sexta-feira, 15 de junho de 2012

LANÇAMENTO - AUDI Q3

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O número três do nome do novo crossover da Audi não significa exatamente a terceira investida no mercado de SUVs, mas bem que poderia ser. Depois do luxuosíssimo Q7 e do médio luxuoso Q5, agora a marca alemã das quatro argolas aposta no segmento compacto com o Q3, que já está à venda no Brasil, a partir de R$ 144.900.

A verdade é que ele é baseado na plataforma do médio A3, mas será o menor aventureiro da marca enquanto a Audi não lança o Q2, que já está sendo preparado. Beleza não lhe falta. Mas personalidade nas linhas, sim.

Os carros da Audi agora se limitam a ter a grade trapezoidal até o para-choque, faróis alongados com LEDs de iluminação diurna, colunas das janelas laterais escurecidas e lanternas horizontais com relevo acima da placa. Só se diferenciam em alguns detalhes no conjunto ótico, para-choque dianteiro e no formato da carroceria. O Q3, por exemplo, em relação aos irmãos utilitários, tem a terceira janela mais curta, a última coluna mais inclinada e as dimensões reduzidas, como o comprimento de 4,38m, a largura de 1,83m, a altura de 1,61m e a distância entre os eixos de 2,60m.


Conforto, tecnologia e acabamento interno requintado também são semelhantes. Neste caso, estas três características da marca são muito bem vindas. O Q3 tem materiais emborrachados e montagem perfeita. O revestimento interno pode ter bancos cinza escuro ou marrom claro.

O Q3 chega importado de Martorell, Espanha, em três versões de acabamento. A mais simples é a Attraction, que traz  de série acabamento interno em couro, banco do motorista elétrico, ar-condicionado automático, computador de bordo, luzes de leds diurnas, freio de estacionamento elétrico, trio elétrico, rodas de 17 polegadas, faróis bi-xenônio e sistema de áudio com Bluetooth. Entre os itens de segurança se destacam os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistência de partida em aclive, controle de estabilidade e de tração, ABS, BAS e EBD. O sistema multimídia MMI Plus, com navegador, é um opcional que custa R$ 10.500.

A intermediária é a Ambiente, que sai por R$ 159.900. Adiciona o teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus 235/50, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro e sensores de luz e chuva. O MMI também é opcional.

A top Ambition agrega acabamento interno em alumínio, banco do carona com ajustes elétricos, retrovisores aquecidos e sensores de estacionamento dianteiro e de luminosidade com assistente de farol alto por R$ 179.900. Nesta, o sistema multimídia continua opcional, mas ganha a companhia do Pacote Advanced, que tem sistema de partida por botão, assistente de estacionamento, sistema de som Bose e Audi Drive Select – que muda parâmetros de direção, suspensão e trem de força ao toque de um botão e de acordo com quatro modos: conforto, dinâmico, economia de combustível ou tudo automático. O preço deste pacote não foi divulgado. Pena que o detector de placas de trânsito não veio.


O motor de todas as versões do Q3 é o mesmo: o 2.0 TFSI com turbo e injeção direta. No entanto, na versão Ambition, rende 211 cavalos, enquanto as duas mais simples têm 170 cv. Todos ainda têm o câmbio automatizado S-Tronic de sete marchas e dupla embreagem e a tração integral Quattro, um detalhe que faz lembrar que o Q3 também foi projetado para encarar trilhas fora da estrada.

Com o motor mais manso, o Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e alcança os 212 km/h. O bloco de 211 cavalos acelera em 6,9 segundos e chega aos 230 km/h. Os números são da Audi, que promete média de consumo de 13 km/litro de gasolina para todas as versões. Entretanto, a revista Quatro Rodas obteve 13,8 km/l apenas na estrada com a Ambition. Na cidade faz 9 km/l. De acordo com a mesma publicação, a frenagem a 120 km/h em 59,1 metros e o nível de ruído de 63,8 decibéis a mesma velocidade são bons. 

O banco traseiro acomoda bem os joelhos e a cabeça de dois passageiros. O terceiro terá as pernas limitadas pelo túnel central. Os da frente apoiam bem o corpo. O porta-malas de 460 litros não é ruim, mas poderia chegar aos 500 litros, pelo menos.


O Q3 quer conquistar aquele fiel proprietário da Audi que quer um crossover menor que o Q5. Mas vai ter que brigar com o BMW X1 (R$ 115 mil) e o Volvo XC60 (R$ 137 mil), mais baratos, e o Land Rover Evoque, mais estiloso. Em resumo: O Q3 é um bom carro, com mais qualidades do que defeitos, mas é caro e seu visual não surpreende.  

Pontos Fortes

+ Acabamento
+ Motor
+ Desempenho
+ Consumo
+ Segurança
+ Conforto
+ Equipamentos de série


Pontos Fracos 

- Estilo sem personalidade
- Preço


FICHA TÉCNICA - AUDI Q3 2.0 TFSI

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, turbo, injeção direta de gasolina, 1.984 cm³, 16 válvulas
Potência: 170 cv (Attraction e Ambiente) e 211 cv (Ambition)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,8 segundos (170 cv) e 6,9 seg. (211 cv)
Velocidade máxima: 212 e 230 km/h
Consumo: 9 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (revista Quatro Rodas, versão Ambition)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,38/1,83/1,61/2,60m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 64 litros
Preço: R$ 144.900 (Attraction) / R$ 159.900 (Ambiente) / R$ 179.900 (Ambition)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (194) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (39) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)