sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

História - Chevrolet Corvette C3:1968 a 1983

Foto: Gustavo do Carmo


Os anos 60 ainda estavam na metade quando, em 1965, a General Motors apresentou o ensaio para a carroceria que seria o retrato do Corvette na década seguinte. O conceito Mako Shark II se converteria em 1968 na versão de produção.

Se o Sting Ray estava próximo de um cupê luxuoso, o Mako Shark II, também novamente conhecido como Stingray (só que agora escrito junto), voltava a ser um cupê esportivo. Os faróis continuavam retráteis, mas quando acionados eram maiores e mais destacados. Os para-choques dianteiros passavam a ser inteiriços pela primeira vez, mas havia uma moldura cromada para as saídas de ar, remetendo aos modelos anteriores. O capô era plano, no entanto, nas extremidades, na altura das rodas, havia um ressalto que dava formas convexas à frente. O relevo também acompanhava as ondulações da linha de cintura. No para-lama lateral havia também quatro fendas para entrada de ar no motor. Em 1970 elas foram substituídas por uma grade, para evitar entrada de outros objetos.

Foto: Gustavo do Carmo 
O teto deixava de ter caída afunilada e a tampa traseira ficou mais baixa. Agora planos, o teto e o vidro de trás podiam ser retirados e, assim, a sua coluna deixava o Corvette com aparência de targa. Só ficava uma barra longitudinal acima do habitáculo. As lanternas cresceram, ficaram em posição mais alta, mas mantiveram a disposição de dois pares circulares.


Mais esportivo por fora, o Corvette ficou mais luxuoso por dentro. O painel ganhou desenho reto, com muitos instrumentos no console, típicos dos anos 70, além de apoio de braço central  e bancos com apoio de cabeça.


A linha 1968 do Corvette tinha seis opções de motores. A básica era a 5.7 (350 pol) com 300 cavalos, um clássico da Chevrolet. Destaque para uma versão turbinada desta mesma cilindrada, com 350 cavalos, e o enorme 7.0 (427) nas versões L71, L88 e L89. O tanque de combustível passou a ser de plástico.

Em 1969 morria o autor do desenho do primeiro Corvette: o designer Harley Earl, aos 75 anos. Ele deixou o seu esportivo já popularizado, venerado e chegando às 250 mil unidades produzidas.



A admiração ficou mais forte em 1971, com um novo motor, ainda maior, quando já não se achava que o seu tamanho poderia aumentar mais. Porém, mesmo com 7.4 litros (454 pol³), a potência não passava de 425 cavalos, que equipava a nova versão ZR2, limitada a apenas 20 unidades, como o L88.


Nesse ano a potência do motor 350 já tinha caído para 270 cavalos. Era o começo de uma fase de redução de potência, poluentes, velocidade e consumo. Justo na época em que o Corvette se tornava mais popular. Além da preocupação com o meio ambiente e a crise do petróleo, as seguradoras fizeram pressão para conter a pressa dos esportivos, pois o número de acidentes fatais com o Corvette estava aumentando na mesma proporção dos custos das indenizações.

A primeira redução ocorreu em 1975, dois anos depois de explodir a famosa e mundial crise do petróleo com o Oriente Médio. A potência do motor 5.7 caiu para 165 cavalos. O V8 nunca tinha sido tão manso.

A potência, aos poucos, voltava a subir. Primeiro para 180 e depois para 185 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 7,8 segundos e a velocidade máxima chegava aos 197 km/h. Nada mal para aqueles anos difíceis.


O Corvette Stingray já tinha passado por duas alterações superficiais. A primeira, em 1973, acabou com os para-choques cromados, que foram integrados à carroceria, e o vidro traseiro passou a ser fixo. Em 1974 ganhou cinto de segurança de 3 pontos. Em 1977, a área das lanternas traseiras ficava mais inclinada e as próprias estavam mais recuadas em uma capela. O couro nos bancos passou a ser de série e o câmbio automático já tinha três marchas. O Corvette já alcançava meio milhão de unidades produzidas.


No ano seguinte, uma nova reestilização serviu para comemorar os 25 anos do modelo. A traseira ganhou novo vidro envolvente, que também passou a servir de tampa do porta-malas alguns anos depois. Uma característica que duraria até a sexta geração. O teto voltou a ser removível e devolvia a possibilidade de transformar o cupê em targa. Outro presente foi uma versão especial que serviu de pace car para as já tradicionais 500 Milhas de Indianápolis de 1978.


Em 1979, o Corvette atingiu o seu primeiro recorde histórico de vendas, mesmo com a redução da potência: 53 mil unidades. O norte-americano compreendeu as dificuldades e adotou definitivamente o seu primeiro cupê esportivo.

E olha que naquela época a General Motors também já tinha o Chevrolet Camaro e o Pontiac Firebird. Também já existiam os concorrentes Ford Mustang e o Mercury Cougar. Todos estes mais compactos e mais baratos.

O motor V8 350 já voltava para 225 cavalos. Uma prévia da quarta geração foi o último face-lift do Stingray, em 1983: o capô ficou mais baixo e o para-choque dianteiro, mais estreito, ganhou um spoiler, luzes de direção dentro da grade e o espaço para a placa de licença na cor da carroceria.

Foto: Gustavo do Carmo

O último suspiro do Corvette C3 foi dado na nova e atual fábrica em Bowling Green, no estado do Kentucky, inaugurada em 1981. A planta de Saint Louis ainda funcionou por dois meses.

Foto: Gustavo do Carmo

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: GUSTAVO DO CARMO E DA INTERNET
FONTE DE CONSULTA: BEST CARS

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (110) Chevrolet (109) História (102) Ford (92) Fiat (84) Carro do Ano (81) Comparativos (75) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (42) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (36) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (25) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Motor do Ano (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Editorial (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Ecosport (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) Polo (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) 500 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) Carro do Ano 2018 (8) Duster (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Equinox (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)