouquinho mais longe, a, respectivamente, 22,87 e 51,86 metros e é mais ruidoso com 63,8 e 66,7 decibéis.

Camaro 5x5 Mustang




Equipamentos, Preço e Assistência

Enquanto o Mustang oferece um quadro de instrumentos inteiramente eletrônico, o Camaro tem um parcial, no qual velocímetro e conta-giros são físicos e marcadores auxiliares, como combustível, óleo, água e bateria são virtuais e configuráveis, junto com o computador de bordo e o velocímetro digital.

Os dois possuem seletor de modo de condução. Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag e Neve/Molhado no Mustang e Passeio, Esporte, Circuito e Neve no Camaro, que agora também tem controle de largada e aquecimento dos pneus traseiros, chamado popularmente de burnout, que antes só o Mustang tinha.

Também são comuns a ambos os oito airbags, bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, câmera de ré (no Camaro a imagem aparece no retrovisor interno), sensor de estacionamento traseiro, faróis de LED, entrada e partida sem chave (programável no Mustang), controles eletrônicos de estabilidade e tração, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, ar condicionado de duas zonas e sistema multimídia com Apple e Android. O som premium do Ford é da Bang and Olufsen, enquanto o do Chevrolet é da Bose. 

Apesar de não ter teto solar elétrico, partida remota da ignição, head up display e volante com aquecimento, itens que o Camaro oferece, o Mustang traz recursos semi-autônomos ausentes no rival como piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistente de frenagem, detector de pedestres, sistema de permanência em faixa e detector de fadiga do motorista.

Entre o trivial e o autônomo, o Mustang leva vantagem nos equipamentos. Ainda mais que custa menos: R$ 315.900 contra R$ 328.990 pedidos pelo Camaro, que tem mais concessionárias (600 contra 365) à sua disposição para manutenção. 

Placar final: Ford Mustang GT Premium 7x6 Chevrolet Camaro SS




Conclusão 

Por um ponto, o Mustang venceu o primeiro comparativo dos muscle cars norte-americanos no Brasil... feito pelo Guscar. Dominou as características estáticas, como motor, acabamento, espaço interno, porta-malas, estilo, além do custo-benefício (preço e equipamentos), enquanto o Camaro foi melhor nas provas dinâmicas da revista Carro, como desempenho, consumo, frenagem e ruído. Apesar de ser o mesmo nos dois esportivos, eu dei ponto para o Chevrolet no câmbio por fazer a diferença no seu desempenho e consumo.

Os fãs do Camaro têm o direito de questionar o ponto dado na lista de equipamentos para o Mustang, em vez de um empate, e considerar que o comparativo terminou em igualdade.  

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO
Publicado em 03/04/2019