Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Um dos seis prêmios conquistados pela Ford na edição 2013 do Carro do Ano da Autoesporte foi a soberania entre os utilitários esportivos de até R$ 120 mil. O Ecosport se tornou tricampeão da categoria. Os outros títulos foram em 2004 e 2008, com a primeira geração.

A segunda, já apresentada aqui no Guscar, superou o mexicano Honda CR-V (que ganhou em 2003, na segunda geração e hoje está na quarta) e o estranho/simplório Jeep Compass por 130 a 80 e 23 pontos.

O Ford Ecosport, primeiro utilitário esportivo compacto fabricado no Brasil, foi lançado em 2003. Este ano foi totalmente remodelado para reagir ao sucesso do Renault Duster. Ganhou linhas arrojadas e futuristas, padronizadas com o conceito estético mundial da marca norte-americana, mas manteve o já fora de moda estepe na tampa do porta-malas. Por dentro, melhorou bastante o seu acabamento. 

Fabricado também na China e na Tailândia, podendo chegar à Europa, o novo Ecosport chegou ao nosso mercado, de fato, no mês passado, produzido em Camaçari, na Bahia, com duas opções de motor (1.6 16v Sigma - motor do ano de 2011 - e Duratec 2.0 16v) e quatro de acabamento (S, SE, Freestyle e Titanium). Em breve chegarão o câmbio automatizado e a tração integral. 

O jipinho recebeu novos equipamentos de entretenimento (como o sistema multimídia Sync), conforto (ar condicionado digital) e segurança (airbags de cortina, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade). Custa entre R$ 53.490 e R$ 70.190. 

Foi o quarto título da Ford nesta categoria que este ano chegou a ser unificada com os utilitários acima de R$ 120 mil, mas foi dividida novamente de última hora, mas com apenas três finalistas. A marca do símbolo oval azul também é recordista de títulos, mas não vencia desde 2008, com o próprio Ecosport. O primeiro campeão da marca foi o grandalhão Explorer, que, aliás, inaugurou o hall dos utilitários em 1997. 

O Honda CR-V perdeu a chance de ser o segundo utilitário esportivo a ganhar duas vezes. E a marca japonesa empataria com a Chevrolet na vice-liderança do ranking de campeões. Já o Compass daria o primeiro título para a marca que deu nome aos jipes. 

Vencedores: 

1997 - Ford Explorer / 1998 - Chevrolet Blazer / 1999 - Mercedes ML / 2000-2001 - BMW X5 / 2002 - Não houve / 2003 - Honda CR-V / 2004 - Ford Ecosport / 2005 - Volkswagen Touareg / 2006 - Land Rover Discovery / 2007 - Audi Q7 / 2008 - Ford Ecosport / 2009 - Chevrolet Captiva / 2010 - Toyota Hilux SW4 / 2011 - Kia Sportage / 2012 - Peugeot 3008 / 2013 - Ford Ecosport 



FICHA TÉCNICA - FORD ECOSPORT

Motores: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.596 cm³, 16 válvulas (1.6)
Quatro cilindros, transversal, flex, 1.999 cm³, 16 válvulas (2.0)
Potência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (álcool) - 1.6 / 141 e 147 cv (2.0)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 segundos (1.6) / 10,6 seg. (2.0) (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 180 km/h (todos, fabricante)
Consumo: 8,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada (1.6) / 6,7 km/l e 8,8 km/l (2.0) 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,24/1,77/1,69/2,52 m
Porta-malas: 362 litros
Tanque: 52 litros
Preços: R$ 53.490 (S 1.6) / R$ 56.490 (SE 1.6) / R$ 59.900 (Freestyle 1.6) / R$ 62.400 (Freestyle 2.0) / R$ 70.190 (Titanium 2.0)