quinta-feira, 25 de abril de 2013

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

As picapes compactas, derivadas dos hatches de mesmo porte, vêm sendo subvalorizadas justo no Brasil, onde se popularizaram. Culpa do perfil exportador que o nosso país assumiu. Como as picapinhas não fazem muito sucesso lá fora, a exportação não tem dado lucro para as montadoras. E fazer só para o mercado interno também não.

Assim, projetos inteiramente novos desse gênero vêm sendo esquecidos, apesar de especulados. Outros são totalmente descartados, como uma nova Fiat Strada, que ainda usa a plataforma do primeiro Palio. A Ford já tirou a velha Courier de linha. Ela era de 1997, derivada do Fiesta de então. A Chevrolet Montana vem do Agile, que usa o chassi do Corsa de 1994. A última picape compacta inteiramente nova foi a Hoggar, da Peugeot, lançada em 2010. Não fez sucesso e está ameaçada de extinção com o lançamento do 208. Há quem diga que a Renault esteja preparando uma picape da Duster, mas ela já tinha desistido da picape do Logan, existente no Leste Europeu.

Sem muita vontade de desenvolver um novo projeto, a solução para as montadoras tem sido fazer face-lifts para deixar as picapes mais atuais no mercado. No ano passado foi na Fiat Strada. Este ano a novidade é  a Saveiro, que enfim adotou a identidade visual frontal do Gol, do Voyage e de toda linha Volkswagen.
0

quarta-feira, 24 de abril de 2013


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E REVISTA QUATRO RODAS
(Fotógrafos Fernando Brunhosa, Cláudio Larangeira, Heitor Hui, Milton Shirata e Jorge Meditsch)


Segundo modelo fabricado pela General Motors do Brasil, o Chevette era lançado há 40 anos e saía de linha há quase vinte para dar lugar ao Corsa.

O sedãzinho de 4,12 metros de comprimento foi lançado no Brasil em abril de 1973 (cinco anos depois do Opala) como um projeto mundial, o chamado T-Car, que teve versões na Austrália (Holden Gemini), Japão (Isuzu Gemini), Alemanha, Inglaterra (Vauxhall) e Estados Unidos. Destes dois últimos países veio o nome Chevette. Os norte-americanos também tiveram uma versão da Pontiac chamada T-1000.

2

domingo, 21 de abril de 2013

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 
DADOS DE TESTE: QUATRO RODAS


O Kia Cerato é mais um daqueles carros que ilustram a famosa frase "Quem te viu, quem te vê!". De um sedãzinho insosso em 2006, passando pelo atraente sedã compacto de 2009 até este ano, o sul-coreano se transformou em um charmoso sedã médio, com porte para concorrer de verdade com o japonês Honda Civic, embora já tivesse 4,53m de comprimento, a mesma medida do rival. O novo Cerato agora tem 4,56m. Antigo concorrente de mercado, o Honda City tem 4,40m.

As linhas retas e angulosas do antigo Cerato ficaram para trás. Ele agora tem traços arredondados, com faróis maiores em formato de olho e luzes diurnas de LED, colados à grade também crescida. A lateral tem teto e área envidraçada arqueados, com friso cromado na base das janelas que termina na coluna, como um aplique. Por fim, as lanternas traseiras, ainda horizontais, ficaram mais longas, finas e inclinadas, lembrando uma asa delta (e também o irmão maior Optima).




0

quinta-feira, 11 de abril de 2013

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 
MOSAICO DOS MODELOS ANTIGOS: BLOG AUTO REALIDADE


Eu ainda não tinha mostrado a sexta geração do sedã Maserati Quattroporte. Mas este modelo das fotos é o Ghibli, um sedã menor, com nome tão tradicional quanto o irmão mais velho. A denominação já foi usada em dois cupês: um genuíno - que também teve uma versão conversível - produzido entre 1967 e 1973 e um três volumes de duas portas entre 1992 e 1997. 

Agora o Ghibli volta com quatro portas e as mesmas linhas sinuosas e elegantes do Quattroporte. Tem 4,60 metros de comprimento, contra 5,26m deste último. O interior tem painel com desenho mais moderno, dividido pela tela multimídia e as saídas de ar. O console é longo e largo. O quadro de instrumentos, com dois túneis e o display colorido entre eles, e o volante são iguais ao do Quattroporte, assim como o refinamento. Não faltou o relógio analógico no centro do painel. 
0

terça-feira, 9 de abril de 2013

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A Chery foi a primeira marca chinesa a se popularizar no Brasil, com o compactíssimo QQ. Antes, vieram o utilitário esportivo compacto Tiggo, montado no Uruguai, e o médio Cielo (cujo nome foi escolhido aqui em concurso), nas versões hatch e sedã.

Seu último lançamento, o compacto S-18, marcado por ser o primeiro chinês com motor bicombustível, ainda não empolgou no mercado e já está  até ameaçado pela reestilização do QQ. Culpa do pedal de freio mal projetado, que entorta facilmente. A imagem ficou arranhada.

Agora atuando por conta própria e não mais representada pela Venko, a Chery tenta dar a volta por cima com um modelo que terá outro marco: a partir do ano que vem o Celer será o primeiro chinês a ser produzido em nosso país, mais precisamente na fábrica que está sendo erguida em Jacareí, interior do estado de São Paulo. Isso se a conterrânea e concorrente JAC não inaugurar a sua unidade em Camaçari antes, que também está prevista para 2014.


Por enquanto, o Celer (que iria se chamar Fulwin) vem importado direto da China, da planta de Wuhu, nas versões hatch e sedã, custando R$ 35.990 e R$ 39.990, respectivamente, e em pacote único de equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com EBD, alarme antifurto, vidros, travas e retrovisores elétricos, rádio AM/FM com CD player MP3 e entrada USB, banco do motorista e volante com regulagem de altura, regulagem elétrica de altura dos faróis com sistema “siga-me” (que mantém os faróis ligados após o travamento ou destravamento das portas), abertura elétrica do porta-malas e rodas de liga-leve de 15 polegadas.
0

sexta-feira, 5 de abril de 2013

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O monovolume que até capotou no Teste do Alce (manobra brusca para desviar do animal comum nos países frios) e foi fabricado em Juiz de Fora ficou no passado. Depois de duas gerações no formato de minivan, o Classe A agora é um hatch esportivo de 4,29m de comprimento, 1,78m de largura e 1,43m de altura, apto para enfrentar os eternos rivais conterrâneos BMW Série 1 (de R$ 89.950 a 134.950) e Audi A3 (que ainda vai chegar ao Brasil), além do também ainda esperado Volvo V40.

Com suas linhas musculosas, marcadas por vincos, traseira arredondada e grade avançada, o Classe A já está à venda no Brasil em duas versões de acabamento: Style (R$ 99.900) e Urban (R$ 109.900). Ambas dotadas do motor 1.6 turbo, com dezesseis válvulas, injeção direta e 156 cavalos de potência. O único câmbio que veio foi o automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Apesar da cilindrada, todas as versões do novo compacto da Mercedes-Benz vão se chamar A200 Turbo, que acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança 224 km/h. 
0

quinta-feira, 4 de abril de 2013

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A segunda geração do Citroën C4 Picasso (terceira se contarmos o Xsara) está cada vez mais próxima das obras do pintor espanhol que lhe emprestou o nome. O C4 anterior já era levemente reto, mas ainda tinha muitas curvas e quinas arredondadas. O capô, por exemplo, era praticamente integrado ao para-brisa. O modelo novo está totalmente trapezoidal.
0

quarta-feira, 3 de abril de 2013

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O DS3 é um hatch compacto que quer estar na moda. O DS5 é uma perua que quer ser crossover. E agora o DS4: um hatch que quer ser cupê esportivo. A verdade é que não são os modelos, mas a Citroën que quer estes perfis para os seus modelos luxuosos da linha DS, completa no Brasil com o DS4, por R$ 99.900.
0

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (191) Volkswagen (105) Chevrolet (103) História (97) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)