sexta-feira, 4 de maio de 2012

NO MERCADO - TOYOTA CAMRY

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



O mercado de automóveis está agitado, com vários lançamentos. Já eu sou apenas 1 para falar de todos. Por isso alguns acabam ficando esquecidos. Quando chega vez deles, já não são mais lançamentos. Para esses, estou inaugurando a nova seção do Guscar: a No Mercado, na qual vou apenas apresentar os modelos lançados há mais de dois meses, sem fazer muita análise. Esta parte mais detalhada cabe à seção Analisando, que volta em breve. E quem vai inaugurar o novo espaço será o Toyota Camry.

Aproveito, também, para dar continuidade a uma série involuntária de sedãs luxuosos. Depois dos sul-coreanos Kia Optima e Cadenza, Hyundai Azera e Genesis (os dois do meio comparados) e uma homenagem ao nacional Chevrolet Opala, é hora de falar do modelo japonês. O próximo será o norte-americano Chrysler 300C.


A sétima geração do top de linha da Toyota no Brasil já está à venda, desde março, em versão única, por R$ 161 mil. Se destaca mais pelo luxo e conforto do que pelas suas formas. A carroceria ficou conservadora demais por causa das linhas retas. O público-alvo, pelo jeito, são os consumidores mais velhos. A grade é trapezoidal simples, com filetes cromados, e a traseira tem lanternas horizontais, unidas por uma faixa cromada. Mas não adianta reclamar, pois esse visual deverá servir de inspiração para o futuro novo Corolla.

Igualmente sóbrio é o estilo do interior, ainda mais por causa dos detalhes em plástico imitando madeira vermelha no topo do volante, painel, console e braços das portas. Pelo seu preço o Camry poderia ter madeira de verdade para dar impressão de mais qualidade, né? O espaço traseiro é muito bom para dois passageiros, mas um pouco menor que os seus concorrentes. O Camry tem apenas 4,81m de comprimento, 1,82m de largura, 1,48m de largura e 2,77m de distância entre-eixos. Assim, quem se beneficiou foi o porta-malas, que tem 504 litros, um avanço em relação aos 450-460 dos rivais grandes. Ele só desanima se lembrarmos dos 563 do compacto Chevrolet Cobalt.

Na lista de equipamentos de série, o maior atrativo é o ar condicionado digital de três zonas, no qual os ocupantes da frente controlam individualmente a temperatura no painel e os de trás compartilham o fluxo de ar através de controles no encosto central, que também regulam o reclinamento elétrico dos encostos, o fechamento da cortina do vidro traseiro e o áudio.

O Camry ainda tem coluna de direção com ajuste elétrico de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem elétrica de altura e lombar, tela LCD de sete polegadas sensível ao toque, câmera de ré, CD player, 6 alto-falantes, entradas para conexão USB e entrada auxiliar, compatível com iPod, iPhone, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, piloto automático, sensor de chuva e de faróis, aviso sonoro para faróis ligados, faróis de xênon com regulagem de altura e lavadores, comando interno de abertura da tampa do porta-malas e do tanque de combustível, computador de bordo, espelhos retrovisores elétricos com rebatimento elétrico e desembaçador, abertura das portas e porta-malas por aproximação da chave e partida por botão, controles de tração e estabilidade, freios com ABS, BAS e EBD e seis airbags. Se não fosse pelas ausências do GPS, do teto solar e de alguns airbags, o Camry seria perfeitamente completo.


O motor 3.5 V6 Dual VVT-i de 277 cavalos é o mesmo do Camry anterior. Com sistema de abertura variável das válvulas de admissão e escape, o bloco entrega um bom desempenho e aceleração de 7,1 segundos. O câmbio automático de seis marchas com possibilidade de mudanças manuais e controle eletrônico (ECT) proporciona uma ótima retomada de 80 a 120 km/l em 4,2 segundos. O consumo também agrada: médias de 8,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. A frenagem de 57,4 metros a 120 km/h idem. Só o nível de ruído de 64,6 decibéis na mesma velocidade é um pouco alto para a proposta do carro. Os números são da revista Carro. 

Os 161 mil reais são caros perto de concorrentes como o Hyundai Azera (R$ 125.000 completo), Kia Cadenza (R$ 124.900 completo), os já cansados Honda Accord V6 (R$ 144.000), Volkswagen Passat (R$ 159.365 completo) e até o Volvo S60 (R$ 129.500). Mas o valor é idêntico ao pedido pelo veterano Chevrolet Omega Fittipaldi. O Camry só é mais barato que o Chrysler 300C V6 3.6 (R$ 179.900) e os R$ 220 mil do Hyundai Genesis, tão conservadores e luxuosos como ele, o que pode favorecer o custo-benefício do japonês. 


O Toyota Camry é a sétima geração de um modelo lançado em 1982 para conquistar o mercado norte-americano. E conseguiu. Tornou-se o veículo de passeio mais vendido dos Estados Unidos desde os anos 90 até hoje. Foi reestilizado em 1986, 1991, 1996, 2001, 2006 e agora.

No Brasil chegou em 1992, na terceira geração. Todas as seguintes foram comercializadas aqui, sem o mesmo sucesso do mercado norte-americano. Culpa do seu perfil luxuoso e das variações cambiais e tarifárias da nossa economia. Com este novo modelo que acabamos de apresentar, penalizado pelo aumento do IPI,  a história, infelizmente, não deve ser diferente, mas a Toyota e os fãs de sedãs de luxo torcem para que o Camry, pelo menos, domine o seu segmento. 

Pontos Fortes 

+ Motor
+ Desempenho
+ Consumo
+ Frenagem
+ Porta-malas
+ Equipamentos



Pontos Fracos 

- Estilo sóbrio demais
- Acabamento 



FICHA TÉCNICA - TOYOTA CAMRY V6 3.5 Dual VVT-i

Motor: Seis cilindros em V, transversal, gasolina, 3.456 cm³, 24 válvulas
Potência: 277 cv 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,1 segundos (revista Carro)
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo: 8,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,81/1,82/1,48/2,77m
Porta-malas: 504 litros
Tanque: 70 litros
Preço: R$ 161.000

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (99) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) Yaris (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)