TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O tão esperado SUV compacto da Nissan, capaz de rivalizar com Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, só vai chegar às concessionárias em 5 de agosto, no dia da abertura dos Jogos Olímpicos, aqui no Rio. Mas o Kicks já foi apresentado na ocasião da chegada da tocha olímpica ao Brasil (detalhe que o carro foi apresentado aqui no Rio e a tocha chegou em Brasília).

O desenho dos faróis espichados foi suavizado em relação ao conceito apresentado no Salão de Detroit, mas continua ousado, com grade estreita de moldura cromada e coluna traseira com um aplique preto inclinado no meio, dividindo a carroceria e o teto, que terá pintura diferenciada (laranja nas fotos de divulgação). As janelas traseiras têm ângulo acentuado. O Kicks lembra ligeiramente o estranho Juke, crossover médio vendido na Europa. Mas o nosso ficou mais harmonioso, embora continue feinho. Ele tem 4,29m de comprimento, 1,76m de largura e 1,59m de altura. 



O interior possui painel simples, horizontal, com uma grande faixa, combinando com a cor do teto (também laranja, de acordo com as fotos de divulgação), que vai do lado do passageiro até o centro, onde fica a tela multimídia de 7 polegadas. As saídas centrais de ar são finas e horizontais (como no Honda Fit). Sua cobertura integra o quadro de instrumentos e integra a parte superior do painel. Os difusores de ar das extremidades são redondos. A parte colorida também está presente em parte do revestimento das portas e no revestimento dos bancos. O vinco do forro plástico das portas se estende até o painel, se alinhando com o vinco abaixo do para-brisa, lembrando o Jaguar XE. O volante tem três braços, com o inferior vazado e a base reta. Pela foto do habitáculo, o espaço interno parece ser bom (o entre-eixos tem 2,61m). 

Entre os equipamentos previstos estão, além do sistema multimídia espelhável, ar condicionado digital, câmera de visão de 360 graus, sensores de aproximação e partida por botão. O motor será o tradicional 1.6 flex de 111 cavalos, já usado no March e no Versa, que lhe emprestam a plataforma. A potência pode subir. O câmbio será o automático CVT, que vai estrear no hatch e no sedã em junho. Mais informações serão divulgadas até a chegada ao mercado.

Para que o Kicks comece a ser vendido na época das olimpíadas, a Nissan (que é patrocinadora do evento) decidiu importar um lote fabricado no México. Mas a comercialização só inicia no Brasil, o que pode deixar os mexicanos enciumados. Apenas no final do ano ele será produzido em Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro. Mesmo com as primeiras unidades importadas, a montadora japonesa de propriedade da Renault garante que o Kicks continuará custando na faixa de 70 a 100 mil reais. Só acredito vendo.