TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO


Passado mais de um ano desde o seu lançamento no Brasil, o compacto Volkswagen Up! ganhou mais uma novidade, depois da carroceria duas portas (que já está em processo de abandono, restrita à versão básica Take) e do "aventureiro" Cross: o motor 1.0 TSI, de três cilindros, com turbo e injeção direta de combustível.


O Up! brasileiro leva vantagem por ganhar o 1.0 TSI antes da Europa, mas o propulsor já equipa lá o Polo e, pasmem, o Golf (!). O nosso é TotalFlex e o primeiro motor com turbo e injeção direta fabricado no país (em São Carlos, SP). Os da BMW e da Citroën são importados. 

O TSI tem como base o EA211, que foi estreado aqui no Fox Bluemotion para depois ser usado no Up!. Aliás, o carrinho mundial da Volkswagen só tem este motor tricilíndrico 1.0 em todos os mercados onde é vendido, com ou sem injeção direta.  

Mas como tudo chega incompleto ao Brasil, o TSI daqui não tem sistema start-stop, que desliga o motor automaticamente nas paradas de sinal. E, por enquanto, também não terá a opção de câmbio automatizado. A caixa é incompatível com o torque alto (16,8 kgfm). Mas tem sempre uma desculpa pronta.

O 1.0 TSI brasileiro rende 101 cavalos com gasolina e 105 cavalos com álcool. Um ganho de 26 e 23 cavalos, respectivamente, em relação ao 1.0 comum. Também houve melhora no desempenho, tanto com gasolina quanto com álcool. Com o combustível derivado do petróleo, segundo a revista Quatro Rodas, o Up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. O MPI, como é chamada comercialmente a versão sem turbo e injeção direta, leva 15,2 segundos. A retomada entre 80 e 120 km/h caiu de 27,1 para 13,9 segundos. Com etanol, para a revista Carro, o tempo melhorou de 14,5 para 9,4 segundos e a retomada de 17,9 para 11,2 segundos.

Porém, houve aumento de consumo. De acordo com Quatro Rodas, o MPI fez 14,1 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada enquanto o percurso do TSI caiu para 13,8 e 16,3 km/l. No teste da Carro, com álcool, contudo, ele foi um décimo mais econômico na cidade: 8,8 para 8,9 km/l. Mas na estrada voltou a piorar, passando de 15,3 para 12,5 km/l. Mesmo assim, o Up! TSI continua com classificação A pelo Inmetro, que, obviamente, fez a sua própria medição.


O ruído subiu de 61,1 para 63,5 decibéis com álcool (Carro), mas manteve-se praticamente inalterado, de 62,2 para 62,3 decibéis com gasolina (Quatro Rodas). Já a frenagem melhorou independentemente do combustível, embora o motor mais potente não interfira diretamente no resultado. Pela Carro, a redução de distância foi de 25,3 para 24,8 metros. Pela Quatro Rodas, a queda foi de 27 para 24,2 metros. Todas estas duas provas foram feitas a 80 km/h.

Com o novo motor TSI, o Up! ganhou 3 cm no comprimento, que agora é de 3,64m, porque o para-choque dianteiro foi reforçado para acomodar o turbo. As demais dimensões seguem as mesmas: 2,42m de entre-eixos, 1,50m de altura e 1,65m de largura. Visualmente, o UP! TSI se diferencia do MPI pela tampa traseira pintada de preto brilhante, deixando-o mais próximo da versão europeia, cuja tampa é inteiramente de vidro.


Aliás, o novo motor TSI está presente em todas as versões (exceto a básica Take) e passa a ser exclusivo da Red, Black e White, além da nova série especial Speed Up!, unicamente na cor branca, com faixas decorativas azuis na base das portas laterais e retrovisores externos com capas também azuis. As rodas têm desenho igual as do Cross e do High, mas são escurecidas. O teto é pintado de preto (o que reforça um pensamento meu: "Não basta ser brega, tem que pintar o teto de preto pra fingir que é panorâmico"), assim como o escudo do para-choque. Pelo menos esta versão poderia ter a tampa de vidro, né? O interior tem painel cinza escuro com faixa preta brilhante com o nome da versão na área próxima ao porta-luvas.


Ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos, pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento) e controle de tração (não eletrônico, mas ligado aos freios ABS) são de série em todas as versões: da Move (que custa R$ 43.490) à "esportiva" Speed (R$ 49.990). 

Bancos em couro sintético Native são opcionais no Cross e de série no High (também na Speed) e o sistema multimídia Maps and More só não pode ser pedido na versão Move. A Cross custa R$ 47.030, a High R$ 48.040 e as Red/Black/White, R$ 48.690.

A série especial Speed foi criada para agradar àqueles que acham que motor turbo só pode ser esportivo. Mas a sua utilização em quase todas as versões reforça a ideia do downsizing, que entrega mais desempenho e menos consumo (embora no Up! não tenha melhorado).


A sigla TSI e o motor 1.0 turbo não são novidade na Volkswagen no país. Em 1996 o Gol tinha uma versão TSi (significava Tourism Sport Injection), que era discretamente esportiva e tinha o velho motor AP1800 e depois o AP2000. Quatro anos depois surgiu o motor 1.0 Turbo 16 válvulas, pois ainda tinha quatro cilindros. Rendia 112 cavalos, potência semelhante ao do 2.0, mas pagava IPI de carro mil, que era bem menor. Quando o governo reduziu a diferença do imposto entre as cilindradas, o motor turbo 1.0 foi rejeitado pelo consumidor e o Brasil perdeu a sua primeira oportunidade de downsizing. 



O Up! TSI pode dar uma segunda chance ao 1.0 turbo no Brasil. E se der certo, o motor pode até voltar ao Gol. Será que o povão vai aceitar desta vez? 


FICHA TÉCNICA

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas, turbo e injeção direta
Potência:  101 cv (gasolina) e 105 cv (álcool)
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4 segundos (revista Carro, com álcool) e 10,9 segundos (revista Quatro Rodas, com gasolina)
Consumo: 8,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (Carro, com álcool)
13,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,64/1,65/1,50/2,42m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Preços básicos: R$ 43.490 (Move Up!) / R$ 47.030 (Cross Up!) / R$ 48.040 (High Up!) / R$ 48.690 (Red/Black/White) / R$ 49.990 (Speed Up!)