Na quinta geração do sedã médio Corolla fabricada no Brasil, décima-segunda no mundo, a Toyota pensou no futuro do meio ambiente ao motorizar a sua versão top de linha, a Altis. Em vez de motores turbo a combustão, escolheu uma propulsão híbrida. 

Apesar do motor Flex 1.8 de ciclo Atkinson, o primeiro bicombustível a ser usado junto com um motor elétrico no mundo, ser fraco (tem apenas 101 cavalos com gasolina), a versão Hybrid foi determinante para o Corolla e a Toyota conquistarem o seu primeiro título principal de Carro do Ano, premiação criada em 1966 pela extinta revista Mecânica Popular, assumido em 1968 pela então publicação da editora carioca FC (Fernando Chinaglia) e atualmente integrante da Editora Globo desde 1998. 


A plataforma modular TNGA, o motor Dynamic Force Dual VVTi 2.0 de ciclo Atkinson e injeção mista, de 169 e 177 cavalos e o pacote Safety Sense (piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de desvio de faixa e frenagem autônoma de emergência) também ajudaram na conquista do título inédito. 


O Corolla chegou ao mercado brasileiro em outubro, nas versões GLi (R$ 99.990), XEi (R$ 110.990) e Altis Premium (R$ 124.990), todas com o motor Dynamic Force 2.0 e o câmbio CVT de 10 marchas, além da Altis Hybrid (R$ 124.990), com pacote Premium opcional (R$ 130.990). 



A versão GLi já vem equipada de série com luz diurna com acendimento automático, direção elétrica progressiva, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sete airbags, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, bancos de couro e tecido, rodas de 16 polegadas, ar-condicionado manual e volante com comandos de som.

A XEi adiciona rodas de 17 polegadas, piloto automático, bancos revestidos de couro preto, modo Sport, chave presencial, faróis de neblina, retrovisor eletrocrômico e ar-condicionado digital.


A Altis 2.0 traz teto solar, faróis Bi-LED, bancos com regulagem elétrica, rebatimento automático dos retrovisores, sensor de chuva, lanternas traseiras de LED e pacote Toyota Safety Sense.

O Altis Hybrid tem o pacote Premium (Toyota Safety Sense, teto solar, interior em bege e marrom, rodas de 17 polegadas e grade em black piano) opcional. Mesmo assim, traz comandos de voz, painel de instrumentos com tela de 7 polegadas e ar-condicionado digital de duas zonas, que o 2.0 não tem, além de central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e piloto automático.


O Toyota Corolla derrotou o Caoa Chery Tiggo 5X, Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20 e Volkswagen T-Cross. 

O Tiggo 5X deixou de conquistar o seu primeiro título e, a exemplo do T-Cross, ser o segundo SUV compacto a se sagrar o Carro do Ano (o primeiro foi o Jeep Renegade, em 2016). A Volkswagen perdeu a chance de um inédito tricampeonato para a marca alemã (é a atual bicampeã com o Polo e o Virtus). O Onix também perdeu o seu título inédito e a Chevrolet, que ainda lidera no número de títulos da Autoesporte. com 14, não vence desde 2010, com o finado Agile. O Hyundai HB20 seria Carro do Ano pela segunda vez, assim como a sua fabricante sul-coreana. 


A Toyota quebrou, pela sexta vez, a hegemonia das quatro grandes (Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen) desde 2000, com o crescimento da indústria nacional. A Honda já ganhou duas vezes com o Civic. Audi A3, Hyundai HB20 e Jeep Renegade ganharam uma vez. 


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TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
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