sábado, 7 de janeiro de 2017

RETROSPECTIVA 2016: LANÇAMENTO - JAC T5

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Texto original, publicado em 27 de março de 2016
Preços atualizados


Em 2015, o chinês JAC T6 foi anunciado como o utilitário médio com preço de compacto por diversos meios, inclusive o Guscar. Tanto que eu o incluí no comparativo contra os então recém-lançados SUVs compactos Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, o então líder Ford Ecosport, o Chevrolet Tracker e o japonês Suzuki S-Cross. Infelizmente, ficou em último.

No mesmo texto eu dissera que o verdadeiro concorrente da turma seria o T5, que estava para chegar este ano. E aqui está ele. Com 4,33m de comprimento, 1,63m de altura, 1,77m de altura e 2,56m de distância entre-eixos, ele tem porte semelhante aos dos concorrentes, mas o formato das janelas, das lanternas traseiras e da frente fazem do T5 um Hyundai ix35 "anão". Se o T6 "copiou" a frente antiga, o T5 já simula o face-lift que o sul-coreano ganhou no Brasil e em outros países desfavorecidos. No entanto, a grade dianteira, demasiadamente trapezoidal e com frisos cromados, do chinês ficou um tanto desproporcional no tamanho.




O interior é repleto de plástico duro no painel e nas portas. O acabamento pobre é disfarçado com tonalidade preta e detalhes prateados, espalhados pelas saídas verticais do ar condicionado, volante, divisória do painel (que lembra até o da picape Fiat Toro), quadro de instrumentos, alavanca do câmbio, console, maçanetas e puxadores das portas. Há uma parte emborrachada nas portas. O espaço, tanto para os passageiros de trás quanto para as malas, é o seu maior atrativo. O bagageiro tem 600 litros de capacidade.



A potência de 125 cavalos com gasolina e 127 cv com álcool do motor 1.5 VVT flex é razoável. Mas seu desempenho é fraco. Segundo a revista Quatro Rodas, acelera de 0 a 100 km/h em 14 segundos (embora acelere mais rápido que o Jeep Renegade 1.8) e recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em eternos 31,1 segundos. Vale lembrar que o seu câmbio é manual de seis marchas. O CVT só chega no segundo semestre. O consumo de 9,3 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada é mediano, assim como a frenagem e ruído a 80 km/h em 28,5 metros e 62,5 decibéis.

O T5 é vendido em versão única, com três pacotes de equipamentos além da opção do câmbio. O básico, chamado Pack 1, traz de série ar-condicionado digital e automático, controle de tração, trio elétrico, alarme antifurto, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, sensor traseiro de estacionamento, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, pedal “inteligente” de freio (BOS), que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente, assistente nas frenagens de pânico (BAS), computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro, faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático (sensor crepuscular), banco traseiro bipartido 60/40, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes e sistema que dispensa o uso do tanquinho suplementar para partidas a frio. Mas no site da JAC Motors aparece com preço indisponível. 


O Ford Ecosport mais barato, é o SE, com motor 1.6 e câmbio manual custa R$ 71.650 e não tem ar condicionado digital, acendimento automático dos faróis, sensores traseiros de estacionamento e nem sistema de monitoramento dos pneus. Mas tem rodas de liga-leve, som com Sync Media System e controles no volante e faróis e lanternas de neblina. Os dois pacotes mais baratos do T5 sequer oferecem rádio.

O T4 Pack 2 adiciona as rodas de liga-leve, faróis de neblina, rack no teto (presente no Ecosport) e mais assistente de partidas em aclives e controles de estabilidade. O preço aumenta para R$ 66.990 o manual e R$ 71.490, mas se mantém abaixo do modelo da Ford, que só tem estes dois recursos na versão Freestyle, que já custa R$ 73.990 com câmbio manual e R$ 84.150 o automatizado.


O T5 completo sai por R$ 69.990 e R$ 74.990 com câmbio automático e tem bancos em couro e kit multimídia com tela de 8 polegadas, espelhamento com o celular (que dispensa a necessidade de GPS no sistema do carro) e câmera de ré, mas não tem controle de velocidade, que será exclusivo da versão com câmbio automático.


É completo que o JAC T5 vale o investimento, pois quase todos os seus concorrentes vêm pouco equipados nesta faixa de preço (R$ 70 mil) ou custam mais, incluindo Honda HR-V e Jeep Renegade. Eu só esperava que a diferença de preço fosse bem maior e que ele tivesse mais equipamentos na versão básica.

O T6 pode ser um médio com preço de compacto. Só que ele enfrenta Ecosport, Duster, HR-V, Renegade e 2008 com motores mais potentes. Já T5 é um SUV compacto... com preço de compacto mesmo. Para disputar mercado com as versões com motores menores dos mesmos concorrentes. 


Pontos Fortes

+ Espaço interno
+ Porta-malas
+ Preço
+ Custo/Benefício

Pontos Fracos

- Estilo pouco original
- Acabamento
- Desempenho
- Consumo


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.499 cm³, 16 válvulas
Potência: 125 (gasolina) e 127 cv (álcool)
Torque: 15,5 (gasolina) e 15,7 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h manual: 14 segundos (revista Quatro Rodas com gasolina)
Velocidade máxima: 194 km/h (fabricante)
Consumo: 9,3 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Frenagem 80-0 km/h: 28,5 metros (Quatro Rodas)
Ruído a 80 km/h: 62,5 decibéis (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,33/1,77/1,63/2,56m
Porta-malas: 600 litros
Tanque: 45 litros
Preços: R$ 66.990 (Pack 2 manual) / R$ 71.490 (Pack 2 CVT) / R$ 69.990 (Pack 3 manual) / R$ 74.990 (Pack 3 CVT)
Cores: Preto Quasar, Cinza Mercurio, Prata Imperial, Branco Nevada, Marrom Dolomita e Vermelho Rubi

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (183) Chevrolet (97) Volkswagen (97) História (88) Ford (86) Fiat (79) Carro do Ano (72) Comparativos (69) Lançamento Internacional (67) Em Breve no Brasil (53) Retrospectiva (51) Renault (44) Honda (41) Toyota (40) Especial (38) Citroën (37) Hyundai (37) Nissan (36) Sonhos de Consumo (34) Peugeot (33) Audi (32) Kia (26) Mercedes (26) Baba Brasil (25) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Cruze (16) JAC (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Lembra de mim? (15) Corolla (14) Editorial (14) Opel (14) Golf (13) Civic (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Focus (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) História em Fotos (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Suzuki (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Porsche (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) 3008 (5) A3 (5) Alfa Romeo (5) Carro do Ano 2017 (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Picanto (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Captur (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) Frontier (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Panamera (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Swift (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Twingo (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)