quarta-feira, 10 de julho de 2013

ESPECIAL CROSSOVERS - NO MERCADO - CHERY TIGGO E LIFAN X60


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A quarta geração do japonês Toyota RAV4 acabou de chegar ao Brasil, mas a sua segunda carroceria permanece viva em dois crossovers chineses recém-lançados no país. Um fez a sua estreia e outro foi reestilizado parcialmente. Estou falando, respectivamente, do Lifan X60 e do Chery Tiggo.


Chery Tiggo


Começando a falar deste último, que é o veterano do nosso mercado. O Tiggo foi o primeiro modelo da Chery a desembarcar aqui, em 2010. É o mais parecido com o segundo RAV4, principalmente por ter estepe pendurado e protegido por cobertura na cor do carro na porta traseira.

Na linha 2014 ganhou novos faróis, para-choque e grade, além de um interior remodelado, que ganhou cromados, alavanca do câmbio  anatômica e ficou com aparência de mais capricho. O quadro de instrumentos recebeu cluster em cristal líquido e os bancos novos revestimentos.


O espaço interno é bom. A má notícia é que o novo Tiggo perdeu a possibilidade de correr o banco traseiro e a reclinação dos seus encostos. A boa é que não faltaram o cinto de segurança de 3 pontos e o apoio de cabeça no meio do banco traseiro. O porta-malas tem 435 litros, pouco para um utilitário.


O Tiggo 2014 tem motor a gasolina de quatro cilindros 2.0 e 16 válvulas, que rende 138 cavalos, três a mais que o antigo. O câmbio é manual de cinco marchas e não há opção de automático, que talvez venha no fim do ano. A tração é apenas dianteira e também não há oferta integral. 




O preço de tabela, que era de R$ 52.990, tinha baixado para R$ 47.990 com desconto, voltou a subir e agora é de R$ 51.990. O Tiggo ganhou itens como luzes diurnas de LED, volante com controles do rádio, sensor de estacionamento traseiro, bússola, altímetro e barômetro projetados no espelho retrovisor interno. Continuam na lista o duplo airbag dianteiro, freios ABS, ar-condicionado, rádio com CD, MP3 e entradas USB, direção hidráulica, rodas de liga-leve de aro 16 e trio elétrico. 

RAV4 2000

Além do compatriota Lifan X60 (R$ 52.777), o Tiggo vai enfrentar a concorrência do Ecosport (R$ 64.050) e do Duster (R$ 60.150). Apesar de bem equipado e mais barato que as versões 2.0 desses dois adversários, o Chery deve ficar em desvantagem, pois, além de mais equipados que o chinês, a Ford e a Renault têm mais confiança dos consumidores brasileiros. Vantagem só contra o Lifan e na assistência.

A Chery oferece garantia de cinco anos, sendo dois para motor e câmbio e três para todo o Tiggo, que ainda é fabricado no Uruguai e já ganhou uma geração inteiramente nova na China. A marca, no entanto, promete o novo modelo para 2015 e fabricado no Brasil, em Jacareí (SP), junto com o Celer.

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.971 cm³, 16 válvulas
Potência: 138 cv
Câmbio: Manual de 5 marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15 segundos (fabricante)
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo: não divulgado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,39/1,77/1,71/2,51m
Porta-malas: 435 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Preço:  R$ 51.990


Lifan X60


Esperado no Brasil há dois anos e já falado aqui no Guscar, somente agora, com a vinda oficial da Lifan (antes representada pela Effa Motors) ao país, o utilitário esportivo X60 começou a ser vendido aqui, importado do Uruguai, como o conterrâneo Tiggo. A inspiração no estilo pode ter vindo do segundo Toyota RAV4, mas o nome parece ter sido criado de propósito para confundir com o Volvo XC60.

A grade dianteira exclusiva tenta dar um ar de sofisticação, mas o cromado das suas aletas é apenas plástico. A frente ficou um pouco parecida com o Hyundai Santa Fe, da antiga geração, é claro. As laterais têm mais vincos que o segundo RAV4, dando a impressão de que o Lifan é mais antigo que o Tiggo. Não há estepe à mostra na tampa traseira e as lanternas traseiras verticais nas suas quinas lembram vagamente o Jeep Grand Cherokee da geração passada.



O interior é o que mais se parece com o RAV4, mas o da terceira geração. O acabamento parece refinado, mas tem muitos plásticos frágeis e montagem de baixa qualidade. 



A inspiração estética veio do Toyota, mas a plataforma é diferente e a distância entre-eixos é maior que a do Tiggo (2,60m contra 2,51m). Por isso, o espaço interno no Lifan é maior, chegando a empatar com o Renault Duster. O porta-malas, porém, é menor que o do conterrâneo: tem apenas 405 litros, contra 435 do Tiggo. Também menor é o comprimento: 4,33 contra 4,39m, que favorece as manobras.


O motor do X60 ainda é a gasolina e 1.8 de 16 válvulas, rendendo 128 cavalos, dez a menos que o Chery, mas treze a mais que o Ecosport (enquanto este não ganha o novo Sigma 1.6 TiVCT de 130 cv) e o Duster. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração dianteira. A exemplo do Tiggo, não há opção de transmissão manual e nem de tração integral.


O X60 acelera de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos. A retomada entre 80 e 120 km/h é feita em 15,2 segundos. Percorre 8,2 km com um litro de gasolina na cidade e 12,6 km/l na estrada. A frenagem e o nível de ruído a 120 km/h são de, respectivamente, 60,6 metros e 69,1 decibéis. Os números são da revista Carro.

A sua aceleração, frenagem e ruído são melhores que a do Duster, mas fica bem atrás na retomada. O consumo supera também o Ecosport.


Custando R$ 52.777, o Lifan é mais caro que o Tiggo (R$ 51.990) porque tem mais equipamentos do que ele: sistema multimídia com DVD e navegador em tela de 7 pol, câmera de ré com sensor de estacionamento, ar-condicionado (manual, o esperado digital não veio), bancos revestidos em couro sintético na cor bege, banco traseiro reclinável e bipartido, bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS) e fixação de cadeiras para crianças tipo Isofix. A garantia é 5 anos, com 3 para corrosão, danos estruturais e componentes de injeção do motor e apenas 1 para pintura. 

O custo-benefício é superior ao dos concorrentes nacionais e também do colega de "cola" Tiggo, com quem a briga no mercado ficará mais acirrada. Pretensão modesta para quem é quase xará de um carro da Volvo. 


Pontos Fortes

+ Espaço interno
+ Consumo
+ Custo-benefício

Pontos Fracos

- Estilo
- Acabamento
- Porta-malas
- Segurança
- Suspensão
- Ruído


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.794 cm³, 16 válvulas
Potência: 128 cv
Câmbio: Manual de 5 marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,8 segundos (revista Carro)
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo: 8,2 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,33/1,79/1,69/2,60m
Porta-malas: 405 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Preço:  R$ 52.777

Um comentário:

Anônimo disse...

teste do lifan
www.youtube.com/watch?v=-ypqkrq5Yho

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)