quinta-feira, 29 de novembro de 2018

LANÇAMENTO - MITSUBISHI ECLIPSE CROSS


Mais uma vez afirmo que os utilitários esportivos estão tomando o lugar de hatches, sedãs e até cupês. Um exemplo é o novo Mitsubishi Eclipse Cross, que resgatou o nome de um famoso modelo esportivo do gênero nas décadas de 1990 e 2000, teve quatro gerações e era o preferido dos jogadores de futebol, como o promissor Dener, morto em 1994, em um modelo da primeira geração.

Eclipse Coupé 1994

Pena que o crossover não seja tão elegante quanto o antigo esportivo. E não é por causa da traseira com vidro cortado pelo aerofólio luminoso, que prejudica a visibilidade por dentro. As lanternas são verticais e se estendem até o segundo aerofólio, no teto. O recurso já foi usado em outros modelos, como o Honda CR-Z, Citroën C4 VTR e o Toyota Prius, desde a segunda geração. Muito menos por causa da frente com dois filetes grossos horizontais e um par de barras em bumerangue, ambos cromados. Cada uma dessas barras liga o farol full-LED à luz de neblina. A culpa pelo estilo estranho é da caída da janela lateral, trapezoidal demais, o que acelera o envelhecimento do novo modelo.



Mas é com essas linhas "ousadas" que o novo crossover chega ao mercado brasileiro para se posicionar entre o ASX e o Outlander e enfrentar Jeep Compass (R$ 142.990, Limited 2.0 Flex), Hyundai Tucson (R$ 159.600, versão GLS), Peugeot 3008 (R$ 156.990, Griffe Pack), Chevrolet Equinox (R$ 144.490, versão LT, mais barata) e Volkswagen Tiguan (R$ 149.990, versão Comfortline), estes dois na faixa de preço. O Eclipse Cross tem 4,41m de comprimento, 1,81m de largura, 1,69m de altura e 2,67m de distância entre-eixos, porte próximo aos rivais. A plataforma foi adaptada do ASX.


Já o interior é mais agradável aos olhos. O acabamento tem materiais emborrachados. O desenho do painel é vertical e em dois níveis, contrariando a tendência horizontal dos modelos atuais, com exceção da tela multimídia, levemente destacada, embora, aqui no Brasil, haja uma cobertura de plástico sobre a mesma.


O espaço interno é bom para pessoas de até 1,80m e o assoalho é quase plano, acomodando bem quem vai no meio. Só o teto que é um pouco baixo. O banco traseiro corre sobre trilhos para facilitar a reclinação ou aumentar a capacidade do porta-malas, que é pequeno: apenas 473 litros, com o banco avançado. Ao recuá-lo, o volume cai para 341 litros.


Se o Eclipse Cross não é tão belo quanto os seus antepassados, pelo menos, ele traz o futuro, como sistema de frenagem autônoma que reconhece pessoas e animais de grande porte, controle de cruzeiro adaptativo, oito sensores de estacionamento (quatro na frente e quatro atrás), alerta de ponto cego, sistema de prevenção de aceleração e de saída involuntária de faixa e assistente de aclive.

Todos estes itens estão presentes na única versão comercializada, a HPE-S, por R$ 149.990, que também vem com head up display, bancos revestidos em couro, sistema de ar-condicionado automático dual zone com saídas independentes, freio de estacionamento eletrônico, direção elétrica, volante multifuncional, teto solar duplo (o traseiro só abre a tela), rodas de liga leve, freio a disco nas rodas dianteiras e traseiras, retrovisores externos com rebatimento elétrico, vidros elétricos nas quatro portas, sensor crepuscular e volante com ajuste de altura e profundidade.


O único opcional é a tração integral S-AWC (Super All Wheel Control), que aumenta o preço para R$ 155.990 e lê instantaneamente os movimentos da carroceria, tanto na rolagem quanto numa frenagem e controla as acelerações, gerenciando a distribuição de força. O único motor oferecido é o 1.5 turbo a gasolina de 165 cavalos de potência. O câmbio é automático CVT com máximo de oito marchas e borboletas no volante.


Segundo a revista Carro, o Eclipse Cross acelera de 0 a 100 km/h em 9,88 segundos e retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 7,18. O consumo de 9,7 km/litro na cidade e 12,5 km/l na estrada. A frenagem a 80 km/h é feita em 25,59 metros e o ruído a mesma velocidade em 59,8 decibéis.


O novo Mitsubishi Eclipse Cross tem comportamento e preço no mesmo nível dos concorrentes (com exceção do desempenho fraco) e se destaca por ser diferente. No bom ou no mau sentido, depende de quem vê.  

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (204) História (128) Volkswagen (124) Chevrolet (118) Ford (105) Fiat (86) Lançamento Internacional (85) Carro do Ano (82) Comparativos (80) Em Breve no Brasil (62) Retrospectiva (62) Honda (51) Toyota (49) Renault (47) Hyundai (45) Citroën (44) Sonhos de Consumo (44) Peugeot (43) Nissan (42) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (34) Mercedes (34) Kia (30) BMW (29) História em Fotos (24) História em Miniatura (22) Lembra de mim? (22) No Mercado (22) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) Volvo (18) Corolla (17) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Editorial (16) Focus (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Fox (12) Jeep (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fit (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 3008 (9) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Chery (9) Jaguar (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) i30 (9) 500 (8) C3 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Dodge (8) Duster (8) Mustang (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Alfa Romeo (7) CR-V (7) Cerato (7) Fluence (7) Jetta (7) Land Rover (7) McLaren (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Sportage (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 408 (5) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Série 3 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 508 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Equinox (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLE (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tiguan (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Compass (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Tucson (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veloster (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 5008 (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Senna (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Cross (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)