TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

O Chevrolet Prisma está de volta. O antigo três volumes do Celta agora é a tão esperada versão sedã do moderno Onix, lançado no final do ano passado. Aliás, o novo modelo da GM está mais para um dois volumes e meio, um notchback. Enfim, um cupê de quatro portas com uma pequena extensão para o porta-malas. De pequeno, entretanto, o bagageiro não tem nada. São 500 litros de capacidade.


O volume extra dá ao Prisma a personalidade que o Onix não tem. O hatch é muito parecido com o Gol na traseira. Não que o Prisma seja um primor de originalidade, mas as suas lanternas são bem mais modernas que as do Cobalt, que lhe emprestou a plataforma GSV. O modelo antigo ainda tinha a base do Corsa de 1994 e os três volumes mais definidos.


Da lateral para a frente, o Prisma é igualzinho ao Onix. Até nos vincos. No interior também. A única mudança é a textura dos plásticos de melhor qualidade e detalhes do painel e dos bancos na cor café. O quadro de instrumentos de moto com velocímetro digital continua lá. E o sistema multimídia MyLink também, com a novidade que agora é possível fazer download de um aplicativo de navegador GPS e outro que sintoniza mais de 70 mil estações de rádio de todo o mundo pela internet.


O espaço interno é igual ao do hatch, por causa da mesma distância entre-eixos de 2,53m, mas é superior ao Prisma do Celta, que tinha 2,44m. No entanto, perde para o Cobalt, que tem nove centímetros a mais.


O novo Prisma, obviamente, é bem mais longo que o Onix. Tem 4,28m de comprimento, enquanto o hatch mede 3,83m. O novo sedã da Chevrolet se situa em tamanho entre o Fiat Grand Siena (4,29m) e o Volkswagen Voyage (4,22m). Na distância entre-eixos ele é maior que os dois, que possuem 2.51m e 2,47m, respectivamente, mas ele volta a ficar entre eles no porta-malas. O Grand Siena tem 520 litros e o Voyage 480. Outros adversários são os velhinhos Renault Logan (4,29m, 2,63m e 510 l) e Ford Fiesta Rocam (4,22, 2,48m e 491 l). Mas o maior rival chegará somente no mês que vem: o Hyundai HB20S.

O novo Prisma tem apenas duas versões: LT 1.0 e 1.4 e LTZ 1.4. Esta última com aparência luxuosa enquanto que no Onix é esportiva. A LS ficou de fora, num primeiro momento, para não canibalizar o Classic.


Os motores são os mesmos SPE/4 estreados no Onix. Na verdade, não deixam de ser os velhos VHC (1.0) e Econo.Flex (1.4) usados no antigo Prisma. Este último ainda equipa o Cobalt. O SPE 1.0 tem 78 cavalos com gasolina e 80 cv com álcool. Já o 1.4 rende 98 e 106 cv.

Prisma LT

O LT 1.0 custa R$ 34.990. A versão já traz de série direção hidráulica, volante e banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros e travas elétricas e acionamento por controle remoto dos mesmos, travamento das portas a 15 km/h, alarme antifurto, faróis com funcionamento prolongado após o carro desligado, sensor de estacionamento traseiro, freios ABS com EBD e airbags frontais. O ar condicionado aumenta o preço para R$ 37.190. O sistema MyLink adiciona mais 1.300 reais  e a pintura metálica, mil reais.

O LT 1.4 tem os mesmos equipamentos do 1.0 e ainda acrescenta faróis com máscara negra e lanternas traseiras escurecidas, adesivo preto na coluna B (menos nos carros pretos) e custa R$ 39.090. Com ar condicionado sobe para R$ 41.090 e incluindo o MyLink, o valor chega a R$ 42.390. 


O LTZ é o mais completo, trazendo os itens do LT mais vidros elétricos nas 4 portas, retrovisor elétrico, rodas de alumínio aro 15 com detalhes diamantados (um cromado mais fosco que o normal), computador de bordo, ar condicionado e o MyLink. Tudo isso por R$ 45.990.

O câmbio automático de seis marchas  só deve chegar no meio do ano e deve levar o Prisma aos R$ 49 mil. A caixa de seis velocidades é a mesma do médio-grande Cruze. 

Dos rivais do Prisma citados lá em cima, só o Grand Siena não tem motor 1.0, cilindrada disponível apenas na antiga geração do Fiat, que ganhou um leve face-lift no ano passado e agora é chamado de Siena EL. Custa R$ 35.013. Também tem motor 1.4, mas aí já é melhor comprar o Grand Siena, que tem este motor e o 1.6 16v. O Voyage 1.0 custa R$ 36.246. Fiesta e Logan saem por R$ 35.411 e 33.900, respectivamente. Esses preços incluem ar condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, freios ABS e airbags frontais, itens presentes no Chevrolet.


Em relação ao LTZ, os concorrentes custam R$ 48.282 o Voyage Comfortline 1.6 manual, R$ 43.646 o Grand Siena Attractive 1.4, R$ 36.970 o Logan Expression 1.6 8 válvulas e R$ 40.450 o Fiesta Rocam. Para esta versão top do Prisma entra em cena na comparação também o Toyota Etios Sedan, que só tem motor 1.5. A versão mais cara, a XLS é vendida por R$ 44.690. Todos esses preços também com opcionais. 


Segundo a revista Quatro Rodas, o Prisma 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 15 segundos, retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 28,9 seg., freia a 80 km/h em 29,3 metros e tem um nível de ruído 63,2 decibéis na mesma velocidade. A Quatro Rodas não forneceu dados de consumo desta motorização, que no 1.4 LTZ é de 8,2 na cidade e 12,1 km/l na estrada, sempre com álcool no tanque. Os demais resultados são, respectivamente, 12,1s, 17,1s, 29,4 m e 61,3 dB. 


Na falta de testes de versões mais recentes dos concorrentes com motor 1.0, analisei somente a versão 1.4. Assim, avaliei que o novo Prisma tem bom desempenho e ótimo consumo. Mas deixa a desejar na frenagem e é um pouco mais barulhento que os rivais. O espaço interno é razoável e o porta-malas está de bom tamanho, muito bom até para o tamanho da traseira, como já havia dito. O maior ponto fraco do Prisma, tal como o Onix, é mesmo na ergonomia. 


Ao pular de 29 para 35 mil reais na faixa de preço, o Chevrolet Prisma, apesar de manter o mesmo motor, provou que agora é um outro carro, feito para um público que melhorou a renda e passou a ser mais exigente em relação ao estilo, acabamento e equipamentos de série. 


O Prisma antigo

Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento
+ Consumo
+ Equipamentos de série
+ Porta-malas


Pontos Fracos

- Preço
- Motor
- Frenagem
- Ruído
- Ergonomia


FICHA TÉCNICA - CHEVROLET PRISMA SPE/4 1.0 E 1.4

Motores: Quatro cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 8 válvulas (1.0)
Quatro cilindros, transversal, flex, 1.389 cm³, 8 válvulas (1.4)
Potência: 78 cv (gasolina) e 80 cv (álcool) - 1.0 / 98 e 106 cv (1.4)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15 segundos (1.0) / 12,1 seg. (1.4) (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 173 km/h (1.0) e 180 km/h (1.4) (fabricante)
Consumo: 8,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada (1.4) (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,28/1,71/1,48/2,53 m
Porta-malas: 500 litros
Tanque: 54 litros
Preços básicos: R$ 34.990 (LT 1.0) / R$ 39.090 (LT 1.4) / R$ 45.990 (LTZ 1.4)