domingo, 2 de agosto de 2015

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - AUDI A4 2016

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Lançado em 1994 para substituir o modelo 80 e concorrer com o hoje quarentão BMW Série 3, o Audi A4 pode bater no peito e dizer que tem personalidade. Em 21 anos de mercado, teve três mudanças de estilo. Algumas profundas na frente, traseira, plataforma e interior. Outras discretas. Mas em todas a lateral do sedã manteve-se praticamente inalterada, como a quarta geração, que será apresentada no próximo Salão de Frankfurt.

2016

2014
Parece que foi um leve face-lift. A grade hexagonal continua indo até o para-choque, os faróis são espichados com refletores em LED e as lanternas traseiras horizontais com um relevo na tampa do porta-malas. Mas basta prestar mais atenção para reparar que a grade ficou mais larga e coberta de frisos horizontais cinzas, lembrando o cupê esportivo TT; os faróis ficaram mais "zangados", pontudos na base e as luzes de LED acompanham os seus traços, enquanto os refletores ficaram retangulares e as lanternas traseiras mais finas e inclinadas, também decoradas por diodos emissores de luz. Já a lateral continua praticamente a mesma. Opinião que também vale para a perua Avant, revelada simultaneamente.

2016

2014

Quando vi as fotos do novo A4 pela primeira vez só me convenci de que se tratava de uma nova geração ao conferir a foto do interior. O painel abandona a parte central unida ao quadro de instrumentos para assumir um estilo moderno, minimalista e horizontal, com a tela multimídia de 8,3 polegadas pregada no centro - como na Mercedes e na BMW - e as saídas de ar se estendendo até o lado do carona. Abaixo surge o prático comando da climatização. Descendo mais tem outros comandos funcionais e depois o console renovado. A grande atração, claro, é o quadro de instrumentos virtual de 12,3 polegadas, já conhecido do TT e do Volkswagen Passat. Fica difícil descrever, mas o revestimento das portas e os bancos também são novos.

2016

2014

Outra garantia de que o Audi A4 mudou totalmente está no aumento da distância entre-eixos de 2,80 para 2,82m. Comprimento e largura também cresceram. O primeiro passou de 4,70 para 4,73m e a outra de 1,82 para 1,84m. Só a altura se manteve em 1,43m. Além de se afastar do compacto A3 Sedan, a Audi quis aumentar o espaço interno para quem vai atrás nas duas carrocerias, pois o porta-malas do sedã continua em 480 litros. O da perua, entretanto, subiu de 490 para 505 litros. Em ambos a tampa pode ser aberta passando o pé por baixo do para-choque, um recurso muito comum na Europa mas que no Brasil só o top A8 tem. 

2016

2014

E para encerrar a conversa de que é, sim, uma nova geração, a plataforma MLB Evo também é nova e deixou o A4 120 kg mais leve que o anterior, mesmo com o aumento das dimensões.

Finalizada a discussão sobre a mudança do A4, é hora de falar dos recursos tecnológicos além do novo quadro de instrumentos virtual. Entre os de conforto e conveniência destaque para o hotspot para conexão Wi-Fi, multimídia MMI com Car Play, Android Auto e 4G LTE, comandos de voz, telas de 10,1 polegadas nos encostos dos bancos dianteiros e sistema de som Bang and Olufsen, alguns deles opcionais.



O novo A4 dá os seus primeiros passos na direção autônoma. Seu piloto automático adaptativo tem assistente de congestionamento, que dirige o carro automaticamente, sem intervenção do motorista a até 64 km/h e com 12,5 km/h o motorista não precisa nem prestar atenção na via, pois o veículo se mantém na faixa de rolamento e ainda faz curvas leves. A tecnologia também usa o GPS para aumentar ou diminuir a velocidade, de forma a diminuir o consumo de combustível. Além disso, os freios automáticos podem evitar colisões a velocidades de até 45 km/h (ou reduzir o impacto a até 85 km/h). Sensores também detectam a presença de pedestres próximos à pista.


O A4 terá sete variedades de motor, sendo quatro movidos a diesel e três a gasolina. No entanto, basicamente, são dois blocos para cada combustível. Serão duas versões do 2.0 TDI de quatro cilindros: uma com 150 cavalos (32,6 kgfm de torque) e outra com 190 cv (40,6 kgfm) e duas 3.0 TDI de seis cilindros, com 218 cv (40,6 kgfm) e 272 cv (61 kgfm). Alguns deles possuem o aditivo AdClean que reduz a emissão de óxido de nitrogênio. Já os de gasolina são um 1.4 TFSI de 150 cv (25,5 kgfm) e dois 2.0 TFSI de 190 (32,6 kgfm) e 252 (37,6 kgfm) cv. Todos têm turbo, injeção direta e indireta e o sistema Start-Stop.


No final do ano a Avant terá uma versão g-tron com gás natural de cilindro pressurizado e motor 2.0 TFSI de 170 cavalos e 27,4 kgfm de torque. Já o sedã ganhará a híbrida e-tron, como no A3, que tem motor elétrico e motor 1.4. 

Em relação ao câmbio, serão três opções. A manual de seis marchas ficou 16 kg mais leve. A segunda opção é o S-Tronic automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. Para o motor 3.0 TFSI o automático Tiptronic (ZF 8HP) de oito velocidades. O modelo terá opções de tração dianteira ou integral Quattro. 

Apesar de não ter mudado radicalmente no estilo, o Audi A4 ganhou tecnologias para deixá-lo atual frente aos principais concorrentes BMW Série 3 e Mercedes Classe C, que será fabricado no Brasil. O BMW já é. Pena que ainda não há planos para a produção do A4 (só do A3 Sedan) para completar o trio de sedãs médios alemães tropicalizados e caros. Mas a sua importação é uma certeza a partir do ano que vem.  




A história do Audi 80 e A4 em fotos

Todas as gerações anteriores do A4

Audi 80 1a Geração (1972-1978)






Face-lift de 1976



Audi 80 2a Geração (1978-1986)






Audi 80 3a Geração (1986-1994)






Face-lift de 1991





Audi A4 1a Geração (1994-2000)








Audi A4 2a Geração (2001-2008)







Face-lift de 2004







Audi A4 3a Geração (2008-2015)

As fotos da terceira geração estão dentro do texto do Novo A4

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (95) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (70) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (43) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)