TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O monovolume que até capotou no Teste do Alce (manobra brusca para desviar do animal comum nos países frios) e foi fabricado em Juiz de Fora ficou no passado. Depois de duas gerações no formato de minivan, o Classe A agora é um hatch esportivo de 4,29m de comprimento, 1,78m de largura e 1,43m de altura, apto para enfrentar os eternos rivais conterrâneos BMW Série 1 (de R$ 89.950 a 134.950) e Audi A3 (que ainda vai chegar ao Brasil), além do também ainda esperado Volvo V40.

Com suas linhas musculosas, marcadas por vincos, traseira arredondada e grade avançada, o Classe A já está à venda no Brasil em duas versões de acabamento: Style (R$ 99.900) e Urban (R$ 109.900). Ambas dotadas do motor 1.6 turbo, com dezesseis válvulas, injeção direta e 156 cavalos de potência. O único câmbio que veio foi o automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Apesar da cilindrada, todas as versões do novo compacto da Mercedes-Benz vão se chamar A200 Turbo, que acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança 224 km/h. 



O interior é muito bem acabado, com superfícies macias, mesmo na versão básica. O painel tem desenho simples, com cinco difusores de ar circulares de grelha em forma de turbina de avião (três no centro e dois nas extremidades) e tela multimídia destacada (na verdade, instalada de última hora), sem GPS, mesmo na versão mais cara. E pensar que na Europa, ele tem conexão com o Google... 


O espaço interno aparenta ser suficiente para dois adultos de estatura média. A distância entre-eixos é de 2,70m. O porta-malas acomoda 341 litros. 

A versão A200 Style já vem recheada com itens de segurança e conforto como airbags dianteiros, laterais para motorista e passageiro, de joelhos para o motorista e windowbags, freios ABS com EBD, controles de estabilidade, tração, ar-condicionado digital, direção elétrica progressiva que filtra as irregularidades do piso, ECO start/stop, piloto automático e limitador de velocidade, sensor de chuva, volante multifuncional com borboletas para troca de marcha, assistente de partida em subida, Attention Assist (sensor de reconhecimento de fadiga do condutor) e sistema de som Audio 20 (com central tela TFT de quase seis polegadas, tocador de CD e conexões USB, auxiliar e Bluetooth). As características visuais são grade na cor do veículo, farol halógeno, rodas de liga-leve aro 16 polegadas, moldura cromada abaixo dos vidros, saída única do escapamento, painel de instrumentos na cor preta, saídas de ar em forma de turbina, teto com acabamento em preto e bancos com couro por fora e tecido por dentro, tipo concha.


O A200 Urban oferece apenas detalhes externos e acabamento interno mais refinados como grade prateada, rodas de liga-leve de 17", farol bixenon com LED, lanternas traseiras de LED, dupla saída de escapamento, volante com acabamento em couro perfurado, painel de instrumentos branco, saída de ar cromada, moldura do painel em formato diamante, iluminação interna e indireta e revestimento integral branco. Mas faltou ar condicionado digital de duas zonas, né? 


O Classe A é o dono da plataforma que já é usada no Classe B (já vendido no país desde o ano passado e já falado aqui no Guscar), que agora representa o perfil de monovolume esportivo compacto da Mercedes. Outro modelo da família é o sedã CLA, também mostrado neste blog e que chegará no ano que vem. Todos são esperados para serem fabricados no Brasil. 

A marca alemã espera vender 2 mil unidades do novo Classe A até dezembro, sendo 250 por mês. Só não precisava usar aquele funk nojento Lek, Lek, Lek para divulgar o Classe A. 

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, 16 válvulas transversal, turbo, injeção direta, gasolina, 1.595 cm³ 
Potência: 156 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,3 segundos 
Velocidade máxima: 224 km/h
Consumo: 13,3 km/l na cidade e 22,7 km/l na estrada (calculado a partir da divulgação europeia)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,29/1,78/1,43/2,70 m
Porta-malas: 341 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 99.900 (A200 Style) / R$ 109.900 (A200 Urban)