Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


A retrospectiva do ano que passou é uma tradição junto com a árvore de natal, os presentes, o panetone, as nozes, a queima de fogos, a romã, a oferenda a Iemanjá...

Em 2012 a novidade é que a Retrospectiva ganha um post exclusivo com os lançamentos do ano e mais a reapresentação de textos selecionados de cada assunto do blog, além dos textos mais visitados e os vencedores dos comparativos do ano, com a indicação do melhor de todos pelo aproveitamento. 


Este foi um ano de muitos lançamentos nacionais, entre novos carros, reestilizações e face-lifts. O primeiro foi o renovado Honda Civic, apresentado no final do ano passado, mas que só começou a ser vendido em janeiro deste ano. Nos Estados Unidos ele até já ganhou outro visual. Aqui no Brasil ganhará motor 2.0 e duas novas versões de acabamento. O segmento de sedãs médios também ganhou a versão esportiva do Renault Fluence, a GT. Quem também ganhou roupagem invocada foi a XRS do Toyota Corolla. O chinês JAC J5 é um sedã médio a preços "populares" anunciado desde o ano passado, mas que chegou ao mercado apenas em 2012. 


Subindo alguns degraus no gênero dos sedãs tivemos o lançamento dos médio-grandes Kia Optima e Peugeot 508, dos reestilizados BMW Série 3Toyota Camry e Chrysler 300, além dos dois maiores modelos da Hyundai: o Genesis e o Equus. A única perua, gênero em extinção no nosso pobre mercado, lançada por aqui em 2012 foi a luxuosa Volvo V60.


Ainda falando de sedãs, mas descendo a escada, 2012 marcou a reestilização do Fiat Siena, chamado agora de Grand Siena. O Siena velho continua em produção e ganhou um face-lift, junto com a Palio Weekend e a  Strada, das quais me recusei a falar, pois a perua e a picape merecem uma nova geração. Idem para o Renault Clio, que só imitou a frente do nova e moderníssima geração europeia. Lamentável. 

A partir dos sedãs compactos eu parto para os hatches. O texto de lançamento mais lido em 2012 aqui no Guscar é sobre o Chevrolet Sonic, importado da Coreia do Sul para brigar com New Fiesta nas duas frentes, ou melhor, nas duas traseiras: hatch e sedã. O Sonic também pretende substituir o velho Astra e concorrer com o Fiat Punto, que recebeu um face-lift este ano, e o Citroën C3, inteiramente reestilizado. 


No segmento dos mais acessíveis, três importantes novidades: Hyundai HB20 (primeiro carro popular da marca sul-coreana fabricado no Brasil, em Piracicaba, e segundo texto mais lido do ano), Toyota Etios (que também inaugurou uma nova fábrica, em Sorocaba) e o Chevrolet Onix, que vai substituir o Corsa (finado em 2012). Todos vão tentar tirar a liderança de 25 anos do Volkswagen Gol, que junto com o sedã Voyage, ganhou um face-lift que os deixou parecidos com toda a linha europeia da marca. A nota triste é que a família Gol perdeu a Parati. Até a JAC quer incomodar, com o subcompacto J2, oferecendo um carro bem equipado por R$ 30.990. 

Também usuário da plataforma GSV do Sonic e do Onix, o sedã Cobalt ganhou motor 1.8 e da mesma estrutura nasceu a minivan Spin, com versões de cinco e sete lugares, que matou com uma cajadada só a compacta Meriva e a média Zafira.

Entre os hatches médios as novidades foram o Peugeot 308, que enfim chegou ao mercado, mas já está com os dias contados na Europa, e o Cruze, que nesta variação de carroceria ganhou aqui no Brasil o nome Sport 6. No mercado premium a novidade foi a nova geração do BMW Série 1.


Nos últimos anos as picapes médias Chevrolet S10 e Ford Ranger foram ultrapassadas por concorrentes bem mais modernas como Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e até a Volkswagen Amarok. Em 2012 as mais antigas picapes do mercado viraram o jogo e se tornaram as mais modernas. A S10 ainda ganhou a versão utilitária Trailblazer

Por falar nos utilitários esportivos, 2012 marcou as reestilizações do luxuoso Mercedes Classe ML, do médio Honda CR-V e do compacto Ford Ecosport

Aqueles carros de estilo diferenciado, chamativo, são chamados de carros de imagem. Este ano chegaram ao mercado o Citroën DS3, o conversível Peugeot 308CC e a nova geração do New Beetle, que no Brasil está sendo chamado de Fusca. Turbinado, mas é um Fusca.