A nova geração do Nissan Versa voltará a ser importada do México. A versão nacional, fabricada em Resende, no sul do estado do Rio, continuará sendo produzida em versões mais baratas e com novo nome: V-Drive.


O Versa está com estilo muito mais moderno e praticamente idêntico ao do médio Sentra, também reestilizado. A caída cupê do teto está mais acentuada. Apesar do comprimento de 4,49m ter sido mantido, o sedã compacto aparenta estar mais longo. Curiosamente, o recorte das janelas não mudou muito (ganhou molduras mais grossas), mas o vidro dianteiro ganhou um quebra-vento e na coluna lateral foi inserido um aplique preto horizontal para dar um efeito flutuante no teto, lembrando o utilitário esportivo Kicks. E veio do SUV a inspiração para a nova frente: com a grade mais estreita em V, uma moldura preta que a envolve e os faróis afilados. Na traseira, as lanternas passam a ser horizontais, com recorte em dois níveis, que invade a lateral, lembrando muito o Sentra.



O interior também segue o estilo do Kicks, com a faixa revestida de imitação de couro, a tela multimídia de 7 polegadas ao centro e o quadro de instrumentos parcialmente eletrônico. Acima da tela fica a saída de ar central horizontal e abaixo os comandos do ar condicionado digital. A distância entre-eixos foi esticada em 2 cm, passando para 2,62m, o que aumenta o espaço interno. A capacidade do porta-malas aumentou de 460 para 482 litros. 




Na lista de equipamentos devem estar controle de estabilidade, seis airbags, sistema de partida sem chave, bancos, console central e portas revestidos em couro sintético, ar condicionado digital, central multimídia com Android Auto e Apple Car Play, sensor de estacionamento, rodas de aro 17 e faróis com luzes diurnas integradas. 



Não está certa a vinda de itens como alerta de colisão frontal, frenagem de emergência inteligente, alerta de tráfego cruzado, monitor de visão inteligente periférica e ponto cego.

No México estão disponíveis as versões Sense, Advance, Exclusive e Platinum. Aqui, deverá ter versão única. 

O motor 1.6 16v passa a render 118 cavalos de potência (o modelo atual tem 111 cv) e o câmbio X-Tronic CVT agora tem modo Sport. 

O novo Versa chegará ao Brasil no segundo semestre do ano que vem. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO