terça-feira, 7 de outubro de 2014

COMPARATIVO - KA x UP! x MARCH x ONIX


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE E DE CUSTO DE MANUTENÇÃO: REVISTA QUATRO RODAS


O Volkswagen Up! chegou em fevereiro, para substituir a carroceria antiga do Gol (chamada de G4), fazer uma revolução no segmento de compactos e de preferência ser o novo Fusca. Não o luxuoso, mas o velho besouro e sua popularidade.

Como aquele convidado de festa de aniversário que chega primeiro e precisa esperar os outros para partir o bolo, o Up! precisou aguardar a chegada dos renovados Ford Ka e Fiat Uno para ser comparado aqui no Guscar.

Os dois já chegaram ao mercado. Mas como o Up! só é vendido com motor 1.0 e as revistas não liberaram o teste do Uno com esta cilindrada, decidi excluir o Fiat da festa, deixando-o para um outro comparativo, com motores maiores, que eu farei nos próximos meses. Mesmo se eu fizesse um meio a meio, com Up e Ka 1.0 e Onix e Uno Evolution 1.4 com Start-Stop haveria um desequilíbrio técnico.

Sem o Uno, decidi, então, "chamar" o Chevrolet Onix (que já estava convidado) e o Nissan March (me recuso a chamar o face-lift de New) para enfrentar os estreantes Up! e Ka. Todos com motor 1.0, claro, câmbio manual e nas versões mais completas.

No ranking dos mais vendidos do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), no acumulado de janeiro a setembro, o líder entre os quatro foi o Onix (104.809), seguido pelo Up! (41.469) e o March (16.280).

Lançado apenas em agosto, o Ka tem apenas 10.767 unidades emplacadas este ano, mas em setembro vendeu mais que o Volkswagen Up! (7.093 contra 6.272). O Onix foi o terceiro mais vendido de setembro, Ka e Up! ficaram em 12º e 14º respectivamente e o March apenas o trigésimo, entre todos os carros do mercado.

A intenção do comparativo, no entanto, não é apontar o melhor hatch compacto do mercado, mas avaliar os dois novatos contra os seus principais concorrentes, além de saber como o March renovado fabricado em Resende se sai com motor 1.0 (ele já venceu um comparativo em junho com o 1.6) e se o Onix ainda tem fôlego aos dois anos de idade. Os dados de teste são da revista Quatro Rodas.


4º Chevrolet Onix  LT 1.0



Se eu já começo a apresentação dos quatro concorrentes pelo Onix é porque ele respondeu à última pergunta da introdução com um Não. Ficou em último vencendo apenas um item (espaço interno) e ficando atrás em outros quatro, sendo o único abaixo da faixa dos 30 pontos.

Ele não é o mais caro, mas do jeito que está aumentando de preço, pode acabar sendo. Além disso, tem poucos equipamentos em sua versão LT, a mais equipada com motor 1.0, porém é considerada intermediária em toda a linha Onix, que passa a ser o hatch compacto mais moderno da GM, com as despedidas do Agile e do Sonic.

Só tem dois anos no mercado, mas o Onix já merece um face-lift e mudanças no acabamento interno, inclusão de novos equipamentos e um novo motor, para que possa melhorar o desempenho e o consumo, dois de seus pontos fracos. Além do espaço interno, o Onix só se saiu bem no porta-malas (280 litros) e no custo de manutenção.

Bons Resultados 

Espaço interno - Foi a única vitória do Onix, que tem a maior distância entre-eixos (2,53m). Medições de espaço interno das revistas Quatro Rodas e Carro não estão confiáveis.


Porta-malas - Tem 280 litros, cinco a menos que o Up!

Manutenção - Segundo apurado pela Quatro Rodas na edição de agosto, o Onix tem uma cesta de peças de R$ 2.481 e um custo de revisões para 30.000 km de 1.200 reais. Somando os dois valores dá R$ 3.681, mais caro apenas que o March. Os preços podem já estar desatualizados por causa da inflação. Recomendo consultar as concessionárias.

Imagem ilustrativa


Medianos 

Estilo - Ainda é atraente e moderno, mas perde em originalidade para o Up! e o March. Além disso, é quase um clone do Gol, que não participou deste comparativo. E o Ka também o imitou. Empatou com ele. Um face-lift seria bem-vindo.

Motor - Com quatro cilindros e apenas duas válvulas em cada um deles é um dos mais antigos, junto com o do March. Tem 78 cavalos com gasolina e 80 cv com álcool. Fica atrás do Up! e do Ka, que são tricilíndricos e de doze válvulas.

Frenagem - A 80 km/h para em 28,6 metros, três décimos mais demorado que o March e cerca de dois metros depois do Ka. Superou apenas o Up!

Nível de ruído (conforto) - Com 64,3 decibéis a 80 km/h, a vantagem sobre o March é tão pequena (um décimo) que eu declarei empate técnico em terceiro lugar.

Preço - A versão LT é a top com motor 1.0. Custa a partir de R$ 39.600, mas com o sistema multimídia MyLink o preço vai a R$ 41 mil, sem pintura especial, que custa R$ 1.100.

As pinturas sólidas são preta (Global), vermelha (Pepper) e branca (Summit). As metálicas são a prata (Switchblade), azul (Sky) e cinza/grafite (Mond). 


Resultados Ruins (últimos lugares)


Desempenho - Aceleração de 0 a 100 km/em 16,4 segundos e retomada entre 80 e 120 km/h em 31,4 segundos. Com gasolina.

Consumo - 10,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, com gasolina.

Acabamento - Painel de instrumentos e das portas com muito plástico duro e áspero. Bancos com revestimento muito fino.

Equipamentos - O Onix LT 1.0 vem de série com os obrigatórios airbags frontais e freios ABS (com EBD), além de ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, chave canivete com alarme e abertura das portas e banco do motorista com regulagem de altura. O sistema multimídia MyLink e antena são opcionais. Sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve (o Onix LT 1.0 é o único do comparativo com calotas), volante com comandos de rádio e telefone, piloto automático e câmbio automático são itens exclusivos do Onix 1.4.

Outras versões

O Onix mais barato é o LS, que custa R$ 36.200. Com motor 1.4, há as versões LT (R$ 43.550) e LTZ (R$ 48.850), que com câmbio automático de seis marchas chega a R$ 52.400.


FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 8 válvulas
Potência: 78 cv (gasolina) e 80 cv (álcool)
Torque: 9,5 kgfm (G) e 9,8 kgfm (A) a 5.200 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 16,4 segundos (Quatro Rodas, com álcool)
Consumo: 10,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,93/1,70/1,48/2,53 m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 54 litros
Preço: R$ 39.600 (LT básico) / R$ 41.000 (LT completo)


3º Nissan March SV 1.0



O Nissan March chegou ao Brasil se promovendo como o primeiro popular japonês. Nos anos 90, o Suzuki Swift já era importado com motor 1.0, mas era caro. Em termos de preço, a Nissan tem razão. O March. que agora é fabricado aqui no estado do Rio de Janeiro (em Resende) com nova frente e o interior remodelado (continua sendo importado com a frente antiga do México), é o mais barato deste comparativo, tanto na compra quanto na manutenção.

Ele também se saiu bem no estilo, acabamento, desempenho, consumo, frenagem e equipamentos, ficando em segundo lugar nestes itens.

Seu ponto fraco é o motor 1.0, que, aliás, é o menos potente dos quatro. De construção antiga, é derivado do mesmo HiFlex do velho Renault Clio 1.0 de segunda geração ainda à venda no mercado desde 1998. O francês agora é importado da Argentina, mas o motor é fabricado no Paraná, onde o Clio era produzido. Tem quatro cilindros, mas, mesmo com 16 válvulas, tem apenas 74 cavalos, seja com álcool ou gasolina. Menos até que o Clio, que tem 77 e 80 cv. O oito válvulas do Onix tem 78 e 80 cv. Apesar disso, conseguiu ficar em segundo em desempenho, graças ao torque de 10 kgfm.

O March com motor 1.6 estreou o seu novo visual vencendo o Gol, o Palio e o próprio Onix 1.4. Desta vez, empatou em 33 pontos com o Ka. Mas não resistiu à modernidade dos concorrentes e ficou em terceiro no critério de desempate: as duas únicas vitórias que conquistou contra quatro do Ka, o segundo colocado.



Bons Resultados

Preço - Foi considerada a versão SV, que é a top com motor 1.0 e custa R$ 36.990, o mais barato dos quatro.

As únicas pinturas sólidas são a negra e vermelha. Grafite, prata, branca e azul adicionam 990 ao preço. 

Manutenção - Segundo a apuração da revista Quatro Rodas de agosto, o custo de manutenção também é o menor, com revisões de até 30.000 saindo por 927 reais e pacote de peças por R$ 2.075, totalizando 3.002 reais.

Equipamentos - O March SV 1.0 vem de série com os obrigatórios por lei airbags frontais e freios ABS (mas com EBD e assistente de frenagem), além de ar condicionado, direção elétrica progressiva, computador de bordo, trio elétrico, chave com controle remoto das portas e porta-malas, rodas de liga-leve de aro 15. som com CD e MP3 com Bluetooth, viva-voz e entradas USB e iPod, quatro alto-falantes, comando do som e do telefone no volante, aerofólio traseiro e faróis de neblina. O único opcional é o novo sistema multimídia da marca chinesa Caska, que traz TV digital, DVD, navegador GPS e câmera de ré com visão noturna, além dos recursos já oferecidos no som. Custa R$ 3.175 fora os custos de instalação. Com ele, o March perderia o posto de mais barato para o Ka, que tem controles de estabilidade e tração e por isso é melhor que ele, mas tem um sistema multimídia bem arcaico.

Estilo - Já data de 2011, mais antigo que o Onix. Mas o seu perfil reto e arredondado ao mesmo tempo ainda é mais original que estes dois rivais. Ganhou mais fôlego e agressividade com o face-lift que foi lançado no Brasil este ano. Só fica atrás do Up!. Faróis deixaram de ser ovais para assumirem um formato de seta. O para-choque ficou mais proeminente e a grade ganhou um V cromado.

Acabamento - O face-lift que ele ganhou este ano também melhorou bastante o seu acabamento interno. O painel ficou com aparência mais sofisticada com a troca dos difusores centrais de ar redondos (estilo Babyssauro) por quadrados. Mas ainda tem muito plástico duro, principalmente nesta versão SV, que é abaixo da versão SL, exclusiva do motor 1.6. Assim, só perde para o Volkswagen.

Desempenho -  Assim como o March 1.6, que venceu no desempenho com o segundo motor menos potente da sua categoria, o 1.0 conseguiu o milagre de ficar em segundo com a menor potência. Com aceleração em 0 a 100 km/h em 14,4 segundos e retomada entre 80 e 120 km/h em 27,2 segundos colocou-se apenas atrás do Up!. Mérito do torque de 10 kgfm.

Consumo - Só o  Up! gasta menos combustível que o March, que obteve médias de 11,8 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada, com gasolina.

Frenagem - A frenagem a 80 km/h em 28,3 metros, desta vez, só ficou atrás do Ford Ka e três décimos mais rápida que o Onix.


Medianos

Nível de ruído (conforto) - Com 64,4 decibéis, empate técnico em terceiro lugar com o Onix.

Porta-malas - Mesmo com apenas 265 litros, consegue ser maior que o volume do Ford Ka.

Espaço interno - A distância entre-eixos de 2,45m é a terceira melhor.


Resultado Ruim (último lugar)

Motor - Como já foi dito, o motor 1.0 16v Flex é o mais fraco dos quatro, com apenas 74 cavalos, com álcool ou gasolina.

Outras versões

O March continua sem opção de câmbio automático ou automatizado. O japonês mais barato é o Conforto 1.0, por R$ 32.990. Depois vem o S 1.0 por R$ 34.490. O 1.6 mais barato é o S (R$ 37.490), depois o SV (R$ 39.990) e, por fim, o SL por R$ 42.990.


FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 998 cm³,16 válvulas
Potência: 74 cv 
Torque: 10 kgfm a 4.350 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,4 segundos (Quatro Rodas, com gasolina)
Velocidade máxima: 167 km/h (fabricante)
Consumo: 11,8 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,83/1,68/1,53/2,45 m
Porta-malas: 265 litros
Tanque: 41 litros
Preço: R$ 36.990 (SV 1.0)


2º Ford Ka SEL 1.0



Que o ex-microcarro de duas portas cresceu e agora quer alcançar voos mais altos com concorrentes maiores como o Volkswagen Gol e Chevrolet Onix já não é novidade. Ganhou até carrocerias de quatro portas e sedã. Agora ele finalmente pôde ser posto à prova. E se saiu bem. Ficou em segundo lugar geral. Mas o Volkswagen que o derrotou foi o novato e moderno Up!, que também precisava ser avaliado frente aos seus adversários.

O promovido Ka empatou em pontos com o March. Mas ficou em segundo por vencer mais itens que o Nissan (2). O Ka se destacou em quatro: motor, frenagem, nível de ruído e equipamentos. Resultado ruim só no porta-malas de 257 litros. Bem menor que o Up! e o March.

Bons resultados

Motor - Com base no Ecoboost, mas sem o turbo e a injeção direta, o novo 1.0 de três cilindros e quatro válvulas em cada do Ka rende 80 cavalos com gasolina e 85 cv com álcool e é o mais potente dos quatro.

Frenagem - A 80 km/h para em 26,7 metros, a melhor dos quatro.

Nível de ruído (conforto) - Com 63,6 decibéis a 80 km/h, o Ka empatou tecnicamente com o Up!, que fez 63,8 dBA.

Equipamentos - A versão top SEL vem de série com ar condicionado, direção elétrica, vidros (dianteiros e traseiros) e travas elétricos, rádio AM/FM com Bluetooth e entradas USB, suporte para celular chamado My Ford Dock, porta-malas com abertura elétrica, chave canivete com controle remoto, ajuste de altura da coluna de direção, indicador de troca de marcha no painel (para reduzir o consumo), os obrigatórios freios ABS (com EBD), airbags frontais, sistema SYNC com tocadores de CD e MP3, conexão Bluetooth e USB, comandos de voz, controles de áudio e telefone no volante, AppLink, Assistência de Emergência (uma grande novidade de equipamento no novo Ka, que liga automaticamente o 192 do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU), controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas,rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina dianteiros, computador de bordo, alarme, rede porta-objetos no console central no lado do passageiro, ajuste manual do banco do motorista e lanternas traseiras escurecidas. É o mais completo dos quatro.

Preço - O preço de R$ 39.990 por tudo isso é mais caro apenas que o Nissan March.

O Ka SEL pode ser comprado nas cores sólidas Branco Ártico, Branco Vanilla, Vermelho Arpoador e Preto Ebony. As metálicas são as pratas Riviera e Dublin e a Laranja Savana, que custam R$ 1.085.  

Espaço interno - Com 2,49m a distância entre-eixos do Ka perde apenas para o Onix. O sacrificado foi o porta-malas, que ficou em último. 



Medianos

Desempenho - Mesmo com a maior potência com álcool, o desempenho do Ka ficou aquém do esperado e apenas em terceiro lugar. Acelera de 0 a 100 km/h em 15,3 e retoma em 28,5 segundos entre 80 e 120 km/h. 

Consumo - O consumo também ficou em posição mediana, com 11,4 km/l na cidade e 15.6 km/l na estrada, atrás do Up! e do March, só mais econômico que o Onix. 

Estilo - O novo Ka cresceu, ganhou uma frente imponente, mas perdeu em originalidade. A grade hexagonal é a identidade da Ford enquanto a lateral e traseira o deixaram muito parecido com o Onix. Up! e Ka são mais ousados. 

Acabamento - O acabamento do Ka também melhorou (em relação à segunda geração), mas ficou um pouco inferior em comparação com o March. O aspecto do Ford é mais rústico e a qualidade dos materiais também é mais baixa. Só tem mais qualidade quando comparado ao Onix. 

Manutenção - Com R$ 1.856 de revisões até 30 mil kms e R$ 2.251 de peças, o custo total de manutenção do Ford Ka chega a R$ 4.107. Só é mais barato que o do Up!. 

Resultados ruins (último lugar)

Porta-malas - O preço do bom espaço interno do Ford Ka é a menor capacidade do porta-malas, de apenas 257 litros. 


Outras versões 

A versão mais barata do Ka hatch é a SE, que custa R$ 35.390. A intermediária é a SE Plus, por R$ 37.390. Com motor 1.5, os preços são de R$ 40.390 (SE), R$ 42.390 (SE Plus) e R$ 44.990 (SEL). 

FICHA TÉCNICA 

Motor: Três cilindros em linha, transversal, gasolina, 997 cm³, 12 válvulas, VVT
Potência: 80 cv (gasolina) e 85 cv (álcool) 
Torque: 10,1 kgfm (gas.) e 10,7 kgfm (álc)
Câmbio: Manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,3 segundos (revista Quatro Rodas, com gasolina)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 11,4 km/l na cidade e 15.6 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,89/1,73/1,55/2,49m
Porta-malas: 257 litros
Tanque: 51,6 litros
Preço: R$ 39.990 (SEL)

1º Volkswagen Red Up! 



O Volkswagen Up! nasceu na Europa para se tornar um carro acessível e o mais vendido não apenas do continente como também em todo o mundo. Só que no Brasil a sua missão seria bem difícil se mantivesse o projeto original. 

Brasileiro não gosta de carro muito pequeno e com pouco espaço. Taí o Ka para servir de exemplo. Por isso, o Up! cresceu por aqui, Seu comprimento passou de 3,54 para 3,60m, o nosso acomoda três passageiros e não dois e a janela do vidro traseiro desce em vez de ser basculante, mesmo com quatro portas por lá. O porta-malas também ampliou a capacidade de 251 para 285 litros. 

Para "pagar" essas melhorias, foram feitas reduções de custo no estilo, como a tampa traseira em lataria no lugar do vidro fumê e a janela lateral mais reta na versão de duas portas. 

No Brasil, o Up! chegou para substituir o Gol Geração 4 e concorrer com Renault Clio Campus, Chevrolet Celta e Fiat Uno e Palio Fire, Tirando o Uno, que não pôde participar do comparativo, seria covardia demais colocá-lo para enfrentar o Up!.

Assim, permiti a ele um voo mais alto: enfrentar concorrentes destinados ao seu irmão mais velho, o Gol. E o Up! não fez feio. Pelo contrário. Venceu o comparativo por um ponto, sendo o melhor em seis itens (estilo, acabamento, desempenho, consumo, nível de ruído e,,, porta-malas). 

A diferença seria maior se ele não tivesse ficado em último em quatro itens: preço, frenagem, manutenção e espaço interno. 

Pena que o seu desempenho no mercado ainda não está satisfatório (inclusive na Europa).



Bons Resultados 

Estilo - É reto, com para-brisa bem inclinado e frente curta, sem grade. Quase um monovolume. Muitos podem não gostar, mas é o mais chamativo e original dos quatro. Ficaria mais elegante se tivesse a tampa traseira de vidro e a janela lateral limpa. Mas neste último caso não poderia ter o vidro abaixando normalmente na versão quatro portas. 

Acabamento - Vence pelo melhor encaixe dos materiais e qualidade superior dos bancos, apesar de inteiriços. Nas versões Red, White e Black, consideradas top de linha, o painel de estilo simples, com saídas de ar centrais na parte de cima, tem faixa em plástico brilhante na cor da carroceria que dá nome à versão. 

Porta-malas - Tem 285 litros, capacidade igual a do Gol, e é a melhor dos quatro, superando o Onix por apenas cinco litros, 

Desempenho - Com 14,2 segundos de 0 a 100 km/h e 24,2 segundos na retomada entre 80 e 120 km/h não foi ultrapassado por ninguém. 

Consumo - Também imbatível - e com boa diferença - foi o consumo de 14,1 km/l na cidade e 18,4 km/l na estrada. Foi o resultado técnico que melhor combina com a proposta do Up!. 

Nível de ruído (conforto) - O bom acabamento do Up! refletiu no nível de ruído. A média foi de 63,8 decibéis a 80 km/h, apenas dois décimos a mais que o Ford Ka. Por isso, o empate técnico. 


Motor - O Up! só tem este motor 1.0 de três cilindros, desenvolvido especialmente para o compacto, porque o de quatro cilindros não caberia no seu capô curto. Mas ele foi "amaciado" no mercado no Fox Bluemotion, lançado no ano passado. Com quatro válvulas por cilindro, rende os mesmos 75 e 82 cavalos do compacto alto, mas ficou atrás do Ka, que chega a 85 cv com álcool. 

Equipamentos - A lista de equipamentos do Up! é interessante. Empata com o March em qualidade. A versão Red Up!, com carroceria vermelha, que também pode ser preta (Black Up!) ou branca (White Up!), traz de série  ar condicionado, direção elétrica, computador de bordo, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos com luz de direção integrados, sistema de som com rádio, CD Player, MP3, entrada USB e Bluetooth, rodas de liga-leve de 15 polegadas com calotinha na cor da carroceria, chave canivete com controle remoto do alarme, fixação ISOFIX para cadeirinha de bebê, airbags frontais e freios ABS com EBD. O sistema multimídia Maps and More (que tem GPS, computador de bordo e chamada SOS e telefone - pareado pelo Bluetooth - em uma tela com suporte encaixado no painel) e bancos em couro sintético são opcionais. 


Resultados Ruins 

Preço - A versão Red, White ou Black Up! custa a partir de R$ 41.430. Com os opcionais listados acima, o preço dispara para R$ 43.435. E ao lado do Onix está sendo bem afetado pela inflação. 

Frenagem - No ano passado, o colaborador do Guscar, Mário Coutinho Leão testou um protótipo do Up! que obteve uma frenagem de 24,3 metros. Pela Quatro Rodas, a versão definitiva obteve 29,6 metros, que será a considerada em nome da igualdade entre os concorrentes, testados pela mesma revista. A pior dos quatro. Uma decepção para quem obteve cinco estrelas para adultos e crianças no teste de impacto da Latin NCAP. 

Espaço interno - A distância entre-eixos do Up! é a menor (2,42m), mantendo a do europeu. O maior porta-malas acabou sacrificando o espaço interno, que ficou em último.

Manutenção - Para quem é a eterna líder do número de concessionárias (636) a Volkswagen decepciona na hora de cobrar pela manutenção. Tudo bem que as revisões para até 30 mil km são as mais baratas Saem por apenas 895 reais. Mas o que pesou mesmo foi o pacote de peças de R$ 3.581, totalizando em 4.476, o mais caro dos quatro. 

Outras versões  

As versões do Up! têm nome em inglês e sempre antecedem ao carro, que só tem motor 1.0. Assim, a mais barata é a Take up! (Acesse), com duas portas, por R$ 27.730. O quatro portas custa R$ 29.800. Depois vem o Move up! (Mexa) por R$ 29.780 (duas portas) e R$ 31.850 (quatro portas). Em seguida vem o High up! (Amplie), somente com quatro portas, por R$ 36.790. 

Ao lado do Onix, o Up! é um dos únicos a ter opção de câmbio automático ou automatizado com motor 1.0. O ausente Uno só oferece no motor 1.4. A transmissão i-Motion do Up! só está disponível a partir da versão Move e custa R$ 31.950 com duas portas e R$ 34.020 o de quatro. O High automatizado custa R$ 39.670. As top Red, White e Black saem por R$ 44.310. 


FICHA TÉCNICA

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas
Potência: 75 cv (gasolina) e 82 cv (álcool)
Câmbio: manual ou automatizado de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,2 segundos (Quatro Rodas, com gasolina)
Velocidade máxima: 163 km/h
Consumo: 9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,61/1,65/1,50/2,42m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Preços básicos: R$ 41.430 (Red/Black/White básico) / R$ 43.435 (completo) / R$ 44.310 (Red/Black/White i-Motion básico)






12 comentários:

carlos4carros disse...

O Up! é um carro de tecnologia que está pelo menos 5 anos à frente do KA e New March. Não tem como comparar. Up! amplamente superior.

Ótimo comparativo.

Anônimo disse...

Eu sou o carlos4carros, o abominável homem do Up!

Gustavo do Carmo disse...

Valeu pelo comentário! E obrigado por me divulgar lá no Car.Blog. Você será muito bem-vindo aqui no Guscar. Só que a nossa popularidade por lá está em baixa (hehehe). Você sempre criticado por defender a Volkswagen e eu por basear as avaliações nas revistas Quatro Rodas e Carro.

Gustavo do Carmo disse...

Sobre a Volkswagen a minha opinião é a seguinte: quando ela quer fazer um bom carro ela faz. Golf e Up! estão aí para dar exemplo. Mas ela peca por cobrar muito caro e oferecer poucos equipamentos. A manutenção, outrora barata, já está bem cara. Mas o que me incomoda e também os leitores do Car.Blog é que a Volkswagen e várias outras marcas demoram a atualizar os seus modelos. Acho que toda montadora deve respeitar o ciclo lançamento - três anos: face-lift + três: reestilização completa. Se o carro for bom pode até mantê-lo em produção, mas sem deixar de lançar o novo. Gol e Fox já estão pedindo uma nova geração, né? E o Polo, que foi abandonado?

adriano santos sp disse...

Espero que seu site seja imparcial e deixe as pessoas comentarem sobre suas e gosto, coloque materia inovadores e não fique só.falando do up,pois na minha opinião não caiu no gosto do brasileiro,aparenta ser um bom carro.

DS disse...

Gostei deste blog.
vou ler as outras matérias mais tarde.
Já favoritado :)
abraços

DS

carlos4carros disse...

Este comparativo apenas deixou clara a superioridade do up, que mesmo sendo um sub-compacto, consegue ser superior a modelos compactos, como Onix, por exemplo.
O KA realmente não faz jus à todo esse hype em cima dele, pois tem um desenho pouco refinado, é mais pesado, bebe mais e anda menos que o up!, e ainda não é tão seguro.
Então up! é o melhor.

Franklin Gondim disse...

Gustavo o Blog ta de parabéns! Sobre o post achei que vc deveria ter colocado o HB20 Comfort Plus 1.0 que é bem melhor q o Onix! Não desista desse seu trabalho que ajuda tanto a vc como a pessoas que estão a procura de qual carro comprar (Eu por exemplo), ótimo trabalho e críticas mesmo destrutivas servem para te fortalecer cada vez mais! Fica com Deus!

Gustavo do Carmo disse...


Adriano, o blog é imparcial sim! Falo bem de carros modernos e atualizados, com bom custo-benefício e nem incluo carros velhos ou de marcas que não informam direito. Posso elogiar, quanto criticar a Volkswagen, Ford, Fiat, Chevrolet, Renault, Toyota, Audi, Hyundai, Kia, Honda, etc.

Do Up! só planejo um comparativo contra o Uno Dualogic e não deixarei de falar de um eventual lançamento do CrossUp! E se surgir um novo concorrente terei que incluí-lo (desde que não esteja desatualizado). Mas falo de outros modelos também.

Quanto às matérias inovadoras, não sei o que pode ser tão inovador. O Guscar só fala de carros. E as motos ficam com a cargo do Mário Coutinho. Matérias sobre manutenção e comportamento vou terceirizá-las, pois isso não é a minha especialidade.

Os diferenciais do Guscar são os comparativos e histórias de carros antigos, em miniatura ou esquecidos do mercado de usados. Mas tenho tão pouco tempo que mal dou conta de falar de todos os lançamentos. Também ajudo os meus pais aqui em casa.

Sobre a moderação de comentários: se não concordar com o resultado do comparativo e até indicar um outro vencedor, além de corrigir alguma coisa, o comentário será publicado. Mas se houver deboche ao meu método de trabalho e me ofender pessoalmente claro que vou deletar.

Sobre a questão do Franklin: o HB20 ficou de fora porque a Hyundai não está mais disponibilizando o configurador de preços e equipamentos. E se eu procurar uma concessionária, ela vai ficar me perturbando, insistindo para eu comprar o carro. E eu não gosto de frustrar nem iludir ninguém.rs

Luiz Alves disse...

O up! é um show mesmo. Como proprietário, não tem como ser mais feliz! Um carro de design lindo e ultramoderno, motor altamente eficiente, confortável, o melhor para o trânsito urbano e que não faz feio em estradas. Nota 10!

Mário Benvenuti disse...

Gustavo, gostaria muito de ver o comparativo atualizado com o March 3 cilindros, já que o motor 4 cilindros era realmente um dos pontos fracos. Fiz test drive no antigo 4 cilindros e realmente o desempenho não empolga. Muito pelo contrário, fiquei extremamente surpreso ao dirigir o Up que tem um desempenho que impressiona. Entretante, me arrisquei e mesmo não havendo dirigido o nosso 3 cilindros da Nissan, fiz o pedido do carro (cnpj) e estou aguardando a chegada, sem saber ao certo o que esperar em termos de desempenho. Pela internet, os comparativos não incluem o March 3 cilindros.

Gustavo do Carmo disse...

Mário, o comparativo está na pauta. Quando eu tiver os dados de teste (das revistas especializadas, não nego) e o carro chegar, de fato, às concessionárias escreverei o texto. Abraço.

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